loading

Crónica: Al-Hilal domina Steleers e 'coroa' Leonardo Jardim

O Al-Hilal, comandado pelo treinador português Leonardo Jardim, dominou hoje o Pohang Steelers, que venceu por 2-0, em Riade, para conquistar pela quarta vez a Liga dos Campeões asiática de futebol.

Crónica: Al-Hilal domina Steleers e 'coroa' Leonardo Jardim

A atuar em casa, a formação saudita marcou logo na primeira jogada da final, num ‘tiro’ de Nasser Al-Dawsari, aos 19 segundos, e sentenciou o encontro aos 73 minutos, com um tento do ex-portista Marega, servido pelo francês Gomis.

Os sauditas confirmaram, assim, o favoritismo e passaram a ser a única equipa com quatro ‘Champions’ asiáticas, repetindo os sucessos de 1991, 1999/2000 e 2019, precisamente face à outra equipa que tinha três troféus (1996/97, 1997/98 e 2009).

Quanto a Leonardo Jardim, tornou-se o primeiro treinador português a vencer a principal prova asiática de clubes, no que foi o seu 13.º jogo sem perder, em 13 jogos, pelo clube saudita, no qual substituiu o compatriota José Morais.

A formação da 'casa' já era favorita e entrou, praticamente, a ganhar, já que não foram precisos mais do que 19 segundos para Nasser Al-Dawsari roubar a bola a Kvesic, avançar no terreno e rematar forte ao ângulo superior direito, inaugurando o marcador.

Os ‘forasteiros’ ficaram algo atordoados, mas, aos 12 minutos, quase restabeleceram a igualdade, num remate à entrada da área de Sin Jin-Ho, ‘detido’ pela barra, após sobrevoar Al Maiouf, que, depois, deteve a recarga de Lim Sang-Hyub.

Até ao intervalo, e mesmo com menos posse de bola, os sauditas foram mais perigosos, ameaçando o segundo tento por Al Burayk (22 minutos) e Gomis (24 e 31), com os sul-coreanos a responderem apenas nos descontos, num cabeceamento de Gwon Wan-Gyu (45+1).

O segundo tempo começou com nova tentativa de Gomis (47 minutos) e livres perigosos de Matheus Pereira (58), ex-jogador do Sporting, e Marega (61), mas o segundo golo acabou mesmo por surgir, aos 63 minutos, com Gomis a servir Marega e este a ganhar na força o duelo com Jeon Min-Gwang e a bater Lee Jun com um remate cruzado, sobre a direita.

A formação sul-coreana, que só tinha feito um remate com relativo perigo após o intervalo, por Lim Sang-Hyub (58 minutos), passou, então, a arriscar mais, mas, ao ‘partir’ o jogo, este ficou ainda mais favorável para o Al-Hilal.

Com espaço, o conjunto de Leonardo Jardim esteve várias vezes perto do terceiro golo, mas Matheus Pereira (76 minutos), Gomis (81) e Marega (90+2) não conseguiram marcar, enquanto, do outro lado, Al Mufarrij fez dois bons cortes (70 e 90+4).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?