loading

Crónica: Benfica conquista empate adocicado em Barcelona e mantém-se na rota dos ‘oitavos’

O Benfica manteve-se hoje na rota dos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol e assegurou a continuidade nas provas europeias, ao empatar 0-0 no estádio do FC Barcelona, num jogo com demasiadas oportunidades para terminar em ‘branco’.

Crónica: Benfica conquista empate adocicado em Barcelona e mantém-se na rota dos ‘oitavos’

A equipa lisboeta, que teve no guarda-redes Vlachodimos e no defesa Otamendi os principais responsáveis por um empate adocicado, parte para a sexta e última jornada do Grupo E atrás do Barcelona, mas com melhores perspetivas do que os espanhóis, tendo já hoje garantido que, na pior das hipóteses, disputará a Liga Europa em 2022.

O Barcelona mantém-se com dois pontos de vantagem sobre o Benfica, mas visitará dentro de duas semanas o Bayern Munique, líder 100% vitorioso e que hoje se confirmou como virtual vencedor do grupo, ao impor-se por 2-1 no reduto do Dínamo Kiev, enquanto os ‘encarnados’ recebem os ucranianos, já condenados a terminarem no último lugar.

A equipa treinada por Jorge Jesus, que detém ainda vantagem no confronto direto com os catalães, graças ao robusto triunfo por 3-0 alcançado no Estádio da Luz, em 29 de setembro, pareceu jogar com a possibilidade de ‘virar o tabuleiro’ a seu favor na derradeira ronda, apesar de nunca ter abdicado de tentar a marcar em Camp Nou, onde nunca triunfou.

A dimensão do adversário e do palco levou o Benfica a alinhar de início com três centrais, com Jorge Jesus a optar por colocar André Almeida, habitual lateral direito, no eixo defensivo, ao lado de Otamendi e Vertonghen, e com apenas quatro jogadores de características ofensivas: João Mário, Rafa, Everton e Yaremchuk.

Na estreia de Xavi Hernández como treinador em jogos europeus, o Barcelona assumiu as ‘despesas’ do jogo, com o beneplácito da equipa lisboeta, mas o remate de Demir, aos oito minutos, que Vlachodimos desviou com a ponta dos dedos, foi o mais perto que os anfitriões estiveram de marcar durante quase toda a primeira parte.

O guarda-redes grego voltou a opor-se com segurança ao remate de Jordi Alba, aos 28 minutos, pouco antes de o desvio fulminante de cabeça de Yaremchuk, aos 34, ter encontrado no caminho o guardião alemão Ter Stegen, na melhor oportunidade dos visitantes na primeira parte.

Aos 43 minutos, Vlachodimos ainda ‘voou’, mas nada pôde fazer para evitar que o remate de Demir fosse devolvido pela barra da baliza, já depois de o árbitro russo Sergei Karasev ter invalidado um golo notável a Otamendi, aos 35, por considerar que a bola saiu no momento da marcação do pontapé de canto.

O defesa argentino teve uma ação de mérito equivalente no início da segunda parte, aos 57 minutos, mas no interior da sua área, quando evitou, com um corte tão desesperado quanto precioso, que Depay, provavelmente, inaugurasse o marcador, após ter deixado Vertonghen por terra.

Jorge Jesus procurou dar uma nova alma ao ataque benfiquista com as trocas de Yaremchuk e João Mário por Darwin Nuñez e Taarabt, aos 59 minutos, mas foi a entrada de Dembélé, recuperado de lesão, para o lugar de Demir, aos 66, que agitou o ataque do ‘Barça’.

Dois minutos mais tarde, foi do avançado francês que partiu o cruzamento perfeito para o remate de cabeça de Frenkie de Jong, desviado sobre a barra pelos reflexos apurados de Vlachodimos, que só não conseguiu deter o desvio de Ronald Araújo aos 83, mas o defesa uruguaio estava em posição irregular e o golo foi invalidado.

Nos frenéticos minutos finais, Dembélé voltou a ‘obrigar’ Otamendi a novo corte providencial e Pique errou por pouco o alvo, após um canto, mas pertenceu ao recém-entrado Seferovic a última – e mais flagrante – ocasião para quebrar o ‘impasse’, aos 90+4 minutos, atirando ao lado de uma baliza deserta, depois de ter ultrapassado Ter Stegen.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?