loading

Crónica: Vitória opera reviravolta sobre Tondela em jogo com quatro penáltis

O Vitória de Guimarães esteve a perder por 2-0, mas venceu hoje o Tondela por 5-2, em partida da 14.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol que terminou em superioridade numérica.

Crónica: Vitória opera reviravolta sobre Tondela em jogo com quatro penáltis

Após o adiamento da receção ao Moreirense, da ronda anterior, os beirões abriram o marcador de penálti, por João Pedro, aos 18 minutos, e aproveitaram as fragilidades defensivas contrárias para alargar a vantagem por Iker Undebarrena, aos 27, antes dos minhotos ‘virarem’ o resultado com penáltis marcados por Tiago Silva (32), Oscar Estupiñán (41) e Marcus Edwards (62) e selarem o resultado com novo golo do inglês (81) e Rúben Lameiras (88).

Graças à segunda reviravolta em duas jornadas seguidas, a equipa treinada por Pepa ascendeu provisoriamente à quinta posição da tabela, com 22 pontos, ao passo que os comandados de Pako Ayestaran ocupam o 12.º lugar, com 12, tendo perdido o defesa Manu Hernando para o próximo jogo, devido à expulsão ao minuto 61, por ter impedido o golo de Bruno Duarte com a mão no terceiro penálti minhoto.

As duas primeiras ameaças de golo tiveram origem nos pés do vitoriano Marcus Edwards, o jogador que mais se evidenciou em campo, ao assistir Oscar Estupiñán para um remate à figura de Pedro Trigueira, aos nove minutos, e atirou a rasar o poste aos 12, após jogada individual.

De volta à competição após a pausa motivada pelo surto do novo coronavírus no seu plantel, o Tondela apresentou-se compacto atrás e veloz no contra-ataque, tendo beneficiado do erro de cálculo de Abdul Mumin e da entrada de Borevkovic sobre Jhon Murillo para ter um penálti a seu favor na primeira vez que chegou à área contrária.

Após a espera pelo parecer do videoárbitro, João Pedro rematou para o lado contrário de Bruno Varela, marcando pela sexta vez na presente edição da I Liga contra o clube onde cumpriu a formação e se estreou como sénior. Não festejou.

Com o ‘nulo’ desfeito, a organização dos vimaranenses sem bola ‘ruiu’, os auriverdes ‘galvanizaram-se’ e aproximaram-se do segundo golo aos 21 minutos, num remate de Murillo que tabelou em Borevkovic e ‘esbarrou’ na trave, antes de dilatarem mesmo a vantagem pelo médio Iker Undabarrena, num cabeceamento ao primeiro poste, após canto de Salvador Agra.

Perante novo golo sofrido, a equipa treinada por Pepa reagiu, avançou no terreno e acertou no poste por Marcus Edwards, antes de Khacef derrubar Oscar Estupiñán no interior da área.

Tiago Silva converteu a grande penalidade, ao atirar para o lado contrário do escolhido por Pedro Trigueira, e deu ainda mais ânimo ao pendor ofensivo vimaranense, que se intensificou até novo penálti, cometido por Eduardo Quaresma sobre Rochinha, aos 40, antes de Oscar Estupiñán restabelecer a igualdade, aos 41.

Com as formações de novo empatadas, instalou-se uma toada ‘vertiginosa’ que se estendeu desde o final da primeira parte até ao minuto 15 da segunda, com sucessivos ataques rápidos de um lado e de outro até à grande penalidade que consumou a reviravolta.

O recém-entrado central dos beirões Manu Hernando impediu o golo de Bruno Duarte com a mão, num lance sancionado após consulta do videoárbitro, e viu o cartão vermelho direto ao minuto 61, antes de Marcus Edwards bater Pedro Trigueira, aos 62, a partir da ‘marca dos 11 metros’.

Pela primeira vez em desvantagem, o Tondela viu-se forçado a assumir as despesas do jogo, mas abriu espaços na retaguarda, aproveitados pelos vimaranenses para aumentarem a margem, em novo golo do inglês, na recarga a uma finalização de Bruno Duarte, e pelo recém-entrado Rúben Lameiras, isolado.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?