loading

Girabola: Ferrovia do Huambo vence Cuando-Cuando-Cubango FC mas é relegado para último

O Ferrovia do Huambo venceu hoje o Cuando-Cuando-Cubango FC por 2-1, mas agora ocupa o último lugar do campeonato angolano de futebol, com seis pontos, após perder 16 na secretaria por «inscrição irregular» de um jogador.

Girabola: Ferrovia do Huambo vence Cuando-Cuando-Cubango FC mas é relegado para último

Segundo uma deliberação da Federação Angolana de Futebol (FAF), anexada ao comunicado datado de 23 de abril, que homologa a primeira volta do Girabola 2020/21, o Ferrovia do Huambo perde 16 dos 19 pontos que somou até a 15ª jornada por inscrição irregular do atleta Alberto Elizeu Xavier ‘Vingumba’.

A medida surge na sequência de um protesto apresentado pelo Williet de Benguela, onde já militou o jogador, após disputa do jogo da nona jornada do campeonato.

"Os deste conselho [Técnico Desportivo da FAF] dão provimento ao protesto apresentado e, em consequência, nos termos do regulamento de disciplina, é averbada derrota a favor dos adversários, ao clube Desportivo Ferrovia do Huambo em todos os jogos disputados em que ‘Vingumba’ tenha constado na ficha técnica", lê-se na deliberação.

O presidente do Ferrovia do Huambo, Raimundo Marques, protestou hoje a decisão da FAF e garantiu recorrer, inclusive, à polícia de Investigação Criminal para "repor a verdade", admitindo existir "má-fé" do clube ao qual o atleta estava anteriormente vinculado.

Hoje, em jogo da 16ª jornada e primeiro da segunda volta, o Ferrovia derrotou o Cuando-Cubango FC por 2-1, com golos de Jorginho, aos sete minutos, e Luizinho, aos 90 minutos. Paulito marcou o golo de honra do Cuando-Cubango FC, aos 21 minutos.

Também hoje, o Santa Rita de Cássia empatou a 0-0 diante do Williet de Benguela. O confronto decorreu no estádio 4 de Janeiro, província angolana do Uíje, e Kaporal, pelos ‘benguelenses’, ainda falhou uma grande penalidade aos 71 minutos.

O jogo entre o Sporting de Cabinda e o Desportivo da Huíla não foi realizado hoje por "dificuldades de deslocação" dos ‘huilanos’ para Cabinda.

A jornada prossegue na terça-feira com mais duas partidas.

O 1.º de Agosto, tetracampeão em título orientado pelo português Paulo Duarte, lidera o Girabola com 36 pontos, agora menos um do que o Sagrada Esperança, que ocupa a segunda posição.

Das Faa, do Interclube, comandado pelo português Ivo Campos, e Mabululu, do 1.º de Agosto, são os melhores marcadores da prova com sete golos cada.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?