loading

LC: 'Intruso' FC Porto vai tentar surpreender a Europa uma vez mais

O ‘intruso’ FC Porto vai tentar na terça-feira voltar a surpreender a Europa e ‘expulsar’ da Liga dos Campeões em futebol a Juventus, de Cristiano Ronaldo, depois do triunfo de há três semanas no Dragão por 2-1.

LC: 'Intruso' FC Porto vai tentar surpreender a Europa uma vez mais

Um golo a abrir a primeira parte, do iraniano Taremi, e outro a começar a segunda, do maliano Marega, quase foram uma ‘tempestade perfeita’ para ‘vecchia signora’, que se ‘safou’ a oito minutos do fim, com um tento de Federico Chiesa.

Os comandados de Sérgio Conceição, a realizar uma época para ‘esquecer’ a nível nacional, estão, ainda assim, em vantagem, a mesma que souberam conservar rumo aos títulos de 1986/87 e 2003/04, perante Dinamo Kiev (meias-finais) e Manchester United (‘oitavos’), respetivamente.

A Juventus também sabe o que é ‘cair’ depois de perder fora por 2-1, o que aconteceu há sete anos, perante o Benfica, que, liderado por Jorge Jesus, logrou um ‘nulo’ em Turim, qualificando-se para a final da Liga Europa.

Desta vez, os ‘azuis e brancos’ também o podem conseguir, até porque, ano após ano, têm feito história na ‘Champions’, sendo a única equipa fora do ‘top 4’ europeu que venceu a prova nos últimos 25 anos – 11 títulos para a Espanha, cinco para a Inglaterra e quatro para Alemanha e Itália.

Na presente temporada, o FC Porto também não deixou os seus créditos por mãos alheias e foi a única equipa fora do ‘top 5’ a chegar aos ‘oitavos’, sendo que, na primeira mão, foi a única anfitriã, não cabeça de série, a vencer. As outras perderam todas.

Ainda assim, e apesar dos muitos feitos que vem conseguindo, o conjunto portista tem um registo negativo nos ‘oitavos’ (quatro apuramentos e sete eliminações) e não ostenta uma grande propensão para afastar ‘gigantes’ – o último foi precisamente o Manchester United, nos ‘oitavos’ de 2003/04, rumo ao título.

Os ‘azuis e brancos’ têm, ainda assim, razões para acreditar que é possível, até porque a ‘vecchia signora’ mostrou no Dragão que está muito longe, a ‘quilómetros’, de ser uma equipa imbatível, ou sequer uma forte candidata ao título europeu.

A presença de Cristiano Ronaldo, o melhor marcador da história da prova, é um dado a favor dos eneacampeões italianos em título, mas, coletivamente, o ‘onze’ de Andrea Pirlo mete bem mais ‘medo’ pelo nome do que, propriamente, pelo que mostra no relvado.

Para ultrapassar pela quinta vez os ‘oitavos’ – que começaram a ser disputados em 2003/04 -, o FC Porto terá de ser destemido e mostrar a mesma personalidade do Dragão, tentando evitar, ao máximo, os erros, que a ‘Juve’, como equipa italiana que é, não costuma desperdiçar. No Porto, bastou-lhe uma oportunidade.

Quanto à equipa a apresentar, é possível que Sérgio Conceição tente surpreender, o que passará por jogar com três centrais ou apostar num ataque mais móvel e rápido, com a inclusão de Luis Díaz, que esta época já faturou no reduto do Manchester City.

A maior ‘dor de cabeça’ poderão ser as lesões, se estas levarem à melhor sobre Pepe e Corona, que no sábado saíram ao intervalo do confronto com o Gil Vicente, que o FC Porto venceu fora por 2-0, com tentos de Uribe e Sérgio Conceição.

Quanto à Juventus, vai jogar com um Cristiano Ronaldo ‘fresquinho’, já que o português só jogou 20 minutos no triunfo caseiro sobre a Lazio por 3-1, no sábado, com dois golos e uma assistência do espanhol Álvaro Morata, a ‘pedir’ a titularidade.

No mesmo dia do embate de Turim, o Borussia Dortmund, de Raphaël Guerreiro, é favorito na receção ao Sevilha, do ex-técnico portista Julen Lopetegui, após o triunfo em Espanha por 3-2, com ‘bis’ de Haaland, que é preocupação nos alemães, depois de sair lesionado do desaire de sábado no reduto do Bayern Munique (2-4).

Quanto aos embates de quarta-feira, o Liverpool, que volta a defrontar o Leipzig em Budapeste, depois de vencer ‘fora’ o primeiro jogo por 2-0, e o Paris Saint-Germain, anfitrião do FC Barcelona, de Messi, depois do 4-1 em Nou Camp, com ‘hat-trick’ de Mbappé, também não deverão ter problemas para seguir em frente.

Na semana seguinte, disputam-se os restantes quatro duelos, com Manchester City, Real Madrid, Chelsea e Bayern Munique a jogarem em casa e já em vantagem, face a Borussia Mönchengladbach, Atalanta, Atlético de Madrid e Lazio, respetivamente.

O encontro entre a Juventus e o FC Porto, da segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, está marcado para terça-feira, a partir das 21:00 locais (20:00 em Lisboa), no Allianz Stadium, em Turim.

Programa da jornada

Terça-feira, 16 de Fevereiro de 2021
RB Leipzig - Liverpool, 0 - 2
Barcelona - PSG, 1 - 4

Quarta-feira, 17 de Fevereiro de 2021
Sevilla - Dortmund, 2 - 3
FC Porto - Juventus, 2 - 1

Terça-feira, 23 de Fevereiro de 2021
Lazio - Bayern München, 1 - 4
Atlético Madrid - Chelsea, 0 - 1

Quarta-feira, 24 de Fevereiro de 2021
Mönchengladbach - Man City, 0 - 2
Atalanta - Real Madrid, 0 - 1

Terça-feira, 9 de Março de 2021
Juventus - FC Porto, 3 - 2 a.p
Dortmund - Sevilla, 2 - 2

Quarta-feira, 10 de Março de 2021
PSG - Barcelona, 1 - 1
Liverpool - RB Leipzig, 2 - 0

Terça-feira, 16 de Março de 2021
Real Madrid - Atalanta, 3 - 1
Man City - Mönchengladbach, 2 - 0

Quarta-feira, 17 de Março de 2021
Bayern München - Lazio, 2 - 1
Chelsea - Atlético Madrid, 2 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?