loading

I Liga: Sporting procura alargar vantagem no topo em jornada com dérbi minhoto

O líder Sporting procura, na sexta-feira, destacar-se ainda mais sobre a concorrência na ‘corrida’ ao título de campeão de futebol, na receção ao Santa Clara, numa 22.ª jornada que encerra com um ‘escaldante’ dérbi minhoto.

I Liga: Sporting procura alargar vantagem no topo em jornada com dérbi minhoto

Líderes, invictos e com uma margem que parece oferecer conforto face aos mais diretos perseguidores, os ‘leões’ vêm de um ‘nulo’ (0-0) no ‘clássico’ com o FC Porto, que serviu para manter a vantagem de 10 pontos sobre os ‘dragões’, entretanto ultrapassados pelo Sporting de Braga, que reduziu para nove a diferença para os ‘verdes e brancos’.

A partir das 20:45, a formação comandada por Rúben Amorim, que soma 55 pontos, recebe o sétimo colocado, Santa Clara (28), e, caso alcance o 18.º triunfo na prova, ficará, provisoriamente, a 12 dos bracarenses (46), a 13 dos ‘dragões’ (45) e a 16 do Benfica (42), que é quarto.

Pela frente, o Sporting terá um Santa Clara que continua a fazer uma época bastante positiva e que na última ronda se impôs ao surpreendente Paços de Ferreira (3-0), além de somar apenas um desaire nos derradeiros cinco encontros fora dos Açores.

De resto, serão os pacenses a abrir a jornada, às 18:30, com a receção ao Nacional (12.º), na qual vão tentar reagir à derrota com os açorianos e consolidar o quinto lugar. O conjunto comandado por Pepa soma 38 pontos, mais três do que o Vitória de Guimarães, e poderá colocar pressão no Benfica, que apenas entrará em campo na segunda-feira.

Depois de ter perdido o segundo lugar para o Sporting de Braga, o FC Porto tem a possibilidade de o recuperar, ainda que à condição, no sábado (18:00), no campo do Gil Vicente (15.º), onde em janeiro assegurou a qualificação para as meias-finais da Taça de Portugal (2-0).

Os portistas não perdem no campeonato desde a sexta jornada, porém ‘quebraram’ nos últimos cinco jogos na competição, somando apenas um triunfo e cedendo quatro empates, que contribuíram para um ‘fosso’ ainda maior para o Sporting.

Também no sábado, Portimonense e Tondela defrontam-se no Algarve (15:30) e os ‘aflitos’ Boavista e Famalicão, último e antepenúltimo, respetivamente, jogam no Bessa (20:30), enquanto no domingo, disputam-se o Marítimo-Moreirense (17:30) e o Rio Ave-Farense (20:00).

O Benfica, que regressou às vitórias na ronda transata, diante do Rio Ave, entra em campo na segunda-feira, com uma visita ao Estádio Nacional, onde vai ‘encarar’ o Belenenses SAD, em jogo agendado para as 20:15.

Sem vencer qualquer jogo fora de casa para a I Liga neste ano civil, ou seja, nos último cinco longe da Luz, a formação liderada por Jorge Jesus enfrentará um adversário que não perdeu nenhum dos últimos quatro encontros no seu campo (duas vitórias e dois empates), tendo, inclusive, ‘tirado’ pontos ao candidato FC Porto.

A ‘cortina’ da 22.ª jornada fecha-se na terça-feira, com um duelo entre rivais minhotos, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães, num horário pouco convencional (21:45).

Se os ‘arsenalistas’ querem manter-se na vice-liderança, os vitorianos esperam tirar partido de um eventual ‘deslize’ do Paços de Ferreira para se acercarem dos lugares europeus, ainda que nos últimos 17 anos apenas por uma vez tenham vencido no terreno dos bracarenses para o campeonato (2016/17).

Programa da jornada

Sexta-feira, 5 de Março de 2021
Paços Ferreira - Nacional, 2 - 1
Sporting - Santa Clara, 2 - 1

Sábado, 6 de Março de 2021
Portimonense - Tondela, 3 - 0
Gil Vicente - FC Porto, 0 - 2
Boavista - Famalicão, 3 - 0

Domingo, 7 de Março de 2021
Marítimo - Moreirense, 0 - 2
Rio Ave - Farense, 2 - 0

Segunda-feira, 8 de Março de 2021
BSAD - Benfica, 0 - 3

Terça-feira, 9 de Março de 2021
Sp. Braga - V. Guimarães, 3 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?