loading

Belenenses mantém intactas ambições de voltar à elite o mais depressa possíveis

Escalar consecutivamente todas as divisões e alcançar de novo a elite do futebol português permanece como o principal objetivo do Belenenses, que vai receber o histórico rival Sporting, na terceira eliminatória da Taça de Portugal.

Belenenses mantém intactas ambições de voltar à elite o mais depressa possíveis

Atualmente no Campeonato de Portugal, que equivale ao quarto escalão, o Belenenses reiniciou o seu futebol sénior na última divisão distrital de Lisboa – semelhante a uma sétima divisão -, depois do litígio com a SAD, que levou à separação das duas entidades desportivas, na época 2018/19, e a vários processos em tribunal, que ainda perduram.

“O grande objetivo, não o escondemos, é subir todos os anos de divisão até à I Liga e voltarmos a colocar o Belenenses no lugar que é seu por direito próprio”, afirmou à agência Lusa o presidente, Patrick Morais de Carvalho, durante um treino no Restelo.

E a verdade é que o clube da Cruz de Cristo tem conseguido cumprir com a promessa, ultrapassando ‘sem espinhas’ os distritais, mesmo com uma situação pandémica pelo meio a ‘atrapalhar’, mas, chegados aos nacionais, o Belenenses não quer ficar por aqui.

“Queremos colocar de novo o Belenenses na I Liga. Não imaginamos uma I Liga sem o Belenenses. A I Liga, neste momento, não tem Belenenses e faz muita falta ao futebol português”, atirou o dirigente, com uma ‘bicada’ à SAD, que disputa o escalão máximo.

Para tal, é preciso competência ano após ano e uma gestão de expectativas dos sócios: “Somos uma massa associativa de um clube grande e, portanto, o Belenenses tem de jogar sempre para ganhar. Mesmo contra o Sporting, os sócios querem ganhar”, frisou.

O regresso do clube do Restelo à ribalta acontece na ‘festa’ da Taça, perante o ‘velho’ rival e atual campeão nacional Sporting, num dia que Patrick Morais de Carvalho prevê “fantástico para a família Belenenses”, que servirá de afirmação da “identidade única”.

“Vai servir para que o país desportivo, se alguma dúvida tivesse, percebesse, de uma vez por todas, que o Belenenses joga no Restelo e em mais lado nenhum. Desse ponto de vista emocional e comunicacional, vai ser um dia muito importante”, considerou.

Por outro lado, notou a “diferença abissal” entre os dois plantéis, em que o Belenenses terá uma “probabilidade mínima de sair a sorrir no final do jogo”, mas prometeu uma formação a “tentar dignificar ao máximo o nome do Belenenses e da Cruz de Cristo”.

O treinador Nuno Oliveira, de apenas 34 anos, tem estado ao leme da equipa lisboeta desde o início deste novo ciclo, em 2018/19, num trajeto que “tem sido muito duro”, com “uma responsabilidade muito grande em cima”, mas sem esmorecer na ambição.

“Somos nós que estamos aqui dia a dia a trabalhar para reerguer a equipa sénior de futebol do clube. No final de cada época, tem havido uma alegria muito grande, que tem trazido força para conseguirmos conquistar a época seguinte”, expressou, à Lusa.

Quanto ao futuro, Nuno Oliveira apenas pensa no curto prazo, que passa pela subida à Liga 3: “Quando estivermos na Liga 3, se for eu o treinador, vou pensar em subir à II Liga. Enquanto estiver aqui, nunca me vou escudar dos objetivos deste clube”, avisou.

Os futebolistas do Belenenses estão bem conscientes dos objetivos, com Bruno Botas, avançado de 34 anos, a sublinhar que pretendem “ser sempre melhores ano após ano”, estando a iniciar a terceira temporada, em quatro desta ‘nova vida’ do Restelo.

Já o médio Mauro Antunes, um dos capitães de equipa, com 29 anos, assegurou que se encontram a trabalhar para que os grandes jogos, como a receção ao Sporting, voltem em definitivo ao recinto do Belenenses, não só na Taça, mas também no campeonato.

Belenenses e Sporting defrontam-se sexta-feira, às 20:45, no Estádio do Restelo, para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, na reedição de um dérbi lisboeta centenário que já se disputou 248 vezes, mas nunca num panorama tão díspar entre os clubes.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?