Angola: Sagrada Esperança vence Petro de Luanda e conquista campeonato

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Após os primeiros jogos das competições nacionais e internacionais, quem está em melhor forma?

O Sagrada Esperança conquistou hoje o campeonato angolano de futebol, após vencer o Petro de Luanda, por 1-0, graças ao golo de Luís Tati, aos 21 minutos, em jogo da 30.ª e última jornada.
Angola: Sagrada Esperança vence Petro de Luanda e conquista campeonato

O Sagrada Esperança conquistou o segundo título 16 anos depois, sendo que o primeiro título, em 2005, foi conquistado também após uma vitória, por 1-0, sobre o mesmo Petro de Luanda.

Já o Petro de Luanda desperdiçou a oportunidade de voltar a conquistar o título que foge da sua galeria há 11 anos, apesar de continuar a ser a equipa mais titulada do campeonato angolano de futebol, com 15 títulos.

Os ‘diamantíferos’ terminam o Girabola na primeira posição, com 70 pontos, contra os 67 do Petro de Luanda, que foi segundo.

O jogo do título ficou ainda marcado, negativamente, devido ao abandono do campo pelos novos campeões angolanos, aos 35 minutos, após penálti polémico assinalado quando o Sagrada vencia, por 1-0.

A partida parou por mais de dez minutos, tendo o Sagrada regressado ao relvado após intervenções do governador da província angolana da Luanda Norte, Ernesto Muangala, e de dirigentes da FAF, presentes no estádio 11 de Novembro, em Luanda.

De seguida, o brasileiro Tiago Azulão falhou o penálti para delírio do Sagrada e dos seus adeptos, que tinham arrancado e arremessado cadeiras para o relvado, devido ao penálti assinalado.

Para a mesma jornada, o Recreativo da Caála venceu o Recreativo do Libolo, treinado pelo português Paulo Torres, após golo de Depu, aos 41 minutos.

O 1.º de Agosto goleou o já despromovido Ferrovia do Huambo, por 4-1.

Bito, aos 24 minutos, Natael, aos 32, Zini, aos 68 minutos, e Edu, autogolo aos 87 minutos marcaram os golos, sendo que, Benvindo, aos 73 minutos, reduziu para o Ferrovia do Huambo.

Fruto do título conquistado, o Sagrada destronou o 1.º de Agosto, que conquistou a prova em 2019. Em 2020, o Girabola não foi disputado devido a pandemia da Covid-19.

Tiago Azulão, do Petro de Luanda, foi o melhor marcador do campeonato angolano de futebol, com 16 golos, seguido por Dasfáa, do Interclube, com 11, e Mabululu, do 1.º de Agosto, com 10.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Pode gostar de ler

Na Primeira Página