loading

Síntese: Portugal nos 'quartos' do Europeu de sub-21 com pleno de triunfos

Portugal concluiu hoje com categoria a fase de grupos do Europeu de futebol de sub-21, ao bater a Suíça por 3-0, fazendo o pleno de triunfos no Grupo D, que vale um encontro com a Itália nos ‘quartos’.

Síntese: Portugal nos 'quartos' do Europeu de sub-21 com pleno de triunfos

De todas as 16 formações que participaram nesta fase da prova, cuja fase a eliminar está apenas agendada para o final da época, Portugal logrou o melhor registo, a par da Dinamarca, com três triunfos em três jogos e 6-0 em golos.

Após as vitórias sobre Croácia (1-0) e Inglaterra (2-0), Portugal dominou por completo os suíços, que superou por 3-0, com golos de Diogo Queirós (três minutos), Francisco Trincão (60) e do suplente Francisco Conceição (65).

Diogo Queirós marcou de cabeça, assistido por Vítor Ferreira, Francisco Trincão atirou para a baliza deserta, depois do guarda-redes Racioppi negar o golo a Tiago Tomás, e Francisco Conceição aproveitou uma falha de Van der Werff.

Os helvéticos, que teriam seguido em frente com um empate, nunca conseguiram, verdadeiramente, dar luta e acabaram mesmo reduzidos a 10 elementos, após o segundo amarelo mostrado a Muheim, aos 72 minutos, dois após o primeiro.

Quem agradeceu a ajuda de Portugal, foi a Croácia, que esteve a perder por 2-0 com a Inglaterra, resultado que teria qualificado o conjunto de ‘sua majestade’, mas salvou-se, mesmo perdendo por 2-1, com um ‘golaço’ de Domagoj Bradaric, aos 90+1 minutos.

Os ingleses marcaram por Eberechi Eze (12 minutos, de grande penalidade) e Curtis Jones (74), que seria expulso, por acumulação de amarelos, já no final dos descontos (90+8).

Atrás da equipa de Rui Jorge, com nove pontos, croatas, ingleses e suíços somaram todos três pontos, mas passou a Croácia – que vai desafiar a Espanha –, pelo melhor registo no confronto a três (4-4 contra 3-3 da Suíça e 2-2 da Inglaterra).

No Grupo C, a Dinamarca e a França resolveram o apuramento logo na primeira parte dos seus jogos com Rússia e Islândia, pois já venciam a meio por 2-0, sendo que, sobre o final, os dinamarqueses ainda ampliaram para 3-0.

Em Szombathely, Bruun Larsen, aos 10 minutos, Anders Dreyer, aos 11, e o suplente Carlo Holse, aos 90, apontaram os tentos dos dinamarqueses e, em Györ, Mattéo Guendouzi, aos 17, e Odsonne Édouard, aos 38, selaram o triunfo dos gauleses.

A Dinamarca acabou o agrupamento com nove pontos, contra seis da França, três da Rússia e nenhum da Islândia.

A fase a eliminar do Europeu de sub-21 realiza-se entre 31 de maio e 06 de junho, na Eslovénia e Hungria, e, no primeiro dia, Portugal mede forças com a Itália, que ficou no segundo lugar do Grupo B, atrás da Espanha, num embate marcado para Ljubljana.

Em caso de apuramento, o conjunto comandado por Rui Jorge defrontará nas meias-finais, em 03 de junho, em Maribor, o vencedor do embate entre a Espanha e a Croácia.

Na corrida às ‘meias’, estão também os Países Baixos e a França, que se defrontam em Budapeste, e a Dinamarca e a Alemanha, com embate marcado para Székesfehérvár. A final está agendada para 06 de junho, em Ljubljana.

A Espanha e a Itália, ambas com cinco cetros, são as grandes dominadoras do historial do Europeu de sub-21, que também ostenta dois títulos de Inglaterra, União Soviética, Países Baixos e Alemanha e um de Jugoslávia, França, República Checa e Suécia.

Por seu lado, a formação das ‘quinas’ nunca conquistou a prova, tendo perdido as finais de 1994 e 2015, perante Itália e Suécia, respetivamente.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?