loading

Crónica: Vitória de Guimarães alcança triunfo seguro com golos dos ‘Andrés’

O Vitória de Guimarães regressou hoje aos triunfos na I Liga portuguesa de futebol, ao receber e vencer o Moreirense por 2-0, com golos dos 'jovens' André Amaro e André Almeida, em partida da 30.ª jornada.

Crónica: Vitória de Guimarães alcança triunfo seguro com golos dos ‘Andrés’

Num duelo que envolvia a luta pela sexta posição, a última de acesso às competições europeias da próxima época, o Vitória dominou toda a primeira parte e materializou essa supremacia aos 25 minutos, com o tento de André Amaro, defesa de 18 anos, e aos 30, por André Almeida, médio de 20, antes de conter a reação 'cónega' na segunda metade, com raros 'sobressaltos' defensivos.

Com a terceira vitória em 13 jogos na segunda volta, a equipa treinada por Bino Maçães encerrou um ciclo de dois desaires e consolidou a sexta posição, com 41 pontos, mais cinco do que o Moreirense, formação que averbou a terceira derrota fora sob o comando técnico de Vasco Seabra e que ocupa o sétimo lugar.

Após o desaire na Madeira, frente ao Nacional (1-0), o Vitória apareceu hoje com três novidades no 'onze' - Suliman, Gideon Mensah e Rochinha -, apresentou-se com um sistema tático 3x4x2x1 e melhorou face ao jogo anterior, dominando a primeira meia hora contra o vizinho de Moreira de Cónegos.

Com André André, André Almeida e Rochinha dinâmicos no transporte da bola para o ataque, a formação trajada de branco desperdiçou a primeira ocasião clamarosa ao minuto oito, quando Sacko atirou por cima da baliza aberta, e teve mais dois lances perigosos de Óscar Estupiñán, aos minutos dois e 22, antes de marcar pelo atleta mais jovem em campo.

Ao oitavo jogo pela equipa principal vitoriana, André Amaro posicionou-se no 'coração' da área em resposta a canto de Rochinha e desferiu um cabeceamento forte a meia altura, indefensável para Mateus Pasinato, que lhe valeu o primeiro golo no escalão maior do futebol nacional, aos 18 anos.

Também modificada face ao empate de segunda-feira perante o FC Porto (1-1), com três 'caras novas' entre os titulares - Anthony D'Alberto, Afonso Figueiredo e Alex Soares -, a formação treinada por Vasco Seabra reagiu numa jogada de Alex Soares, ao minuto 28, mas a situação não passou de uma anomalia no domínio vitoriano, premiado com novo golo aos 30.

Num lance em que teve tempo e espaço para se enquadrar com a baliza, André Almeida rematou ao ângulo superior direito a meio do meio-campo 'cónego', marcando o seu segundo golo no campeonato.

Em situação ainda mais desfavorável, o Moreirense adiantou-se finalmente no relvado e tentou ameaçar as redes contrárias por David Simão, ao minuto 36, e Alex Soares, aos 37, mas só após o intervalo, com a entrada de Walterson, a presença junto à área vitoriana aumentou e o golo esteve realmente perto, num lance em que Bruno Varela deu o 'corpo' à finalização de Rafael Martins, aos 47.

Apesar do domínio territorial evidenciado em toda a segunda parte, o conjunto de Moreira de Cónegos só ameaçou o golo por mais três vezes até ao apito final, num cabeceamento de Rafael Martins intercetado por Suliman, aos 71 minutos, num remate de Nahuel Ferraresi, travado por Varela, aos 83, e em nova tentativa de Rafael Martins, ao lado, já nos descontos.

Programa da jornada

Quinta-feira, 29 de Abril de 2021
Marítimo - Sp. Braga, 1 - 0

Sexta-feira, 30 de Abril de 2021
Paços Ferreira - BSAD, 1 - 0
V. Guimarães - Moreirense, 2 - 0
Tondela - Benfica, 0 - 2
FC Porto - Famalicão, 3 - 2

Sábado, 1 de Maio de 2021
Gil Vicente - Farense, 0 - 0
Santa Clara - Boavista, 3 - 3
Portimonense - Rio Ave, 0 - 0
Sporting - Nacional, 2 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?