loading

Supertaça: Manuel Fernandes 'arrasou' Sporting de Braga na edição de 1981/82

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Após os primeiros jogos das competições nacionais e internacionais, quem está em melhor forma?

A inspiração do goleador ‘leonino’ Manuel Fernandes decidiu na época 1982/83 a única Supertaça Cândido de Oliveira de futebol disputada entre Sporting e Sporting de Braga, que se reencontram quase 40 anos depois.
Supertaça: Manuel Fernandes 'arrasou' Sporting de Braga na edição de 1981/82

O ‘capitão’ dos ‘leões’, então com 31 anos, marcou três golos e fez uma assistência no 6-1 com que o conjunto comandado pelo trenador/jogador António Oliveira ‘brindou’ os bracarenses na segunda mão, disputada no antigo Estádio José Alvalade.

Desta forma, o Sporting conquistou a quarta edição da prova, replicando os feitos de Boavista, Benfica e FC Porto, isto depois de o Sporting de Braga ter começado melhor, com um triunfo caseiro por 2-1, no 1.º de Maio, no embate da primeira mão.

Os ‘leões’ disputaram a prova depois da ‘dobradinha’ alcançada em 1981/82, época em que venceram o campeonato, com mais dois pontos do que o Benfica e três em relação ao FC Porto, e a Taça de Portugal, com um 4-0 no Jamor aos bracarenses, com dois tentos de Oliveira, um de Manuel Fernandes e outro de Jordão.

Na prova pela primeira vez, na qualidade de finalista vencido da Taça de Portugal, o Sporting de Braga dominou o primeiro encontro, disputado em 09 de outubro de 1982, chegando a 2-0, com tentos de Jorge Gomes, aos 12 minutos, e Fontes, aos 31.

Os ‘leões’ acabaram, no entanto, por reduzir, aos 76 minutos, por intermédio de Freire, num jogo em que atuaram desfalcados de Jordão ou do treinador/jogador António Oliveira, que, no dia seguinte – estranha calendarização... - fez duas assistências no 2-1 de Portugal à Polónia, no apuramento para o Euro1984.

A formação ‘leonina’ entrou, assim, em desvantagem para a segunda mão, disputada em 01 de dezembro de 1982, mas esse cenário durou apenas dois minutos, o tempo que Manuel Fernandes necessitou para inaugurar o marcador.

Com um arranque endiabrado, o Sporting não demorou a chegar ao segundo tento, que aconteceu logo aos nove minutos, com Manuel Fernandes a centrar e Jordão, colocado em jogo por João Cardoso, a cabecear fora do alcance de Valter.

O 2-0 manteve-se até ao intervalo, mas, aos 64 minutos, os comandados de António Oliveira acabaram em definitivo com as esperanças dos bracarenses, com o ‘bis’ de Jordão, novamente de cabeça, em resposta a um cruzamento de Virgílio.

O Sporting de Braga ‘desmoronou’ e, três minutos volvidos, aos 67 minutos, Lito ampliou para 4-0, com um vistoso ‘chapéu’ a Valter, depois de uma jogada entre Jordão e o búlgaro Kostov, que fez a assistência para o tento do angolano.

Na parte final, Manuel Fernandes, que tinha aberto as ‘hostilidades’, com um golo e uma assistência, apontou o quinto dos ‘leões’, aos 81 minutos, na recarga a um ‘tiro’ de Lito defendido por Valter.

O melhor ficou, no entanto, para o fim, com o ‘capitão’ a arrancar do meio-campo, a driblar os cinco adversários que lhe saíram ao caminho e a bater Valter, para o 6-0, aos 84 minutos, num golo que fez ‘levantar’ Alvalade.

A quatro minutos do fim, o Sporting de Braga ainda conseguiu reduzir, de grande penalidade, apontada por Vítor Oliveira, que bateu em jeito o húngaro Meszaros, depois de este cometer falta na área sobre Fontes.

O 6-1 é ainda a maior goleada da história da Supertaça Cândido de Oliveira - a solo em casa e, em absoluto, a par de dois triunfos por 5-0, do FC Porto ao Benfica na Luz e do Benfica ao Sporting no Algarve - e o jogo com mais jogos.

No total, os 10 golos (7-3 para o Sporting), fazem também da edição 1981/82 a mais goleadora da história da prova, registo que dificilmente será batido, até porque, a prova passou a jogar-se só a uma mão desde a 2000/01.

Os embates entre Sporting e Sporting de Braga na Supertaça:

Edição 1981/82:

01/12/82 Alvalade Sporting - Sporting de Braga, 6-1
(Manuel Fernandes 02, 81, 84, Jordão 09, 64, Lito 67/ Vítor Oliveira 86gp)

09/10/82 Braga Sporting de Braga - Sporting, 2-1
(Jorge Gomes 12, Fontes 31/ Freire 76)

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Pode gostar de ler

Na Primeira Página