loading

Brasil: Flamengo conquista título e quebra jejum de 17 anos

O Flamengo conquistou hoje o título de campeão brasileiro de futebol 17 anos depois, na última jornada de um dos campeonatos mais disputados das últimas temporadas, que garantiu momentos electrizantes para adeptos de várias equipas.

Brasil: Flamengo conquista título e quebra jejum de 17 anos

Para delírio dos 65 000 apoiantes de um dos clubes mais populares do Brasil que lotaram o Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, os “rubros-negros” venceram o Grémio de Porto Alegre por 2-1 e conquistaram o seu sexto título do “Brasileirão”, pondo fim a uma “seca” que durava desde 1992.

Mas o Grémio calou o Maracanã logo no início da partida, ao inaugurar o marcador aos 17 minutos, por Robson, o que dava provisoriamente o título ao Internacional de Porto Alegre, que vencia o Santo André em casa.

Com o Internacional mais perto do título, a tensão aumentou na equipa do Flamengo, que então passou a depender totalmente de uma vitória para se sagrar campeã e quebrar o jejum de 17 anos.

O alívio chegou aos 29 minutos, quando David marcou o primeiro golo do Flamengo, mas que ainda não era suficiente para garantir a conquista do título.

O Flamengo voltou mais atacante para a segunda parte, e desperdiçou diversas ocasiões para marcar, até que aos 69 minutos um golo de Ronaldo Angelim levou ao delírio os apoiantes “rubro-negros” no Maracanã.

Ao apito final do juiz, os adeptos do Flamengo explodiram de alegria, com gritos de campeão, “o maracá é nosso”, numa grande festa por todo o Rio de Janeiro.

“Obrigado a esse grupo maravilhoso”, disse emocionado o sérvio Dejan Petkovic, avançado do Flamengo.

“Quando terminou o jogo não acreditei, a emoção é muito forte. Graças a Deus foi uma grande conquista, estou muito feliz”, salientou o “imperador” Adriano, avançado “rubro-negro” que marcou 19 golos durante a temporada.

Desde 2003, quando a principal liga do futebol brasileiro passou a ser disputada no sistema de pontos corridos, sem partidas eliminatórias e finais, esta foi a primeira vez que quatro equipas chegaram à última jornada com possibilidade de conquistar o título.

A última jornada representou fortes emoções também para os adeptos do Palmeiras e São Paulo, equipas que iniciaram a última jornada apenas dois pontos atrás do líder Flamengo e também com probabilidades matemáticas de chegar ao título.

O Inter, que jogou perante o seu público, na capital estadual Porto Alegre, fez os “trabalhos de casa” e garantiu uma vitória por 4-1 sobre o Santo André, que foi despromovido à II Divisão.

O São Paulo também cumpriu a sua obrigação e venceu o Sport por 4-0, mas dependia de um desaire do Flamengo, o que não aconteceu.

Já o Palmeiras “tropeçou” no jogo com o Botafogo, perdendo por 2-1 no Rio de Janeiro, e cedeu a quarta posição no campeonato ao Cruzeiro de Belo Horizonte, que venceu o Santos por 2-1.

Os quatro primeiros classificados no “Brasileirão” (Flamengo, Internacional, São Paulo e Cruzeiro) garantiram a presença na Taça Libertadores da América de 2010.

Na parte inferior da tabela, o Coritiba empatou com o Fluminense e foi despromovido à II Divisão, tal como Santo André, Sport e Náutico.

O Flamengo confirmou assim estar numa boa fase, tendo efectuado uma grande recuperação, com diversas vitórias na recta final do campeonato, para regressar à elite do futebol brasileiro.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?