loading

I Liga (balanço): Evangelista segura 'conturbado' Arouca após duas subidas

Duas subidas consecutivas depois, o Arouca, comandado por Armando Evangelista, voltou a surpreender e assegurou a manutenção na I Liga de futebol a uma jornada do fim, numa época conturbada, devido a lesões, covid-19 e falta de alternativas.

I Liga (balanço): Evangelista segura 'conturbado' Arouca após duas subidas

A duas semanas do início do campeonato, a formação da Serra da Freita fez um estágio no Luso com apenas 11 jogadores ‘fixos’ no plantel – oito dos quais desde o Campeonato de Portugal (agora Liga 3) -, o que levou o técnico a reclamar por reforços em cima do pontapé de saída e que continuaram a chegar até meados de setembro.

Ao início de calendário complicado, que previa embates com os três ‘grandes’, somaram-se duas derrotas nos dois primeiros jogos, a lesão grave de Sema Velásquez ao serviço da Venezuela, que o afastou até ao final do campeonato, e as saídas precoces da Taça da Liga, frente ao ‘secundário’ Rio Ave, e da Taça de Portugal, perante o Leça, do Campeonato de Portugal.

Contra tudo isto, o segredo do sucesso esteve na base construída por Evangelista desde a época passada, com Thales, João Basso – o mais utilizado do plantel – e Mateus Quaresma na defesa, Leandro Silva e Pedro Moreira no meio-campo e o trio ofensivo composto por Bukia, Arsénio e André Silva, que voltou a liderar a lista de melhores marcadores, com nove golos.

Ainda no ‘miolo’, Eboué Kouassi deu também um importante contributo como ‘pêndulo’, até se lesionar com gravidade em fevereiro, assim como David Simão e, na reta final, Alan Ruiz, além do croata Nino Galovic, que ganhou o lugar de Velázquez no ‘eixo’, numa boa incursão no mercado de inverno.

Após um ponto conquistado em seis jogos no final da primeira volta – a pior fase da época –, os arouquenses galvanizaram-se com duas vitórias (Estoril Praia e Vitória de Guimarães) e um empate (Famalicão) nos três primeiros jogos fora da segunda volta, apesar de continuarem um ‘jejum caseiro’ de triunfos que durou de novembro até abril.

Essa vitória inesperada – reduzidos a 10 na primeira parte – perante a equipa sensação Gil Vicente (2-1), com um golo ‘olímpico’ de André Silva, deu o mote à equipa e relançou a discussão da manutenção, que acabaria por ser assegurada com o empate diante do Santa Clara (1-1) e o triunfo sobre o Portimonense (1-0).

Depois de confirmarem a manutenção no ‘sofá’, devido à conjugação de resultados da penúltima jornada, os arouquenses fecharam a época com um ‘nulo’ na receção a Belenenses SAD e 31 pontos, que valeram o 15.º lugar, precisamente o último que garante a permanência.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?