loading

UEFA elogia os feitos da «lenda» do Real Madrid Francisco Gento

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem vence a Liga dos Campeões 2021-2022?

A UEFA homenageou hoje a «lenda» Francisco 'Paco' Gento, que faleceu aos 88 anos, recordando que o antigo jogador foi uma «figura chave» na equipa do Real Madrid que venceu as cinco primeiras Taças dos Campeões da Europa.

UEFA elogia os feitos da «lenda» do Real Madrid Francisco Gento

“Extremo-esquerdo pioneiro pelo seu futebol rápido e baixo centro de gravidade, Gento chegou ao Real Madrid vindo do Real Racing Club em 1953 e teve um sucesso sem precedentes durante as suas 18 temporadas na capital espanhola”, destacou o organismo.

No elogio foi destacado o facto de Gento ser o único futebolista que conquistou a maior prova europeia de clubes por seis vezes, tendo marcado nas finais de 1957 e 1958.

A “brilhante carreira” que a UEFA enaltece inclui um recorde de oito finais disputadas nesta prova, feito que partilha com o italiano Paolo Maldini, tendo alinhado em 600 jogos pelo Real Madrid, nos quais marcou 182 golos, e 43 pela seleção de Espanha, com cinco tentos.

A UEFA recordou as palavras de Gento em entrevista ao seu site, em 2006, nas quais assumia que “foi um imenso prazer jogar com tantos futebolistas mágicos”.

“Vencer a Taça dos Campeões da Europa é verdadeiramente a maior façanha”, reconheceu.

Gento representou os ‘merengues’ entre 1953 e 1971, altura em que ganhou igualmente 12 campeonatos de Espanha, também um recorde que ostenta sozinho, além de duas Taças do Rei e uma Taça Intercontinental.

Em 2016, dois anos após a morte de Alfredo Di Stéfano, foi nomeado presidente honorário do clube espanhol.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Na Primeira Página