Crónica: Santa Clara sai a sorrir do duelo com Belenenses SAD pelo ‘sonho’ europeu

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Após os primeiros jogos das competições nacionais e internacionais, quem está em melhor forma?

O Santa Clara saiu hoje a sorrir do duelo com o Belenenses SAD pelo ‘sonho’ europeu, numa vitória por 2-0 em terreno adverso, em jogo da 33.ª e penúltima jornada da I Liga de futebol.
Crónica: Santa Clara sai a sorrir do duelo com Belenenses SAD pelo ‘sonho’ europeu

O ‘bis’ do brasileiro Carlos Júnior ditou o triunfo do conjunto insular, com golos aos nove minutos, na conversão de uma grande penalidade, e aos 60, que colocaram o Santa Clara no sexto lugar provisório, de acesso à Liga Conferência Europa, com 43 pontos, mais um que o Vitória de Guimarães, que ainda falta jogar nesta ronda.

Já o Belenenses SAD, que partiu para este encontro em igualdade pontual com o adversário, mantém os mesmos 40 pontos e desce para a nona posição da tabela, a par de Famalicão e Moreirense, que veem um apuramento europeu muito complicado.

A apostar num esquema tático com três centrais, face à entrada do central João Afonso para o lugar do lateral Mansur, castigado, o Santa Clara surpreendeu o Belenenses SAD e teve uma entrada intempestiva, face às movimentações da dupla da frente, Carlos Júnior e Cryzan, que também rendeu Rui Costa no ‘onze’ inicial.

Uma mão na bola de Tiago Esgaio permitiu ao Santa Clara dispor de um castigo máximo, aos nove minutos, que Carlos Júnior aproveitou para colocar os açorianos em vantagem, ao enganar Kritciuk e a complicar a tarefa aos lisboetas, desencontrados.

Os dois dianteiros do Santa Clara surgiam soltos de marcação com muita facilidade, algo pouco usual face à consistência defensiva que o Belenenses SAD apresentou toda a temporada, mas os ‘azuis’ eram salvos pelas posições irregulares de Cryzan e Carlos Júnior, aos três e 12 minutos, o segundo com a bola a chegar mesmo a entrar.

Após um quarto de hora de claro domínio dos forasteiros, o Belenenses SAD conseguiu equilibrar e começou a aproximar-se da baliza de Marco Pereira, que regressou à titularidade após o castigo que o afastou da última jornada, e, no espaço de segundos, segurou a vantagem tangencial do Santa Clara com duas enormes intervenções.

Aos 27, Cassierra cabeceou, já no interior da pequena área, com o guarda-redes a afastar para canto, graças à rapidez dos seus reflexos, e, na sequência, ‘voou’ para uma defesa irrepreensível, em resposta a um remate longínquo de Afonso Sousa.

Antes do descanso, aos 40, a equipa de Petit procurou a igualdade, dispondo de um livre direto apontado por Francisco Teixeira, única novidade na equipa inicial dos ‘azuis’, no lugar do castigado Silvestre Varela, mas Marco Pereira voltou a negar o golo.

No segundo tempo, o Santa Clara voltou a entrar melhor, ao exercer uma pressão alta e a condicionar a saída a jogar do Belenenses SAD, o que acabou por dar frutos aos 60 minutos, quando forçaram o erro a Tomás Ribeiro e a bola sobrou para Cryzan, que progrediu no terreno e cruzou para Carlos Júnior, a bater Kritciuk pela segunda vez.

O Belenenses SAD esboçou uma reação imediata, com um cabeceamento de Miguel Cardoso por cima, aos 65, após boa jogada pela direita, e outro de Gonçalo Silva, que culminou com a bola no fundo das redes, mas em fora de jogo por nove centímetros, para além de um lance em que o recém-entrado Rui Costa quase ‘traiu’ Marco Pereira.

Contudo, o Santa Clara esteve mais perto do terceiro golo do que o Belenenses SAD de reduzir, numa tentativa de Allano, aos 72, para defesa atenta de Kritciuk, e num cruzamento de Rui Costa, aos 78, sem o desvio de Carlos Júnior ou de Fábio Teixeira, que ainda viu o guarda-redes russo a negar-lhe um golo com os pés, nos descontos.

Programa da jornada:

Sexta-feira, 14 de Maio de 2021
Paços Ferreira - Gil Vicente, 0 - 2
Sp. Braga - Moreirense, 2 - 1

Sábado, 15 de Maio de 2021
Boavista - Portimonense, 1 - 0
Farense - Tondela, 1 - 0
Benfica - Sporting, 4 - 3
Rio Ave - FC Porto, 0 - 3

Domingo, 16 de Maio de 2021
Famalicão - Nacional, 3 - 0
B SAD - Santa Clara, 0 - 2
Marítimo - V. Guimarães, 0 - 0

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Pode gostar de ler

Na Primeira Página