loading

Crónica: Portugal perde em jogo de ‘avalanche’ ofensiva da Alemanha

A seleção portuguesa feminina de futebol perdeu hoje por 3-0 com a Alemanha, num jogo em que a superioridade ofensiva germânica se traduziu em golos, em partida disputada em Bielefeld, referente à fase de qualificação para o Mundial-2023.

Crónica: Portugal perde em jogo de ‘avalanche’ ofensiva da Alemanha

A defesa Lena Oberdorf ‘inaugurou o marcador’ aos 40 minutos, Klara Bühl dilatou a vantagem, aos 55, e Felicitas Rauch ‘fechou as contas’, aos 80, num jogo que correspondeu à segunda derrota de Portugal no grupo H da qualificação, em que é terceiro classificado, com 13 pontos em sete jogos, a oito da líder Alemanha e a dois da vice-líder, Sérvia.

Campeã mundial por duas vezes e europeia por oito, a equipa às ordens da selecionadora Martina Voss-Tecklenburg impôs a sua dinâmica ofensiva desde o primeiro minuto e fez da guarda-redes lusa a protagonista dos 10 minutos iniciais: Inês Pereira atrapalhou a recarga de Tabea Wassmuth, aos dois, travou o remate de Klara Bühl, aos cinco, e opôs-se ao cabeceamento de Lina Magull, aos sete.

Depois dessa primeira ‘avalanche’ ofensiva germânica, a formação às ordens do selecionador Francisco Neto acalmou o ritmo do jogo nos minutos seguintes, resguardando melhor a sua baliza, mas revelou-se incapaz de guardar a bola e de sair em contra-ataque.

A exceção a essa inoperância nas transições deu-se ao minuto 34, já depois da saída da capitã Dolores Silva, lesionada, quando Jéssica Silva progrediu pela esquerda e enquadrou-se com a baliza, antes de servir Ana Borges para uma finalização que não surgiu.

O domínio alemão permanecia, contudo, incontestado e traduziu-se em golo na sequência de um canto, com Lena Oberdorf a cabecear para o fundo das redes, em zona frontal, após um toque de calcanhar de Kathrin-Julia Hendrich.

Uma das mais interventivas atletas germânicas, Lina Magull, testou novamente a atenção de Inês Pereira, aos 47 minutos, antes de Klara Bühl fazer o segundo golo à ‘boca’ da baliza, em resposta a cruzamento de Giulia Gwinn.

Vencedora de todos os jogos até agora disputados na fase de qualificação para o mundial que vai decorrer na Austrália e na Nova Zelândia, entre 20 de julho e 20 de agosto de 2023, a Alemanha conteve a reação portuguesa, quase sempre à boleia das incursões de Jéssica Silva, e selou o resultado num remate cruzado de Felicitas Rauch, assistida por Svenja Huth.

Portugal volta a jogar para o grupo H na terça-feira, frente à Bulgária, sexta e última classificada, em partida marcada para as 19:00, no Estádio Cidade de Barcelos.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?