loading

QF Mundial-2022: Portugal tem pleno de apuramentos no 'play-off'

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se nas três presenças no ‘play-off’ de acesso a grandes competições, em vésperas de ter de decidir da mesma forma a presença no campeonato do Mundo de 2022.

QF Mundial-2022: Portugal tem pleno de apuramentos no 'play-off'

Ao ficar-se pelo segundo lugar do Grupo A europeu de apuramento para o Qatar2022, Portugal vai ter de discutir a presença na prova do próximo ano em dois jogos, a uma mão, a eliminar, um em casa, como cabeça de série, e outro a determinar por sorteio.

Na corrida aos Mundiais de 2010 e 2014 e ao Europeu de 2012, a formação das ‘quinas’ logrou superar o ‘play-off’, mas nessas ocasiões só teve de bater um adversário, e a duas mãos, nas duas primeiras ocasiões a Bósnia-Herzegovina e na última a Suécia.

Em novembro de 2009, na primeira vez que disputou um ‘play-off’, a seleção lusa jogou o acesso ao Mundial de 2010 face aos bósnios e começou com um triunfo por 1-0 na Luz, no dia 14, selado pelo central Bruno Alves, aos 31 minutos.

A vantagem não era muito folgada, mas, em Zenica, quatro dias depois, Portugal voltou a vencer, pelo mesmo resultado, desta vez graças a um golo do médio Raul Meireles, aos 56 minutos.

Dois anos volvidos, o cenário repetiu-se, sendo que, desta vez o ‘play-off’ com a Bósnia-Herzegovina começou a ser jogado em Zenica, onde se registou um ‘nulo’, em 11 de novembro.

Na Luz, em 15 de novembro, a seleção lusa não teve dificuldades em conseguir o apuramento, materializado com uma goleada por 6-2, obtida com ‘bis’ de Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga e tentos de Nani e Miguel Veloso.

Para não variar, na qualificação seguinte, para o Mundial de 2014, Portugal também não conseguiu dispensar o ‘play-off’, sendo que, desta vez, o adversário foi a Suécia.

Como também é habitual, a Luz foi escolhida para o jogo caseiro e a seleção das ‘quinas’ entrou a ganhar, graças a um golo ‘tardio’ (82 minutos) de Cristiano Ronaldo.

O então jogador do Real Madrid realizou, depois, uma portentosa exibição na Suécia, onde, em 19 de novembro de 2013, conseguiu um ‘hat-trick’, com golos aos 50, 77 e 79 minutos, que ‘anulou’ o ‘bis’ de Zlatan Ibrahimovic, aos 68 e 72.

Nestas três qualificações em que não conseguiu o apuramento direto, Portugal ficou atrás de Dinamarca (Mundial2010 e Euro2012) e Rússia (Mundial2014), sendo que, desta vez, a ‘carrasca’ foi a Sérvia.

Uma ‘impensável’ derrota caseira face aos sérvios (1-2), quando bastava o embate, atirou Portugal para o ‘play-off’, no qual terá agora de ultrapassar dois adversários, em jogo único, para chegar à fase final do Mundial de 2022, no Qatar.

Face aos 17 pontos conquistados no Grupo A europeu de apuramento, o ‘onze’ de Fernando Santos será cabeça de série no sorteio de 26 de novembro e anfitrião nas meias-finais. Para a final, a equipa caseira será determinado por sorteio.

Os encontros do ‘play-off’ de apuramento vão ser disputados em 24 e 29 de março de 2022.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?