loading

Clubes franceses castigados por incumprirem regra que impede ‘transferências ponte’

A FIFA anunciou hoje que dois clubes franceses, o Paris FC e o Angers, foram multados e impedidos de inscrever jogadores durante uma janela de transferências, por terem incumprido a regra que impede as ‘transferências ponte’.

Clubes franceses castigados por incumprirem regra que impede ‘transferências ponte’

Esta foi a primeira vez que o Comité de Disciplina da FIFA sancionou clubes, depois de o organismo que tutela o futebol mundial ter anunciado a proibição das 'transferências ponte' em 2020.

Os dois clubes franceses foram multados em 30 mil francos suíços (cerca de 27 mil euros) e ficam impedidos de efetuar inscrições de jogadores, a nível nacional e internacional, durante uma janela de transferências.

O caso está relacionado com um jogador que jogou em Espanha e França como amador e que depois celebrou um contrato profissional com o Paris FC em 01 de julho de 2020, sendo inscrito por esse mesmo clube no dia 06 de julho.

Cerca de seis semanas depois, foi transferido para o Angers, que inscreveu o jogador em 18 agosto de 2020.

A FIFA investigou o caso e considerou que os clubes não conseguiram rebater a ideia que se tratou de uma ‘transferência ponte’, salientando que a transferência para o Paris FC foi efetuada “não para o jogador alinhar no clube, mas para contornar a regra da indemnização pela formação do jogador”.

A FIFA alterou as regras de transferências para acabar com as chamadas ‘transferências ponte’, sendo o prazo mínimo de permanência do jogador no clube comprador de 16 semanas, um prazo superior ao de uma janela de mercado.

Esta regra serve para impedir que jogadores sejam adquiridos e vendidos imediatamente, sem permanecerem no clube comprador.

A Federação Portuguesa de Futebol também proibiu as 'transferências ponte' em Portugal.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?