loading

Ucrânia: UEFA obriga seleções e clubes da Bielorrússia a jogar em campo neutro

Os clubes e seleções da Bielorrússia estão obrigados a disputar os jogos como visitados das competições da UEFA em terreno neutro e sem a presença de público, anunciou hoje o organismo regulador do futebol europeu.

Ucrânia: UEFA obriga seleções e clubes da Bielorrússia a jogar em campo neutro

A decisão tem efeitos imediatos e foi tomada durante a reunião do Comité Executivo da UEFA, que na segunda-feira anunciou a suspensão de clubes e seleções russos de todas as suas competições, em posição conjunta com a FIFA, devido à invasão da Ucrânia pela Rússia.

“O Comité Executivo da UEFA, reunido hoje, decidiu que todos os clubes e seleções da Bielorrússia a competir nas provas da UEFA devem disputar os jogos como visitados em terreno neutro, com efeito imediato. Além disso, não será autorizada a presença de espetadores”, indica o organismo, em comunicado.

O órgão executivo da UEFA adiantou que vai convocar mais reuniões, “numa base regular”, a fim de “reavaliar a situação à medida que evolui e adotar novas medidas, se necessário”.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar com três frentes na Ucrânia – uma das quais provenientes da Bielorrússia -, com forças terrestres e bombardeamentos em várias cidades.

As autoridades de Kiev contabilizaram, até ao momento, mais de 2.000 civis mortos, incluindo crianças, e, segundo a ONU, os ataques já provocaram mais de 100 mil deslocados e pelo menos 836 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.

O Presidente russo, Vladimir Putin, justificou a “operação militar especial” na Ucrânia com a necessidade de desmilitarizar o país vizinho, afirmando ser a única maneira de a Rússia se defender e garantindo que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional, e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas para isolar ainda mais Moscovo.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?