loading

Síntese: Nacional despromovido, Guimarães empata e alimenta sonho do Santa Clara

O Nacional confirmou hoje o regresso ao segundo escalão do futebol português, enquanto o Vitória de Guimarães empatou na Madeira e abriu por completo a luta pela Europa, na I Liga portuguesa.

Síntese: Nacional despromovido, Guimarães empata e alimenta sonho do Santa Clara

Na 33.ª e penúltima jornada, o Nacional foi derrotado no terreno do Famalicão, por 3-0, e passou a ser a primeira equipa despromovida da edição 2020/21 do campeonato português, enquanto o Santa Clara venceu no campo do Belenenses SAD, por 2-0, e apanhou no sexto lugar o Vitória de Guimarães, que empatou 0-0- com o Marítimo.

Isso significa que a última jornada da I Liga vai arrancar com cinco equipas a lutar pelo acesso às competições europeias, com Vitória Guimarães e Santa Clara empatados no sexto lugar, com 43 pontos, seguidos de Famalicão, Belenenses SAD e Moreirense, com 40.

O Vitória tem vantagem sobre o Santa Clara, mas o Famalicão pode complicar as contas, em caso de igualdade pontual no fim do campeonato.

Já com ‘pé e meio’ na II Liga, o Nacional ficou definitivamente despromovido ao segundo escalão, com Ivo Rodrigues, aos 39 minutos, o espanhol Iván Jaime, aos 77, e o argentino Fernando Valenzuela, aos 80, a darem a vitória ao Famalicão, que chegou a ocupar o último lugar durante a temporada e que agora termina a época com possibilidade de chegar à Europa.

Os madeirenses continuam com 25 pontos e já não podem sair do último lugar, com a última jornada a decidir que irá acompanhar para já o Nacional na descida de divisão, com Farense, Rio Ave, Boavista e Portimonense a estarem ainda na lista ‘perigosa’ e com 16.ª e antepenúltimo posso a obrigar a um 'play-off' com o terceiro classificado da II Liga.

No jogo que fechou a jornada, o Marítimo, outra das equipas que passou bastante tempo em zona perigosa, mas que assegurou a manutenção nesta ronda, ficou a zero perante o Vitória de Guimarães, que estreou o técnico Moreno, o quarto treinador do clube esta temporada, e que ficou ainda mais com a Europa em risco, sobretudo por culpa do Santa Clara.

Os açorianos, que nunca competiram nas provas europeias, alcançaram uma importante vitória na casa do Belenenses SAD, por 2-0, com dois golos do brasileiro Carlos Júnior, aos nove, de grande penalidade, e aos 60, e ficaram a um passo da qualificação.

Na última ronda, o Santa Clara recebe o aflito Farense, o Vitória de Guimarães mede forças no Minho com o Benfica, enquanto o Famalicão visita o vizinho Moreirense.

No ‘filme’ da despromoção, além do jogo do Farense nos Açores, o Rio Ave atua na Madeira perante o Nacional, o Boavista vai a Barcelos medir forçar com o ‘tranquilo’ Gil Vicente e o Portimonense recebe no Algarve o Sporting de Braga.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?