loading

I Liga (balanço): Filme da prova, jornada a jornada

Filme da edição 2021/22 da I Liga portuguesa de futebol, jornada a jornada.

I Liga (balanço): Filme da prova, jornada a jornada

1.ª jornada (06, 07, 08 e 09 de agosto de 2021).

Golos marcados: 21 (8 na primeira parte + 13 na segunda).

Vitórias em casa: 5.

Empates: 0.

Vitórias fora: 4.

Resultados mais desnivelados: Sporting-Vizela (3-0), Tondela-Santa Clara (3-0) e Gil Vicente (Boavista).

Melhores marcadores: Pedro Gonçalves (Sporting), Daniel dos Anjos (Tondela) e Fran Navarro (Gil Vicente), 2.

A figura: Pedro Gonçalves (Sporting).

Melhor marcador da edição transata, Pedro Gonçalves começou com a ‘mira’ afinada e, com dois golos, catapultou o Sporting para um triunfo caseiro por 3-0 sobre o promovido Vizela, na abertura da prova, fazendo do campeão o primeiro líder.

O ‘vice’ FC Porto (2-0 ao Belenenses SAD, com tentos de Toni Martínez e Luis Díaz) e o Benfica (2-1 em Moreira de Cónegos, com tentos de Lucas Veríssimo e Waldschmidt) também ganharam, tal com o Sporting de Braga (2-0 no reduto do Marítimo).

Destaque ainda para o triunfo do Portimonense em Guimarães (1-0), selado por Beto, e do Estoril Praia em Arouca (2-0), num embate entre promovidos, e ainda para os ‘bis’ de Daniel dos Anjos (Tondela) e Fran Navarro (Gil Vicente).

2.ª jornada (13, 14, 15 e 16 de agosto).

Golos marcados: 22 (10 na primeira parte + 12 na segunda).

Vitórias em casa: 3.

Empates: 2.

Vitórias fora: 4.

Resultado mais desnivelado: Boavista-Paços de Ferreira (3-0).

Melhores marcadores: Toni Martínez (FC Porto) e Carlos Júnior (Santa Clara), 2.

A figura: Toni Martínez (FC Porto).

O Sporting segurou a liderança, ao vencer no reduto do Sporting de Braga por 2-1, com tentos de Jovane Cabral e do ‘inevitável’ Pedro Gonçalves e sofrimento na parte final, com a expulsão de Matheus Reis (80 minutos) e o golo de Alan Ruiz (90+2).

Com um ‘bis’ do espanhol Toni Martínez, no regresso a Famalicão, o FC Porto também triunfou (2-1), tal como o Benfica, que bateu em casa ao Arouca por 2-0, com tentos na primeira parte de Waldschmidt e do reforço Yaremchuk.

O Gil Vicente, que venceu por 1-0 em Portimão, com um tento de Samuel Lino, foi a única equipa que se conseguiu manter junto aos ‘grandes’, num ronda em que também o Marítimo logrou venceu como visitante (2-1 ao Belenenses SAD).

3.ª jornada (20, 21, 22 e 23 de agosto).

Golos marcados: 27 (11 na primeira parte + 16 na segunda).

Vitórias em casa: 4.

Empates: 1.

Vitórias fora: 4.

Resultado mais desnivelado: Vitória de Guimarães-Vizela (4-0).

Melhores marcadores: 27 jogadores com 1 golo.

A figura: Xadas (Marítimo).

Um golo de Xadas provocou a primeira perde de pontos de um ‘grande’ na edição 2021/22 da I Liga de futebol, valendo ao Marítimo uma igualdade (1-1) na receção ao FC Porto, que se tinha adiantado com um golo do colombiano Luis Díaz.

Pelo contrário, o Sporting venceu tranquilamente por 2-0 na receção ao Belenenses SAD, com tentos de Gonçalo Inácio e Palhinha, enquanto o Benfica superou o Gil Vicente, em Barcelos, com golos ‘tardios’ de Lucas Veríssimo e Grimaldo.

Nos outros encontros, destaque para os triunfos do Sporting de Braga em Moreira de Cónegos (3-2), selado aos 90+5 minutos por Ricardo Horta, e do Portimonense em Tondela (3-0), e para a goleada do Vitória de Guimarães ao Vizela (4-0).

4.ª jornada (27, 28 e 29 de agosto).

Golos marcados: 17 (8 na primeira parte + 9 na segunda).

Vitórias em casa: 4.

Empates: 4.

Vitórias fora: 1.

Resultado mais desnivelado: FC Porto-Arouca (3-0).

Melhores marcadores: 16 jogadores com 1 golo.

A figura: Gilberto (Benfica).

Os suplentes Rafa (71 minutos) e Gilberto (88) valeram ao Benfica a reviravolta na receção ao Tondela (2-1), que se adiantara por Salvador Agra, e a liderança isolada, com a ajuda do Famalicão, que empatou 1-1 perante o campeão Sporting.

Os ‘leões’, que estiveram a perder com um autogolo de Nuno Mendes e empataram com um tento de Palhinha, foram alcançados no segundo lugar por FC Porto (3-0 ao Arouca, com tentos de Uribe, Taremi e Marcano) e Estoril Praia (2-1 ao Marítimo).

Destaque ainda para a vitória do Paços de Ferreira em Portimão (1-0), selada por Douglas Tanque, e para o ‘nulo’ do Vitória de Guimarães na visita ao rival Sporting de Braga.

5.ª jornada (11, 12 e 13 de setembro).

Golos marcados: 24 (11 na primeira parte + 13 na segunda).

Vitórias em casa: 0.

Empates: 7.

Vitórias fora: 2.

Resultado mais desnivelado: Santa Clara-Benfica (0-5).

Melhores marcadores: Darwin Núñez (Benfica), Simon Banza (Famalicão), Marcos Paulo (Vizela) e Fran Navarro (Gil Vicente), 2.

A figura: Darwin Núñez (Benfica).

O Benfica somou o quinto triunfo em cinco jogos, ao golear fora o Santa Clara por 5-0, com tentos de Rodrigo Pinho, Darwin Núñez (dois), Rafa e Yaremchuk, e passou a contar mais quatro pontos do que Sporting e FC Porto, que empataram 1-1 em Alvalade.

No primeiro clássico da época, Nuno Santos adiantou os ‘leões’, aos 16 minutos, e, aos 71, o colombiano Luis Díaz restabeleceu a igualdade, atirando os dois clubes para o terceiro posto, também atrás do surpreendente Estoril Praia (2-1 em Tondela).

Numa quinta ronda sem qualquer vitória caseira e com uma maioria esmagadora de empates (sete, em nove jogos), a formação ‘canarinha’ venceu com tentos na primeira parte de Chiquinho e Leonardo Ruiz.

6.ª jornada (17, 18, 19 e 20 de setembro).

Golos marcados: 25 (9 na primeira parte + 16 na segunda).

Vitórias em casa: 4.

Empates: 4.

Vitórias fora: 1.

Resultado mais desnivelado: FC Porto-Moreirense (5-0).

Melhores marcadores: Luis Díaz e Taremi (FC Porto), Darwin Núñez (Benfica) e Iuri Medeiros (Sporting de Braga), 2.

A figura: Darwin Núñez (Benfica).

Novo ‘bis’ de Darwin Núñez e um raro tento de Weigl valeram ao líder Benfica o sexto triunfo, em seis jogos, na receção ao Boavista e a manutenção de quatro pontos de vantagem sobre o FC Porto e o Sporting, que voltaram a ultrapassar o Estoril.

Os ‘leões’ venceram precisamente no reduto dos ‘canarinhos’ (1-0), que ainda não tinham perdido, graças a um penálti do espanhol Pedro Porro (67 minutos), enquanto os ‘dragões’ golearam em casa o Moreirense por 5-0, com ‘bis’ de Luis Díaz e Taremi.

Destaque ainda para o 3-1 caseiro do Sporting de Braga face ao Tondela, com um ‘bis’ de Iuri Medeiros, e para o golo de Pité, nos descontos, aos 90+4 minutos, que impediu o Vitória de Guimarães de vencer em Arouca (2-2).

7.ª jornada (24, 25, 26 e 27 de setembro).

Golos marcados: 24 (10 na primeira parte + 14 na segunda).

Vitórias em casa: 3.

Empates: 4.

Vitórias fora: 2.

Resultado mais desnivelado: Vitória de Guimarães-Benfica (1-3).

Melhor marcador: Yaremchuk (Benfica), 2.

A figura: Yaremchuk (Benfica).

Um ‘bis’ de Yaremchuk e um tento de João Mário valeram ao Benfica o sétimo triunfo, em sete jogos, no reduto do Vitória de Guimarães (3-1), num ronda em que os perseguidores FC Porto e Sporting ganharam com golos de bola parada sobre o final.

Os ‘dragões’ venceram em Barcelos por 2-1, graças a um livre direto de Sérgio Oliveira, aos 89 minutos, depois de se terem adiantado com um ‘golão’ de Taremi, e o Sporting ganhou em casa o Marítimo por 1-0, com mais um penálti de Porro, aos 90+7.

Nos outros embates, destaque para o golo de Lincoln, aos 90+5 minutos, que custou ao Sporting de Braga a perda de mais dois pontos, no reduto do Santa Clara (1-1).

8.ª jornada (01, 02 e 03 de outubro).

Golos marcados: 22 (11 na primeira parte + 11 na segunda).

Vitórias em casa: 1.

Empates: 4.

Vitórias fora: 4.

Resultado mais desnivelado: Belenenses SAD Tondela (0-2).

Melhores marcadores: 22 jogadores com 1 golo.

A figura: Samuel Portugal (Portimonense).

O Portimonense, com uma grande atuação do guarda-redes Samuel Portugal, acabou, à oitava ronda, com o trajeto 100% vitorioso do líder Benfica, ao vencer na Luz por 1-0, materializado por um golo de Lucas Possignolo, aos 66 minutos.

A formação ‘encarnada’ ficou com apenas mais um ponto do que FC Porto, que ganhou em casa ao Paços de Ferreira por 2-1, numa reviravolta selada por Luis Díaz e Wendell, e o Sporting, vencedor por 2-1 em Arouca, com tentos de Matheus Nunes e Nuno Santos.

Numa ronda em que só os ‘dragões’ ganharam em casa, destaque para os triunfos fora de Vitória de Guimarães (2-1 ao Famalicão) e Tondela (2-0 ao Belenenses SAD), e o empate a dois do Boavista em Braga, conseguido com um tento de Yusupha, aos 89 minutos.

9.ª jornada (22, 23, 24 e 25 de outubro).

Golos marcados: 14 (6 na primeira parte + 8 na segunda).

Vitórias em casa: 2.

Empates: 2.

Vitórias fora: 5.

Resultados mais desnivelados: Tondela-FC Porto (1-3), Santa Clara-Famalicão (0-2) e Portimonense-Estoril Praia (0-2).

Melhor marcador: Taremi (FC Porto), 3.

A figura: Rafa (Benfica).

Um golo de Rafa, servido por Pizzi, sobre o final dos descontos, aos 90+8 minutos, valeu ao Benfica um triunfo por 1-0 em Vizela e a manutenção da liderança, com mais um ponto do que FC Porto e Sporting, que também venceram os seus jogos.

Os ‘azuis e brancos’ ganharam em Tondela por 3-1, com uma reviravolta protagonizada a ‘solo’ por Taremi, com um ‘hat-trick’, enquanto o Sporting bateu em casa o Moreirense por 1-0, com um tento do ‘capitão’ Coates, aos 16 minutos.

Destaque ainda para os triunfos em reduto alheio do Estoril Praia, em Portimão (2-0), do Sporting de Braga, em Barcelos (1-0), com um tento ‘madrugador’ do ‘miúdo’ Vítor Oliveira, e do Famalicão, nos Açores, com um ‘bis’ de Simon Banza.

10.ª jornada (29, 30 e 31 de outubro e 01 de novembro).

Golos marcados: 23 (10 na primeira parte + 13 na segunda).

Vitórias em casa: 5.

Empates: 3.

Vitórias fora: 1.

Resultados mais desnivelados: FC Porto-Boavista (4-1) e Sporting de Braga-Portimonense (3-0).

Melhores marcadores: Evanilson (FC Porto) e Galeno (Sporting de Braga), 2.

A figura: Rosier (Estoril Praia).

Um golo do francês Loreintz Rosier, aos 90 minutos, impediu o Benfica - que se adiantara por Lucas Veríssimo, logo aos dois – de vencer no reduto do Estoril (1-1) e entregou a liderança ao FC Porto, em igualdade pontual com o Sporting.

A formação portista ganhou de forma clara o dérbi portuense, superando em casa o Boavista por 4-1, com tentos de Luis Díaz, Evanilson (dois) e Danny Loader, e o Sporting bateu em casa o Vitória de Guimarães por 1-0, com novo tento de Coates.

O Benfica caiu para terceiro, seis pontos acima de Estoril e Sporting de Braga, que bateu em casa o Portimonense por 3-0, com ‘bis’ de Galeno, numa ronda em que o Gil Vicente foi a única equipa a ganhar fora (2-1 ao Marítimo).

11.ª jornada (05, 06 e 07 de novembro).

Golos marcados: 34 (16 na primeira parte + 18 na segunda).

Vitórias em casa: 4.

Empates: 2.

Vitórias fora: 3.

Resultado mais desnivelado: Benfica-Sporting de Braga (6-1).

Melhor marcador: João Pedro (Tondela), 3.

A figura: Everton (Benfica).

O FC Porto manteve a liderança, com um claro 3-0 no reduto do Santa Clara, com um tento de Sérgio Oliveira e dois de Luis Díaz, mas ‘colado’ ao campeão Sporting, que ganhou em Paços de Ferreira por 2-0, com golos de Gonçalo Inácio e Pedro Gonçalves.

Na resposta à perda da liderança, o Benfica solidificou o terceiro lugar, ao receber e golear o Sporting de Braga por 6-1, com dois golos e duas assistências de Everton, um ‘bis’ de Rafa e tentos também de Grimaldo e Darwin Núñez.

A ronda rendeu 34 golos, sete dos quais no Bessa, onde o Famalicão venceu por 5-2, com novo ‘bis’ de Simon Banza, e seis em Tondela, onde os anfitriões triunfaram por 4-2, num embate em que João Pedro logrou um ‘hat-trick’ de penáltis.

12.ª jornada (26, 27, 28, 29 e 30 de novembro).

Golos marcados: 33 (17 na primeira parte + 16 na segunda).

Vitórias em casa: 5.

Empates: 2.

Vitórias fora: 2.

Resultado mais desnivelado: Belenenses SAD-Benfica (0-7 - Dado por terminado aos 46 minutos por inferioridade numérica do Belenenses SAD).

Melhor marcador: Darwin Núñez (Benfica), 3.

A figura: Evanilson (FC Porto).

A ronda 12 ficou marcada pelo jogo entre o Belenenses SAD e o Benfica, no Jamor, onde os ‘encarnados’ venceram por 7-0 uma equipa que começou com nove, incluindo dois guarda-redes, e ‘desistiu’ a abrir a segunda parte, por inferioridade numérica.

Na frente, tudo na mesma, com o FC Porto a vencer em casa o Vitória de Guimarães por 2-1, com reviravolta, selada por Luis Díaz e Evanilson, e o Sporting a bater em casa o Tondela por 2-0, com tentos de Sarabia e Paulinho.

O Sporting de Braga recuperou o quarto lugar, ao vencer em casa o Vizela por 4-1, com um ‘bis’ de Ricardo Horta, e beneficiar do empate caseiro do Estoril Praia face ao Santa Clara (2-2), enquanto o Portimonense saiu vitorioso de Famalicão (3-0).

13.ª jornada (03, 04 e 05 de dezembro e 02 e 03 de janeiro de 2022).

Golos marcados: 26 (15 na primeira parte + 11 na segunda).

Vitórias em casa: 5.

Empates: 1.

Vitórias fora: 3.

Resultado mais desnivelado: Gui Vicente-Famalicão (4-0).

Melhores marcadores: Cryzan (Santa Clara), Fran Navarro (Gil Vicente) e Ricardo Horta (Sporting de Braga), 2.

A figura: Matheus Nunes (Sporting).

O Sporting venceu de forma categórica o ‘dérbi’ com o Benfica, ao impor-se na Luz por 3-1, com tentos de Sarabia (oito minutos), Paulinho (62) e Matheus Nunes (68), antes do suplente Pizzi conseguir um irrelevante tento para os locais (90+6).

Os ‘leões’ mantiveram-se no segundo lugar, mas quatro pontos acima do Benfica, tal com o FC Porto, que segurou o comando, ao vencer por claros 3-0 no reduto do Portimonense, com um autogolo de Pedro Sá e tentos de Vítor Ferreira e Otávio.

No ‘duelo’ entre os melhores dos ‘pequenos’, o Sporting de Braga impôs-se por 2-0 na receção ao Estoril Praia, com dois tentos de Ricardo Horta, e reforçou o quarto lugar.

14.ª jornada (10, 11, 12 e 13 de dezembro)

Golos marcados: 28 (16 na primeira parte + 12 na segunda).

Vitórias em casa: 4.

Empates: 0.

Vitórias fora: 5.

Resultados mais desnivelados: Vitória de Guimarães-Tondela (5-2), Famalicão-Benfica (1-4), Arouca-Vizela (1-4) e Marítimo-Santa Clara (4-1).

Melhor marcador: Darwin Núñez (Benfica), 3.

A figura: Luis Díaz (FC Porto).

Um golo do colombiano Luis Díaz, em forma de ‘chapéu’ a Matheus, permitiu ao FC Porto vencer em casa o Sporting de Braga por 1-0 e segurar a liderança, junto ao Sporting, que ganhou em casa ao Boavista por 2-0, com golos de Sarabia e Nuno Santos.

Por seu lado, o Benfica impôs-se claramente em Famalicão, por 4-1, com três golos de Darwin Núñez e um tento e um trio de assistências de Rafa, contra um de Bruno Rodrigues, para ficar nove pontos acima dos ‘arsenalistas’.

A ronda rendeu mais quatro triunfos fora, de Estoril Praia (1-0 ao Belenenses SAD), Vizela (4-1 ao Arouca), Portimonense (1-0 ao Moreirense) e Gil Vicente (1-0 ao Paços de Ferreira).

15.ª jornada (17, 18 e 19 de dezembro).

Golos marcados: 25 (11 na primeira parte + 14 na segunda).

Vitórias em casa: 4.

Empates: 2.

Vitórias fora: 3.

Resultado mais desnivelado: Benfica-Marítimo (7-1).

Melhor marcador: Darwin Núñez (Benfica), 2.

A figura: Rafa (Benfica).

O FC Porto (4-0 em Vizela, com golos de Luis Díaz, Otávio, Zaidu e Samu, na própria baliza) e Sporting (3-0 em Barcelos, com tentos de Nuno Santos, Gonçalo Inácio e Daniel Bragança) somaram ambos o 10.º triunfo consecutivo, mantendo-se a par na frente.

Na perseguição, o Benfica manteve-se a quarto pontos, ao somar nova goleada, desta vez por 7-1, na receção ao Marítimo, num embate em que Rafa fez quatro assistências, e um golo, enquanto Darwin Núñez ‘bisou’ e isolou-se na liderança dos marcadores.

Além dos dois primeiros, apenas o Paços de Ferreira ganhou em reduto alheio, por 1-0, na casa do Tondela, graças a uma grande penalidade de Denílson Júnior.

16.ª jornada (28, 29 e 30 de dezembro e 13 de janeiro de 2022).

Golos marcados: 27 (8 na primeira parte + 19 na segunda).

Vitórias em casa: 6.

Empates: 1.

Vitórias fora: 2.

Resultado mais desnivelado: Arouca-Sporting de Braga (0-6).

Melhores marcadores: Paulinho (Sporting) e Vítor Oliveira (Sporting de Braga), 3.

A figura: Paulinho (Sporting).

O líder FC Porto venceu em casa o Benfica por 3-1, com golos de Fábio Vieira, Pepê e Taremi, contra um de Yaremchuk, na estreia pelos ‘encarnados’ de Nélson Veríssimo, que substituiu Jorge Jesus após o 0-3 no mesmo local para a Taça de Portugal.

Os ‘dragões’ mantiveram-se, assim, na liderança, em igualdade pontual com o campeão Sporting, que bateu em casa o Portimonense por 3-1, numa reviravolta conseguida com um ‘hat-trick’ de Paulinho, após a expulsão do forasteiro Pedro Sá.

Destaque também para o 6-0 do Sporting de Braga em Arouca, com um ‘hat-trick’ de Vítor Oliveira e um ‘bis’ de Roger, e o 3-0 do Gil Vicente em Tondela.

17.ª jornada (07, 08, 09 e 10 de janeiro).

Golos marcados: 30 (9 na primeira parte + 21 na segunda).

Vitórias em casa: 4.

Empates: 2.

Vitórias fora: 3.

Resultado mais desnivelado: Benfica-Paços de Ferreira (2-0).

Melhor marcador: Fran Navarro (Gil Vicente), 2.

A figura: Francisco Conceição (FC Porto).

Um golo de Francisco Conceição, aos 90 minutos, permitiu ao FC Porto somar a 12.ª vitória consecutiva, por 3-2, no Estoril, depois de estar a perder por 2-0, e acabar a primeira volta na liderança, três pontos à frente do Sporting.

Depois de 16 jogos sem perder, os ‘leões’ descolaram do FC Porto, ao perderem por 3-2 nos Açores, com o Santa Clara, que recuperou de 0-1 e 1-2, e ficaram quatro pontos à frente do Benfica, vencedor por 2-0 na receção ao Paços de Ferreira.

Nos outros jogos, destaque para 1-0 do Moreirense em Vizela, na estreia do terceiro técnico da época (Ricardo Sá Pinto), o 2-1 do Marítimo em Portimão, o 2-2 do Famalicão em Braga e o 3-2 do Gil Vicente ao Vitória de Guimarães, rumo ao sexto lugar.

18.ª jornada (14, 15, 16, 17 e 27 de janeiro).

Golos marcados: 21 (9 na primeira parte + 12 na segunda).

Vitórias em casa: 0.

Empates: 5.

Vitórias fora: 4.

Resultado mais desnivelado: Belenenses SAD-FC Porto (1-4).

Melhor marcador: Evanilson (FC Porto), 3.

A figura: Evanilson (FC Porto).

O FC Porto começou a perder, mas, face a 10, depois da expulsão de Yaya Sithole, deu a volta no reduto do Belenenses SAD, vencendo por 4-1, com um ‘hat-trick’ de Evanilson e um tento de Taremi, num jogo em que Luis Díaz ainda falhou um penálti.

Os ‘dragões’ mantiveram-se com mais três pontos do que o Sporting, que regressou aos triunfos, em Vizela (2-0), com tentos de Daniel Bragança e Pedro Gonçalves, e passaram a contar mais nove face ao Benfica, empatado em casa pelo Moreirense (1-1).

Numa ronda sem vitórias caseiras, destaque para o triunfo do Marítimo em Braga (1-0), com um tento ‘tardio’ de Cláudio Winck, e o triunfo do Arouca no Estoril (2-1), com dois golos sobre o final, de André Silva (89 minutos) e Eboue Kouassi (90+7).

19.ª jornada (21, 22 e 23 de janeiro).

Golos marcados: 25 (12 na primeira parte + 13 na segunda).

Vitórias em casa: 3.

Empates: 2.

Vitórias fora: 4.

Resultados mais desnivelados: Vitória de Guimarães-Estoril Praia (3-1), FC Porto-Famalicão (3-1), Arouca-Benfica (0-2) e Moreirense-Santa Clara (0-2).

Melhores marcadores: Cassiano (Vizela) e Óscar Estupiñán (Vitória de Guimarães), 2.

A figura: Gorby (Sporting de Braga).

Um golo aos 90+7 minutos do suplente Gorby, um ‘miúdo’ francês de 19 anos, custou ao Sporting e o segundo desaire em três jogos, na receção ao Sporting de Braga (1-2), que, antes, anulara com um penálti de Galeno o tento inaugural de Pedro Gonçalves.

Desta forma, o FC Porto, que bateu em casa o Famalicão por 3-1, com golos de Otávio, Luis Díaz e Taremi, para o 14.º triunfo consecutivo, passou a liderar com seis pontos de vantagem e os mesmos nove face ao Benfica, vencedor em Arouca por 2-0.

Além dos ‘arsenalistas’ e dos ‘encarnados’, também venceram fora o Santa Clara, em Moreira de Cónegos (2-0), e o Vizela, em Tondela (3-2), com um ‘bis’ de Cassiano.

20.ª jornada (30 e 31 de janeiro e 01 e 02 de fevereiro).

Golos marcados: 24 (11 na primeira parte + 13 na segunda).

Vitórias em casa: 4.

Empates: 2.

Vitórias fora: 3.

Resultado mais desnivelado: Belenenses SAD-Sporting (1-4).

Melhor marcador: Paulinho (Sporting), 2.

A figura: Paulinho (Sporting).

O FC Porto, já sem o ‘craque’ Luis Díaz, vendido ao Liverpool, somou na receção ao Marítimo (2-1) o 15.º triunfo consecutivo, com tentos brasileiros de Evanilson e Pepe, e segurou os seis pontos de avanço sobre o Sporting.

Os ‘leões’ ganharam por 4-1 na casa do Belenenses SAD, com um ‘bis’ de Paulinho, e aumentaram para seis pontos o avanço sobre o terceiro, o Benfica, que perdeu em casa com o Gil Vicente, quinto, por 2-1, culpa de tentos de Samuel Lino e Aburjania.

Destaque ainda para o triunfo do Tondela em Portimão, por 2-1, com uma reviravolta selada nos últimos 10 minutos, e para a segunda vitória consecutiva do Vizela, que bateu o vizinho Vitória de Guimarães por 3-2.

21.ª jornada (05, 06 e 07 fevereiro).

Golos marcados: 26 (11 na primeira parte + 15 na segunda).

Vitórias em casa: 3.

Empates: 4.

Vitórias fora: 2.

Resultado mais desnivelado: Moreirense-Belenenses SAD (4-1).

Melhor marcador: Samu (Vizela), 2.

A figura: Vítor Ferreira (FC Porto).

O FC Porto somou a 16.ª vitória consecutiva, ao bater fora o Arouca por 2-0, com tentos de Vítor Ferreira e Mbemba, no primeiro quarto de hora da segunda parte, em vésperas de receber o campeão Sporting, no jogo do ‘título’.

Os ‘leões’ também não falharam, ao vencer pelo mesmo resultado na receção ao Famalicão, com tentos de Sarabia e Matheus Reus, numa ronda em que o Benfica regressou aos triunfos em Tondela (3-1), onde marcaram Everton, Darwin Núñez e Gonçalo Ramos.

Numa ronda em que um ‘bis’ de Samu valeu ao Vizela um ponto no Bessa (2-2), o Sporting de Braga ficou mais longe do pódio, ao perder por 2-1 no reduto do Vitória de Guimarães, culpa de um golo do suplente angolano Nélson da Luz, aos 90 minutos.

22.ª jornada (11, 12, 13 e 14 de fevereiro).

Golos marcados: 23 (14 na primeira parte + 9 na segunda).

Vitórias em casa: 5.

Empates: 2.

Vitórias fora: 2.

Resultado mais desnivelado: Famalicão-Moreirense (5-0).

Melhores marcadores: Ricardo Horta (Sporting de Braga), Darwin Núñez (Benfica) e Alipour (Marítimo), 2.

A figura: Taremi (FC Porto).

Um golo de Taremi, aos 78 minutos, permitiu ao FC Porto evitar o desaire na receção ao Sporting (2-2), que chegou a liderar por 2-0, com tentos de Paulinho e Nuno Santos, e manter-se seis pontos à frente dos campeões na liderança da prova.

O jogo ficou marcado pela expulsão do central ‘leonino’ Coates, que recebeu um segundo amarelo aos 49 minutos, depois um primeiro que nunca devia ter visto, aos 27, e pelas cenas lamentáveis no final, com quatro vermelhos entre os jogadores.

Nos outros jogos, destaques para os ‘bis’ de Darwin Núñez (Benfica), face ao Santa Clara (2-1), Ricardo Horta (Sporting de Braga), perante o Paços de Ferreira (2-1), e do iraniano Alipour, no 3-0 do Marítimo em Arouca.

23.ª jornada (18, 19, 20 e 21 de fevereiro).

Golos marcados: 21 (12 na primeira parte + 9 na segunda).

Vitórias em casa: 3.

Empates: 2.

Vitórias fora: 4.

Resultado mais desnivelado: Sporting-Estoril Praia (3-0).

Melhores marcadores: 21 jogadores com 1 golo.

A figura: Evanilson (FC Porto).

Um golo solitário de Evanilson, aos 40 minutos, permitiu ao FC Porto voltar aos triunfos, em Moreira de Cónegos (1-0), numa ronda em que também o Sporting saiu vitorioso, ao bater em casa o Estoril Praia por 3-0.

Depois de ter conquistado pontos aos rivais na ronda anterior, o Benfica voltou, por seu lado, aos maus resultados, ao empatar a dois no reduto do Boavista, onde chegou ao intervalo a vencer por 2-0, com tentos de Taarabt e Grimaldo.

Numa ronda com quatro triunfos caseiros, também venceram em reduto alheio o Arouca (3-1 ao Vitória de Guimarães), o Famalicão (1-0 ao Marítimo, com um tento de Banza) e o Sporting de Braga (1-0 em Tondela, selado por Ricardo Horta).

24.ª jornada (25, 26, 27 e 28 de fevereiro).

Golos marcados: 21 (10 na primeira parte + 11 na segunda).

Vitórias em casa: 2.

Empates: 5.

Vitórias fora: 2.

Resultado mais desnivelado: Benfica-Vitória de Guimarães (3-0).

Melhor marcador: Darwin Núñez (Benfica), 2.

A figura: Darwin Núñez (Benfica).

O FC Porto e o Sporting mantiveram-se com seis pontos de distância no topo da prova, mas desta vez após cederem empates, depois de estarem a perder, os ‘dragões’ na receção ao Gil Vicente (1-1) e os ‘leões’ do reduto do Marítimo (1-1).

No Dragão, Evanilson voltou a salvar o ‘onze’ de Sérgio Conceição, depois de Fran Navarro dar vantagem aos gilistas, enquanto, no Funchal, o regressado argelino Slimani ‘anulou’ o tento inaugural de Xadas.

Com mais dois tentos de Darwin Núñez, o Benfica regressou aos triunfos, ao bater em casa o Vitória de Guimarães por 3-0, enquanto o Paços de Ferreira ganhou por 2-0 no reduto do Belenenses SAD e o Boavista triunfou por 3-2 no Estoril.

25.ª jornada (04, 05, 06 e 07 de março).

Golos marcados: 23 (10 na primeira parte + 13 na segunda).

Vitórias em casa: 3.

Empates: 3.

Vitórias fora: 3.

Resultados mais desnivelados: Paços de Ferreira-FC Porto (2-4), Santa Clara-Vizela (3-1) e Sporting-Arouca (2-0).

Melhores marcadores: Slimani (Sporting) e Evanilson (FC Porto), 2.

A figura: Evanilson (FC Porto).

O FC Porto ganhou por 4-2 em Paços de Ferreira, com Evanilson decisivo, com dois golos e uma assistência, e conservou a vantagem de seis pontos sobre o Sporting, vencedor por 2-0 na receção ao Arouca, graças a um ‘bis’ de Slimani.

O Benfica, que ganhou por 2-1 em Portimão, numa reviravolta assinada por Grimaldo e Gonçalo Ramos, e o Marítimo, vencedor em Moreira de Cónegos por 1-0, foram, além dos líderes da prova, as outras equipas a ganhar fora.

Por seu lado, o Sporting de Braga ficou-se por uma igualdade a um golo no Bessa, onde se adiantou num penálti de Ricardo Horta, enquanto o Belenenses SAD conquistou um ponto em Tondela (1-1), num duelo de ‘aflitos’.

26.ª jornada (11, 12, 13 e 14 de março).

Golos marcados: 13 (5 na primeira parte + 8 na segunda).

Vitórias em casa: 2.

Empates: 3.

Vitórias fora: 4.

Resultado mais desnivelado: FC Porto-Tondela (4-0).

Melhor marcador: 13 jogadores com 1 golo.

A figura: Gaitán (Paços de Ferreira).

O FC Porto goleou em casa o Tondela por 4-0, embora com três golos nos últimos 17 minutos, todos de suplentes (Galeno, Fábio Vieira e Francisco Conceição) e quando o adversário já estava reduzido a 10 unidades.

A formação portista manteve-se seis pontos à maior sobre o Sporting, que triunfou por 2-0 e Moreira de Cónegos, com tentos de Slimani e Paulinho, e já 12 face ao Benfica, salvo na Luz da derrota (1-1) por Henrique Araújo, depois de ficar cedo com 10.

Numa ronda com míseros 13 golos, um deles de Gaitán, que selou o triunfo do Paços em Arouca, destaque para a vitória do Gil Vicente, quinto classificado, na casa do Sporting de Braga, quarto, graças a um golo de Henrique Gomes, aos 89 minutos.

27.ª jornada (18, 19 e 20 de março).

Golos marcados: 22 (13 na primeira parte + 9 na segunda).

Vitórias em casa: 2.

Empates: 4.

Vitórias fora: 3.

Resultado mais desnivelado: Vitória de Guimarães-Sporting (1-3).

Melhor marcador: André Silva (Arouca), 2.

A figura: Rafa (Benfica).

Um golo de Fábio Vieira, aos 32 minutos, foi suficiente para o FC Porto vencer o dérbi portuense (1-0), no reduto do Boavista, e continuar seis pontos à frente do Sporting, vencedor em Guimarães por 3-1, num resultado fechado com ‘golão’ de Edwards.

Em matéria de golos, nenhum como o ‘maradoniano’ de Rafa, que, na sequência de um canto favorável ao Estoril, arrancou da sua área em velocidade, passou por todos e bateu o guarda-redes contrário, para dar avanço ao Benfica, vencedor por 2-1.

Destaque ainda para o ‘bis’ de André Silva em Tondela, dando um ponto ao Arouca (2-2), e o triunfo do Sporting de Braga em Portimão (2-1), graças aos golos madrugadores de Francisco Moura e Yan Couto.

28.ª jornada (01, 02, 03 e 04 de abril).

Golos marcados: 26 (11 na primeira parte + 15 na segunda).

Vitórias em casa: 5.

Empates: 0.

Vitórias fora: 4.

Resultado mais desnivelado: FC Porto-Santa Clara (3-0).

Melhores marcadores: André Silva (Arouca), Kiko Bondoso (Vizela) e Fábio Vieira (FC Porto), 2.

A figura: André Silva (Arouca).

O líder FC Porto (3-0 ao Santa Clara, com um ‘bis’ de Fábio Vieira, para igualar o recorde do Benfica de 56 jogos seguidos sem perder no campeonato) e o campeão Sporting (2-0 ao Paços de Ferreira) conseguiram triunfos tranquilos.

Por seu lado, o Benfica sofreu a segunda derrota fora, depois do Dragão, ao cair por 3-2 em Braga, onde recuperou de 0-2 para 2-2 com tentos dos suplentes Darwin Núñez (penálti) e João Mário, antes de ‘cair’ perante o tento de Vítor Oliveira.

Numa ronda sem empates, o grande momento foi, porém, protagonizado pelo avançado brasileiro André Silva, jogador do Arouca, que selou o ‘bis’, o segundo consecutivo, com um golo muito antes do meio-campo, face ao Gil Vicente (2-1).

29.ª jornada (08, 09 e 10 de abril).

Golos marcados: 19 (11 na primeira parte + 8 na segunda).

Vitórias em casa: 5.

Empates: 0.

Vitórias fora: 4.

Resultados mais desnivelados: Tondela-Sporting (1-3), Benfica-Belenenses SAD (3-1), Paços de Ferreira-Marítimo (2-0) e Santa Clara-Estoril Praia (2-0).

Melhor marcador: Darwin Núñez (Benfica), 3.

A figura: Darwin Núñez (Benfica).

Uma grande penalidade convertida por Taremi, aos 36 minutos, permitiu ao FC Porto vencer em Guimarães (1-0), manter-se seis pontos à frente do Sporting (2-1 em Tondela) e superar o recorde do Benfica, com o 57.º jogo consecutivo sem perder no campeonato.

Na Luz, foi mais uma tarde de Darwin Núñez, que logrou um ‘hat-trick’, para dar a volta ao lanterna-vermelha Belenenses SAD (3-1), que se adiantou por Afonso Sousa, o filho de Ricardo Sousa e neto de António Sousa.

Em nova ronda sem igualdades, destaque para o triunfo do Moreirense em Barcelos (2-1), com um ‘bis’ de Jefferson Júnior, e do Sporting de Braga, toda a segunda parte com 10, em Vizela (1-0), selado com um tento solitário de Iuri Medeiros.

30.ª jornada (15, 16, 17 e 18 de abril).

Golos marcados: 26 (15 na primeira parte + 11 na segunda).

Vitórias em casa: 5.

Empates: 3.

Vitórias fora: 1.

Resultado mais desnivelado: FC Porto-Portimonense (7-0).

Melhores marcadores: Joel Tagueu (Marítimo) e Taremi (FC Porto), 3.

A figura: Darwin Núñez (Benfica).

O Benfica ‘ofereceu’, praticamente, o título ao FC Porto, ao vencer o Sporting por 2-0 em Alvalade - vingando o 1-3 da primeira volta -, num jogo em que ‘brilhou Darwin Núñez, com o golo inaugural e a assistência para Gil Dias sentenciar nos descontos.

Na frente, os ‘dragões’ passaram a contar mais nove pontos dos que os ‘leões’, com apenas 12 por disputar, ao vencerem o Portimonense ‘B’ por 7-0, num embate em que Taremi conseguiu um ‘hat-trick’ e Evanilson ‘bisou’.

Nos ronda em que só os ‘encarnados’ venceram fora, destaque para duas goleadas por 4-0, do Marítimo ao Boavista, com ‘hat-trick’ do camaronês Joel Tagueu, e do Vitória de Guimarães ao Paços de Ferreira, com a ajuda de três penáltis.

31.ª jornada (22, 23, 24 e 25 de abril).

Golos marcados: 20 (7 na primeira parte + 13 na segunda).

Vitórias em casa: 3.

Empates: 5.

Vitórias fora: 1.

Resultado mais desnivelado: Boavista-Sporting (0-3).

Melhores marcadores: Schettine (Vizela) e Tagawa (Santa Clara), 2.

A figura: Ricardo Horta (Sporting de Braga).

Um golo de Ricardo Horta, aos 54 minutos, fez o Sporting de Braga acabar com uma série de 58 jogos sem perder no campeonato do ‘invencível’ FC Porto (1-0), que podia ter saído campeão da ronda 31 e acabou por ver a vantagem encurtada para seis pontos.

O Sporting, que tinha de somar menos pontos que o FC Porto para haver campeão, triunfou por 3-0 no Bessa, com um golo de Matheus Nunes, um autogolo e um penálti de Tabata, e quase garantiu o segundo posto, face ao ‘nulo’ do Benfica com o Famalicão.

Numa ronda em que só os ‘leões’ venceram fora, destaque para o triunfo caseiro do Vizela sobre o Arouca e para o 2-2 conquistado pelo Belenenses SAD no Estoril, graças a um golo do médio internacional brasileiro Sandro, aos 90+6 minutos.

32.ª jornada (29 e 30 de abril e 01 e 02 de maio).

Golos marcados: 25 (11 na primeira parte + 14 na segunda).

Vitórias em casa: 4.

Empates: 2.

Vitórias fora: 3.

Resultado mais desnivelado: Sporting-Gil Vicente (4-1).

Melhor marcador: Taremi (FC Porto), 2.

A figura: Taremi (FC Porto).

O FC Porto colocou-se a um ponto do 30.º título, ao vencer em casa o Vizela por 4-2, com tentos de Evanilson, Taremi (dois) e Mbemba, num jogo em que ainda permitiu que os forasteiros recuperassem de 2-0 para 2-2.

Os ‘dragões’ mantiveram-se seis pontos à frente do Sporting (4-1 ao Gil Vicente), numa ronda em que Benfica e Sporting de Braga venceram por 1-0 nos redutos de Marítimo (golo de Darwin Núñez) e Belenenses SAD (Ricardo Horta), respetivamente.

Na luta pela manutenção, destaque para o Arouca, que se afastou dos lugares de perigo, ao vencer em casa o Portimonense por 1-0 (golo de David Simão), enquanto o Moreirense perdeu em casa (1-2 com o Boavista) e o Tondela empatou 1-1 em Paços de Ferreira.

33.ª jornada (06, 07, 08 e 09 de maio).

Golos marcados: 22 (6 na primeira parte + 16 na segunda).

Vitórias em casa: 4.

Empates: 2.

Vitórias fora: 3.

Resultado mais desnivelado: Gil Vicente-Tondela (3-0).

Melhores marcadores: Sarabia (Sporting) e Samuel Lino (Gil Vicente), 2.

A figura: Zaidu (FC Porto).

O FC Porto assegurou o seu 30.º título de campeão nacional de futebol, a uma ronda do fim, ao vencer por 1-0 o Benfica, em pleno Estádio da Luz, graças a um golo de Zaidu, já aos 90+4 minutos, num embate que só precisava de pontuar.

Com três pontos por disputar, os comandados de Sérgio Conceição mantiveram-se com mais seis do que o Sporting, vencedor em Portimão por 3-2, numa reviravolta assinada por um ‘bis’ do suplente Sarabia, e ficaram 17 à frente dos ‘encarnados’.

Nos outros embates, destaque para o Gil Vicente, que bateu em casa o Tondela por 3-0 e assegurou o europeu quinto lugar, e também para Ricardo Horta, que apontou o 92.º golo pelo Sporting de Braga (1-0 ao Arouca), igualando o recorde de Mário Laranjo.

34.ª jornada (13, 14 e 15 de maio).

Golos marcados: 28 (11 na primeira parte + 17 na segunda).

Vitórias em casa: 5.

Empates: 2.

Vitórias fora: 2.

Resultado mais desnivelado: Vitória de Guimarães-Gil Vicente (5-0).

Melhores marcadores: Henrique Araújo (Benfica) e Simon Banza (Famalicão), 2.

A figura: Simon Banza (Famalicão).

O Moreirense venceu em casa o Vizela por 4-1 e conquistou o lugar no ‘play-off’ de manutenção/promoção, face ao ‘secundário’ Desportivo de Chaves, enquanto Tondela (2-2 com o Boavista) e Belenenses SAD (0-0 em Arouca) desceram de divisão.

Na última ronda, destaque ainda para o Famalicão, que, no último dia, ‘trepou’ do 13.º para o oitavo lugar, ao vencer em casa o Sporting de Braga por 3-2, depois de estar a perder por 2-0, num embate em que Simon Banza ‘bisou’.

A ronda ficou ainda pautada pela festa do FC Porto, que bateu em casa o Estoril Praia por 2-0, enquanto o Sporting despediu-se com um 4-0 ao Santa Clara, com Sarabia a marcar o seu golo 15, e o Benfica com um 2-0 em Paços, com ‘bis’ de Henrique Araújo.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?