loading

I Liga (balanço): Tondela desce pela primeira vez à II Liga

O Tondela falhou o objetivo de garantir a manutenção na I Liga portuguesa de futebol e caiu, pela primeira vez desde que chegou ao campeonato cimeiro, após sete anos, para a II Liga.

I Liga (balanço): Tondela desce pela primeira vez à II Liga

Desde que subiu à I liga, no final da época 2014/15, o Tondela tinha assegurado a manutenção nas últimas jornadas e por uma diferença mínima de pontos e, este ano, acabou mesmo por confirmar a descida no último jogo.

O técnico espanhol Pako Ayestarán, que tinha chegado ao clube em agosto de 2020, acabou por ser substituído a oito jornadas do fim do campeonato pelo técnico Nuno Campos, que nesta época tinha passado pelo Santa Clara.

Uma troca que aconteceu no pior momento da época, quando a equipa estava sem vencer há seis jornadas seguidas, desde a 20.ª, e assim permaneceu mais duas, já sob o comando de Nuno Campos, até alcançar a primeira vitória, em casa frente ao Marítimo, na 28.ª.

O melhor momento desta época aconteceu entre a 16.ª e a 18.ª jornadas, com três jogos seguidos sem derrotas, uma vitória em casa, frente ao Moreirense, seguida de dois empates, face ao Boavista e ao Santa Clara.

Nesta altura em que viveu o melhor momento da época, entre dezembro e janeiro, o Tondela também somou vitórias na corrida para a Taça de Portugal, tendo conseguido um feito histórico, ao apurar-se pela primeira vez para uma meia-final da ‘prova rainha’. Está na final e ainda pode ir à Europa.

Em termos individuais, o capitão João Pedro foi dos que mais se destacou. Autor de oito golos, três dos quais numa única jornada, a 11.ª, e todos eles de grande penalidade, na receção ao Marítimo (4-2).

Salvador Agra foi também um dos pilares da equipa, com seis golos no campeonato, enquanto o defesa Tiago Almeida, que chegou à equipa profissional através da formação, esteve igualmente em plano de destaque.

Fora dos ‘holofotes’ ao longo do campeonato estiveram Marcelo Alves, Matias Lacava, Telmo Arcanjo e Naoufel Khacef, cuja ‘luz’ foi desaparecendo ao longo da época. O central Jota foi forçado a abandonar o campeonato ao sofrer uma rotura do ligamento cruzado do joelho direito na quinta jornada.

O Tondela acabou a época no 17.º lugar, com 28 pontos, o pior resultado de sempre desde que chegou à I Liga no final da época de 2014/15. Pelo meio, deixou a melhor pontuação e posição, 38 pontos e 11.º lugar, na época de 2017/18.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?