loading

Crónica: Imparável Coates volta a valer triunfo tangencial ao Sporting

O Sporting somou hoje o quinto triunfo consecutivo na I Liga de futebol pela margem mínima, ao vencer o Vitória de Guimarães por 1-0, com um golo de Coates, que continua imparável nas bolas paradas.

Crónica: Imparável Coates volta a valer triunfo tangencial ao Sporting

O ‘capitão’ uruguaio fez o tento da vitória aos 31 minutos, permitindo ao Sporting ascender à liderança partilhada do campeonato, a par com o FC Porto, ambos com 26 pontos, contra 25 do anterior líder Benfica, que empatou no terreno do Estoril Praia.

Já o Vitória de Guimarães, que chegou ao Estádio José Alvalade, em Lisboa, vindo de duas vitórias seguidas na I Liga e de um empate a meio da semana com o Benfica (3-3), para a Taça da Liga, segue na sétima posição da tabela classificativa, com 13 pontos.

Com Feddal e Matheus Nunes a reentrarem nas escolhas iniciais de Rúben Amorim, o Sporting podia ter iniciado o jogo logo em vantagem, mas Pedro Gonçalves, aos cinco minutos, a aproveitar um erro crasso de Hélder Sá e apenas com Bruno Varela pela frente, permitiu a defesa do guarda-redes, antes de um atrevimento dos forasteiros.

Na sequência de uma bola parada, Tomás Handel atirou para grande intervenção de Adán, aos 12 minutos, num período em que o Vitória de Guimarães atacava com algum critério, mas rapidamente o Sporting tomou conta das incidências da partida, com Pedro Porro a ameaçar primeiro num cruzamento/remate, que testou a atenção de Bruno Varela.

Os ‘leões’ abanaram as redes pela primeira vez aos 27 minutos, num remate de Pedro Gonçalves, mas Sarabia estava em fora de jogo no início da jogada. No entanto, o tento chegou mesmo, logo a seguir, num canto, finalizado pelo suspeito do costume: Coates.

Paulinho, aos 31, desviou de cabeça ao primeiro poste e o uruguaio surgiu solto no interior da área e cabeceou sem qualquer hipótese para Bruno Varela, mostrando que os rivais ainda não perceberam como o travar nos lances de bola parada.

Os nortenhos procuraram reagir de imediato, num remate cruzado de Bruno Duarte ligeiramente ao lado, mas foi Coates quem voltou a ameaçar, aos 40 minutos, de novo numa bola parada, desta vez para defesa segura de Bruno Varela, antes de Sarabia voltar a colocar a bola no fundo da baliza, embora de novo em posição adiantada no terreno.

No reatamento, Matheus Nunes desperdiçou uma enorme oportunidade para ampliar a vantagem ‘leonina’, surgindo a encostar ao segundo poste, a escassos centímetros, antecedendo uma etapa de menor fulgor das duas equipas, num encontro mais lento.

A equipa de Pepa partiu em busca da igualdade e esteve muito perto de conseguir aos 69 minutos, numa jogada conduzida por Marcus Edwards pelo flanco esquerdo, a fletir para dentro da área e, com alguma confusão, André Almeida atirou por cima da trave.

O recém-entrado Nuno Santos encontrou Paulinho, mas o avançado luso continua com a pontaria ‘descalibrada’ e cabeceou ao lado, cabendo à turma de Guimarães a última ocasião da partida, aos 77 minutos, em que a bola ficou a ‘saltitar’ perto da linha de golo antes de Adán agarrar, numa fase em que o Sporting apostou na sua forte coesão defensiva.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?