loading

Covid-19: Governo timorense aprova pedir nova extensão de estado de emergência

O Governo timorense aprovou hoje propor ao Presidente da República a renovação do estado de emergência devido à covid-19, com um novo período de 30 dias a vigorar até ao início de março.

Covid-19: Governo timorense aprova pedir nova extensão de estado de emergência

Em comunicado, o Governo explica que a necessidade do décimo período de estado de emergência desde o início da pandemia se deve “à evolução preocupante da situação epidemiológica e a proliferação de casos registados de contágio de covid-19, tanto a nível regional, como a nível mundial”.

O Governo defende ainda que é necessário “evitar e neutralizar os riscos de propagação do SARS-CoV-2, para assim proteger a saúde pública e a capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde”.

Timor-Leste que tem atualmente cinco casos ativos da doença, está atualmente no nono período de 30 dias de estado de emergência, que vigora até ao início de fevereiro, com restrições nos direitos de circulação internacional, de circulação e de fixação de residência e de resistência.

A entrada no país continua condicionada e quem chega é obrigado a cumprir um período de 14 dias de quarentena.

O pedido do Governo seguirá agora a sua tramitação normal, com o Presidente da República a ouvir o Conselho de Estado e o Conselho Superior de Defesa e Segurança, antes de pedir autorização ao Parlamento Nacional.

Caso o parlamento dê autorização, o Presidente da República, Francisco Guterres Lú-Olo, decreta o período de exceção e o Governo determina que medidas concretas se aplica através de decreto.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?