loading

Crónica: 15 minutos ‘à Benfica’ suficientes para continuar na Taça de Portugal

A conhecida expressão ’15 minutos à Benfica’ foi hoje levada à letra pela equipa, com quatro golos marcados na etapa final para vencer o Paços de Ferreira, por 4-1, na quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol.

Crónica: 15 minutos ‘à Benfica’ suficientes para continuar na Taça de Portugal

Nuno Santos marcou para os nortenhos, aos 52 minutos, mas Grimaldo (78), Seferovic (81), Rafa (87) e Everton (90+3) operaram a reviravolta, que permitiu aos ‘encarnados’ seguir em frente na prova ‘rainha’, rumo aos ‘oitavos’, depois de algum sofrimento.

Com Helton Leite na baliza, Jorge Jesus optou pela adaptação de André Almeida a central, com Radonjic a ocupar a ala direita. No ‘miolo’, o destaque foi a primeira titularidade de Gedson esta época, enquanto Rafa, Everton e Darwin formaram o trio de ataque.

Já no Paços de Ferreira, o internacional canadiano Stephen Eustáquio iniciou o jogo no banco de suplentes, com Vekic, Fernando Fonseca e Rui Pires a serem as novidades no ‘onze’, em relação ao último jogo, o desaire na receção ao Sporting (0-2), para o campeonato.

Os ‘encarnados’, como expectável, assumiram a posse de bola desde cedo, perante um adversário apostado em surpreender através de transições rápidas, embora o primeiro sinal de perigo até tenha acontecido num remate do meio-campo de Antunes, que viu Helton Leite adiantado, mas a bola passou ligeiramente por cima da trave da baliza.

Uma boa combinação entre Rafa, Grimaldo e Darwin deu o mote para o que se seguiria durante a primeira parte, com o uruguaio a ficar isolado perante Vekic, aos 17, mas o esloveno fez a primeira defesa, vendo, pouco depois, o luso a atirar forte, mas torto.

Everton também tentou a sorte, num remate à figura de Vekic, aos 20, mas foram os pacenses a criar perigo na outra área, quando Lucas Silva resgatou uma bola perdida e disparou um pouco ao lado, com a equipa nortenha a não conseguir acertar na baliza.

Perto da meia-hora de partida, Vekic negou um golo de cabeça a André Almeida com uma fantástica defesa, no melhor momento do primeiro tempo, que ficou concluído com Everton a tabelar com Rafa e a atirar para nova defesa apertada do guarda-redes.

No reatamento, dupla contrariedade para as ‘águias’: Radonjic lesionou-se e teve de ser rendido por Lázaro, no lance que antecedeu o tento do Paços de Ferreira, aos 52.

Lucas Silva cruzou rasteiro pela esquerda, Vertonghen falhou o corte e deixou a bola à mercê de Nuno Santos, que, solto no interior da área, rematou com relativa facilidade, sem hipóteses para Helton. O médio, cedido pelo Benfica aos ‘castores’, não festejou.

Em desvantagem, Jorge Jesus desfez o sistema de três centrais, tirando André Almeida para entrar Pizzi no apoio a Darwin, enquanto Taarabt rendeu Gedson no meio-campo, mas sem efeito, pois o Benfica sentiu ainda mais dificuldades em penetrar a sólida defesa do Paços de Ferreira, à exceção de um cabeceamento de Darwin à trave (65).

Antes de sair, o dianteiro uruguaio voltou a ameaçar, mas o remate cruzado saiu mal, dando lugar, tal como Weigl, a Seferovic e a Gonçalo Ramos, fazendo recuar Pizzi para o meio-campo, com Taarabt, e, desta vez, as substituições tiveram o efeito pretendido.

De livre direto, Grimaldo fez levantar todo o estádio com um fantástico golo, aos 78, sem qualquer hipótese para Vekic, que bem se esticou, mas a bola entrou na ‘gaveta’.

Empolgados pela igualdade, os ‘encarnados’ partiram em busca da ‘cambalhota’ no marcador, sentenciada de imediato, aos 81 minutos, com um cabeceamento do suíço Seferovic, num positivo regresso de lesão, em resposta a um grande passe de Taarabt.

Os pacenses perderam forças e uma perda de bola em zona proibida, face à pressão de Everton, terminou nos pés de Rafa, que, na meia-lua, desfez qualquer dúvida, embora tenha sido o brasileiro, nos descontos, a dar a ‘machadada’ final, num ataque rápido.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?