loading

Europeu-2020: Pepe e Moutinho com Ronaldo no pódio 100% luso de jogos em Europeus

Pepe e João Moutinho, eleitos para o ‘onze’ de Portugal que defronta hoje a Bélgica nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, juntaram-se a Cristiano Ronaldo num pódio 100% luso de jogos em Europeus.

Europeu-2020: Pepe e Moutinho com Ronaldo no pódio 100% luso de jogos em Europeus

Ao serem titulares em Sevilha, o central do FC Porto, de 38 anos, e o médio do Wolverhampton, de 34, passam a somar 19 jogos em Europeus, deixando para trás o retirado alemão Bastian Schweinsteiger, que acabou a carreira com 18.

Em termos de jogos em fases finais do Europeu, o pódio é, assim, integramente português, já que Cristiano Ronaldo, ‘capitão’ da seleção lusa, é o líder destacadíssimo da tabela, somando hoje o 25.º encontro.

Pepe e João Moutinho já tinham sido utilizados nos três jogos de Portugal no Grupo F, com Hungria (3-0), Alemanha (2-4) e França (2-2), o defesa sempre como titular e o ex-jogador de Sporting e FC Porto como suplente utilizado nos dois primeiros jogos e a partir do ‘onze’ no terceiro.

Por seu lado, Ronaldo foi titular nos três encontros e marcou em todos, duas vezes aos húngaros, uma aos alemães e mais duas aos franceses, para liderar isolado a tabela dos marcadores, com mais um tento do que o checo Patrik Schick.

O central portista e o médio dos ‘Wolves’ estrearam-se no Euro 2008 e, desde então, só falharam, cada qual, um encontro de Portugal.

Pepe não defrontou o País de Gales (2-0) nas meias-finais do Euro2016, devido a castigo, enquanto Moutinho foi suplente no embate dos ‘oitavos’ da mesma competição, face à Croácia (1-0, após prolongamento).

Quanto ao ‘omnipresente’ Cristiano Ronaldo, começou no Euro2004 e, desde aí, também só faltou a um mísero embate da formação das ‘quinas’, face à Suíça (0-2), no terceiro jogo da fase de grupos do Euro2008, com Portugal já nos ‘quartos’.

Ronaldo, único jogador da história que disputou jogos em cinco fases finais e líder isolado da lista dos marcadores, com 14 tentos, participou em seis jogos em 2004, três em 2008, cinco em 2012, sete em 2016 e, para já, quatro em 2020.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?