loading

Síntese: Sporting de regresso às grandes noites, AC Milan reentra na luta

O Sporting já está nos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, depois de uma vitória histórica em Alvalade sobre o Dortmund, e o FC Porto perdeu em Liverpool, mas continua a depender apenas de si para seguir em frente.

Síntese: Sporting de regresso às grandes noites, AC Milan reentra na luta

Com o 3-1 ao Borussia Dortmund hoje à noite, os 'leões' fizeram o que precisavam para se fixarem no segundo lugar do seu grupo, atrás do 'intratável' Ajax, e regressam aos oitavos de final após uma ausência de 13 anos, então com Paulo Bento ao comando.

No grupo B, os 'dragões' caíram sem surpresas em Liverpool, por 2-0, ao mesmo tempo que o AC Milan surpreendia o Atlético em Madrid, por 1-0. O FC Porto passa com uma vitória sobre o campeão espanhol, mas até o empate pode chegar, se os italianos não ganharem o seu último jogo.

A ronda de hoje 'carimbou' o apuramento de Sporting, mas também de Manchester City, Paris Saint-Germain, Real Madrid e Inter de Milão.

No grupo C, e já depois de mais uma vitória do Ajax - 2-1 sobre o Besiktas - o jogo de Lisboa era encarado como uma verdadeira 'final' pelas duas equipas, que entravam igualadas com seis pontos.

Passar a fase de grupos da 'Champions' era uma memória distante, da época 2008/09, e os pupilos de Ruben Amorim souberam estar à altura do momento, sobretudo graças a uma melhor eficácia na finalização.

O Borussia rematou mais e teve mais posse de bola, mas na hora da verdade foram os dois belos golos de Pedro Gonçalves (30 e 39) que colocaram Alvalade ao rubro. Aos 81, e já com o Sporting em superioridade numérica, por expulsão de Can, Pedro Gonçalves permitiu a defesa num penálti, mas o rápido Pedro Porro emendou, de cabeça, para o 3-0.

Na parte final o Borussia ainda conseguiu reduzir aos 90+3, através de Malen, mas não mais que isso, e segue para a Liga Europa.

Tão 'intratável' como Ajax e Bayern está o Liverpool, que com este expectável 2-0 ao 'dragão' em Anfield Road chega aos 15 pontos.

Thiago Alcântara, 52 minutos, e Mohamed Salah, aos 70, fizeram os dois golos da noite, com o Liverpool a prescindir de 'acelerar' muito e o FC Porto sem soluções, mais uma vez, para o histórico inglês.

O FC Porto beneficiou da derrota por 1-0 sofrida pelo Atlético de Madrid na receção ao AC Milan para se manter no segundo lugar da ‘poule’, com cinco pontos, mais um do que espanhóis e italianos, necessitando de vencer na última ronda na receção aos ‘colchoneros’ para não ficar dependente do resultado do jogo entre milaneses e Liverpool.

O brasileiro Junior Messias 'gelou' o Wanda Metropolitano de Madrid aos 87 minutos, com um golo que permite aos milaneses ainda 'sonhar'.

No grupo A, o Manchester City bateu o Paris SG por 2-1, mas ambos festejam graças à ajuda do Leipzig, que goleou por 5-0 em Brugge.

Cinco portugueses estiveram em campo no estádio Etiahd - João Cancelo, Ruben Dias e Bernardo Silva (com uma assistência), pelo City, Nuno Mendes e Danilo pelos parisienses.

Kyliam Mbappé adiantou os gauleses, aos 50 minutos, após o que pelos locais 'faturaram’ Sterling, aos 63, e Gabriel de Jesus, aos 76, a passe de Bernardo Silva.

Em Brugge, o Leipzig 'esmagou' por 5-0, com um dos golos a pertencer a André Silva.

Nkunku (12 e 90+3), Forsberg (17, de grande penalidade, e 45+1) e o luso (26) apontaram os tentos de uma goleada totalmente inesperada para quem nos quatro jogos anteriores só tinha somado um ponto.

O City reforça-se como líder e tem 12 pontos, o suficiente para ganhar o grupo, já que os parisienses estão com oito. Mais atrás, Leipzig e Brugge seguem com quatro.

De tarde vencedor do Shahktar Donestk por 2-0, só à noite o Inter ficou a saber que se apurava no grupo D, depois da vingança do Real Madrid em Tiraspol, com 3-0 sobre o Sheriff.

Alaba (30), Toni Kroos (45+1) e Benzema (55) marcaram os golos de uma vitória especialmente saborosa, após a vitória do Sheriff em Madrid, na segunda jornada.

Com a 'lógica reposta' na classificação do grupo, o Real Madrid atinge os 12 pontos e o Inter 10. Fora do apuramento, o Sheriff tem seis, mais cinco do que os ucranianos.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?