loading

LC: FC Porto e Benfica tentam garantir uma das cinco vagas disponíveis

FC Porto, que recebe o Atlético Madrid, e Benfica, que defronta na Luz o Dinamo Kiev, vão tentar assegurar um dos cinco lugares ainda vagos e juntar-se ao Sporting nos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol.

LC: FC Porto e Benfica tentam garantir uma das cinco vagas disponíveis

Na sexta e decisiva jornada da fase de grupos da ‘Champions’, ‘dragões’ e ‘encarnados’ vão entrar em campo com reais possibilidades de avançar na mais importante competição de clubes e garantir um lugar no conjunto das melhores 16 equipas europeias, em que já está o Sporting, que superou com alguma surpresa o Borussia Dortmund no Grupo C.

No Estádio do Dragão, o FC Porto vai entrar em campo sabendo que um triunfo sobre o Atlético Madrid garante logo a passagem no Grupo B, embora um empate também possa ser suficiente, caso o AC Milan, de Rafael Leão, não vença na receção ao Liverpool, de Diogo Jota, já qualificado com o primeiro lugar do agrupamento.

No Grupo E, o Benfica está sempre obrigado a bater o Dinamo Kiev, o campeão ucraniano, que faz a sua despedida esta época das provas europeias, e tem que esperar que o FC Barcelona não vença em Munique o Bayern, também já apurado no primeiro posto.

No arranque da sexta ronda, o FC Porto pode igualmente dizer adeus de forma prematura às provas europeias, caso perca com o Atlético Madrid e o AC Milan vença o Liverpool, enquanto o Benfica já sabe que, pelo menos, o pior cenário é a despromoção à Liga Europa.

A cumprir ‘calendário’, embora tenha sempre alguns ‘milhões’ em disputa, o Sporting vai jogar em Amesterdão com o Ajax, já com tudo definido no agrupamento, com Coates e Palhinha a serem baixas confirmadas, depois de já terem falhado o dérbi com o Benfica (3-1).

Sem Pepe, baixa quase certa devido a lesão, e sem Uribe, castigado, o FC Porto joga o acesso aos ‘oitavos’ com o Atlético Madrid, atual campeão espanhol e equipa de João Félix, emblema que, com surpresa, chega a esta fase com apenas quatro pontos, mas que promete fazer vida difícil aos ‘dragões’.

O jogo no Dragão promete ser dos mais emotivos da sexta jornada, com o Atlético Madrid a sair vitorioso da última vez que esteve no Porto (2-1), em 2013, também para a fase de grupos da ‘Champions’, enquanto a formação portuguesa venceu os ‘colchoneros’ (2-0), em 2009, também na mesma fase e mesma prova.

Já o Benfica, ‘magoado’ pelo desaire caseiro com o eterno rival Sporting para o campeonato, tem um registo perfeito nos jogos em Lisboa com o Dinamo Kiev (1-0 em 2016 para a ‘Champions’ e 5-0 em 1992 para a Taça dos Campeões Europeus) e precisa de manter a tradição para continuar em frente na prova, sempre com a ‘ajuda’ do Bayern Munique, que recebe o FC Barcelona num dos jogos da ronda à porta fechada, devido à pandemia de covid-19.

Além desses grupos com equipas portugueses, as decisões vão também passar pelo Grupo F, com Villarreal e Atalanta a lutarem pelo segundo lugar e por quem acompanha o Manchester United, de Diogo Dalot, Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo, para a próxima fase.

Numa ‘final’, a Atalanta recebe o Villarreal, vencedor da Liga Europa na última temporada.

Totalmente em aberto está o Grupo G, com o Lille, de Tiago Djaló, José Fonte, Xeka e Renato Sanches, a partir na ‘pole position’ na última ronda, com Salzburgo, Sevilha e Wolfsurgo a terem igualmente hipóteses de seguir em frente.

O Wolfsburgo recebe o Lille, enquanto o Sevilha, de Julen Lopetegui (ex-técnico do FC Porto) joga em Salzburgo.

Além do Sporting, Bayern Munique, Liverpool, Chelsea, Manchester United, Manchester City, Ajax, Juventus, Inter Milão, Paris Saint-Germain e Real Madrid têm continuidade assegurada na ‘Champions’.

Programa da jornada

Terça-feira, 7 de Dezembro de 2021
PSG - Club Brugge, 4 - 1
RB Leipzig - Man City, 2 - 1
Ajax - Sporting, 4 - 2
Real Madrid - Inter, 2 - 0
Milan - Liverpool, 1 - 2
FC Porto - Atlético Madrid, 1 - 3
Shakhtar - Sheriff Tiraspol, 1 - 1
Dortmund - Besiktas, 5 - 0

Quarta-feira, 8 de Dezembro de 2021
Juventus - Malmo, 1 - 0
Zenit - Chelsea, 3 - 3
VfL Wolfsburg - Lille, 1 - 3
RB Salzburg - Sevilla, 1 - 0
Benfica - Dynamo Kyiv, 2 - 0
Bayern München - Barcelona, 3 - 0
Man Utd - Young Boys, 1 - 1

Quinta-feira, 9 de Dezembro de 2021
Atalanta - Villarreal, 2 - 3

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?