loading

Síntese: Moreirense goleia e vai disputar ‘play-off’, Tondela e Belenenses SAD despromovidos

O Moreirense assegurou hoje a presença no ’play-off’ para a manutenção na I Liga de futebol, ao golear o rival Vizela (4-1), enquanto Tondela e Belenenses SAD foram despromovidos ao segundo escalão.

Síntese: Moreirense goleia e vai disputar ‘play-off’, Tondela e Belenenses SAD despromovidos

No Estádio Parque Joaquim de Almeida Freitas, o jogo da 34.ª e última jornada ficou muito condicionado para os vizelenses, desde os três minutos, face à expulsão de Ivanildo, um cenário que empurrou os cónegos para um triunfo muito tranquilo, mas sempre com os ouvidos em Tondela, que não podia vencer em casa os ‘axadrezados’.

Sorri Mané, aos oito minutos, Artur Jorge, aos 16, Derik, aos 30, e Yan Matheus, aos 66, anotaram os tentos do conjunto treinado por Ricardo Sá Pinto, que vai tentar, agora, deixar o Moreirense pela 13.ª vez no escalão principal. Para o Vizela, foi Marcos Paulo, já nos descontos, aos 90+3, na cobrança de um livre direto, a fazer o tento de honra.

Com esta goleada, os cónegos concluem o campeonato com 29 pontos, na 16.ª e na antepenúltima posição, lugar de ‘play-off’ diante do terceiro colocado da II Liga, relegando o Tondela (17.º, com 28) e Belenenses SAD (18.º, 26), que empataram com Boavista (2-2) e Arouca (0-0), respetivamente.

No ‘play-off’, o Moreirense irá tentar assegurar a manutenção com o terceiro colocado da II Liga, a determinar no domingo, entre o trio Rio Ave e Desportivo de Chaves, que se defrontam em Vila do Conde, e Casa Pia, que visita o Leixões.

Em Tondela, os beirões estiveram por duas vezes no comando da partida e, consequentemente, com um pé no ‘play-off’, mas acabaram por fracassar, perante um Boavista (11.º posto, com 38) que soube responder por Kenji Gorré (51) e Yusupha (86), aos golos de Sagnan (41) e João Pedro (77).

Foram sete as temporadas que o Tondela se manteve entre os ‘grandes’ do principal escalão, sendo que, agora, tem de apontar ‘baterias’ à final da Taça de Portugal, frente ao outro finalista e campeão nacional FC Porto.

O Tondela acabou descer do primeiro escalão pela primeira vez na história, num registo que continua apenas ao alcance dos três ‘grandes’.

Com menos hipóteses de se manter na I Liga estava o Belenenses SAD, que tinha de vencer em Arouca e esperar que Moreirense e Tondela perdessem. Contudo, o emblema lisboeta não cumpriu com a sua obrigação, ficando-se pelo ‘nulo’ insuficiente.

Em dia de celebrações do 30.º título de campeão nacional do FC Porto, confirmado na passada semana, os ‘dragões’ encerram a prova no Estádio do Dragão com ‘chave de ouro’, uma vez que bateram o Estoril Praia por 2-0 e obtiveram um recorde de 91 pontos.

O FC Porto tinha chegado à liderança isolada para nunca mais de lá sair na 17.ª jornada, quando o Sporting perdeu nos Açores por 3-2, com o Santa Clara.

A equipa comandada por Sérgio Conceição estabeleceu um novo máximo de pontos no campeonato, mais três do que os alcançados pelos ‘dragões’, em 2017/18, e pelo Benfica, em 2015/16.

Hoje, na Invicta, o golo de Joãozinho, na própria baliza, aos 48 minutos, e outro do suplente Fernando Andrade (88) - em estreia na presente edição da prova -, garantiram a 29.ª vitória na prova.

No jogo que consagrou os portistas como campeões pela 30.ª vez, além de Fernando Andrade, Conceição lançou os guarda-redes Cláudio Ramos, titular hoje, Francisco Meixedo e o central Rúben Semedo, para também se sagrarem campeões.

No último jogo do dia, o Sporting fechou a edição 2021/22 da I Liga com uma goleada caseira imposta ao Santa Clara (4-0), fruto dos remates certeiros do brasileiro Bruno Tabata (41), dos espanhóis Pedro Porro (51) e Pablo Sarabia (56), que deverá ter cumprido o último jogo pelos ‘leões’, e do inglês Marcus Edwards (78).

A equipa treinada por Rúben Amorim encerra a prova com 85 pontos - os mesmos alcançados na temporada passada, que culminou com a conquista do título -, a seis do campeão FC Porto.

De resto, o confronto entre Marítimo e Portimonense, ambos já sem grandes objetivos na prova, terminou com o triunfo dos algarvios, por 1-0, com o tento do médio brasileiro Ewerton (80 minutos) a revelar-se suficiente para conseguir a vitória e somar os mesmos 38 pontos dos madeirenses na tabela.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?