loading

Câmara da Guarda surpreendida com Academia de Futebol projetada para Celorico da Beira

A Câmara Municipal da Guarda, presidida por Sérgio Costa (Movimento Pela Guarda), mostrou-se hoje surpreendida por a Associação de Futebol ter projetado a construção de uma Academia para o concelho de Celorico da Beira.

Câmara da Guarda surpreendida com Academia de Futebol projetada para Celorico da Beira

A Associação de Futebol da Guarda (AFG) anunciou, na semana passada, que submeteu à Federação Portuguesa de Futebol o projeto de criação de uma Academia de Futebol em Celorico da Beira, um local “dotado de uma localização geográfica privilegiada”.

O projeto “é uma parceria entre a Associação de Futebol da Guarda e a Câmara Municipal de Celorico da Beira”, referiu a fonte.

O executivo municipal da Guarda, liderado pelo independente Sérgio Costa, afirmou num comunicado que “foi confrontado e surpreendido com a decisão da Associação de Futebol da Guarda em submeter à Federação Portuguesa de Futebol a decisão de construção de uma Academia de Futebol em Celorico da Beira”.

“Foi, unicamente, pelas declarações prestadas à comunicação social pela AFG, que tivemos conhecimento que o anterior executivo da Câmara Municipal da Guarda teria apresentado uma candidatura à construção de uma Academia de Futebol”, acrescentou.

Na nota, o município lembrou que, “como é público, não houve qualquer passagem de ‘dossiers’ do anterior executivo para o atual”.

E acrescentou: “Mas, mesmo com esta infeliz falha democrática, não seria o normal e correto papel da AFG enviar nova comunicação ao novo executivo da Câmara Municipal da Guarda, sabendo que o executivo sofreu uma mudança há bem pouco tempo, para que as eventuais dúvidas fossem sanadas?”.

Segundo a fonte, no concelho estão “as maiores escolas de formação de todo o distrito” e “só o [clube] NDS possui, neste momento, perto de 300 atletas”.

“É com tristeza e perplexidade que nos parece assistir a uma tentativa de levar esta situação para caminhos políticos e não caminhos desportivos, sendo do nosso total desconhecimento outros quaisquer interesses que estejam por trás desta decisão”, sublinhou.

O município vai “informar a Federação Portuguesa de Futebol de todos os contornos” da situação.

Segundo a AFG, o projeto da Academia que foi apresentado à Federação Portuguesa de Futebol “vai responder às ‘necessidades das seleções distritais e treinos dos árbitros, entre outras atividades’”.

Fonte da direção da AFG disse à agência Lusa que para a concretização do projeto vai ser celebrado um protocolo entre a associação e a Câmara Municipal de Celorico da Beira para cedência dos espaços já existentes no atual complexo desportivo municipal.

O projeto envolve uma estimativa de investimento da ordem dos 650 mil euros, adiantou.

Faz parte do projeto da Academia de Futebol da AFG a criação de bancadas e a execução de um campo em relva sintética.

Está também prevista a construção de um campo de futebol de praia, a ampliação das instalações de apoio existentes, “com a criação de quatro gabinetes de trabalho, e de mais dois balneários para jogadores e um para árbitros, perfazendo um total de quatro balneários para jogadores e dois para árbitros”, bem como “a criação de um ginásio, sala de formação e gabinete médico, e a construção de vedação de todo o recinto”.

A associação salientou, ainda, “a existência de um terreno destinado à construção de um pavilhão desportivo para, de entre muitas, a prática de futsal”.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?