loading

Taça de Portugal: FC Porto bateu Tondela no único confronto direto na Taça

O FC Porto e o Tondela vão encontrar-se no domingo apenas pela segunda vez na Taça de Portugal de futebol, depois do triunfo caseiro dos ‘azuis e brancos’ por 2-1 na quarta ronda da edição 2020/21.

Taça de Portugal: FC Porto bateu Tondela no único confronto direto na Taça

Em 13 de dezembro de 2020, no Estádio do Dragão, no Porto, os comandados de Sérgio Conceição garantiram o apuramento para os oitavos de final, num jogo em que os três golos aconteceram nos primeiros 24 minutos.

Num embate disputado à porta fechada, culpa da pandemia da covid-19, a formação portista marcou logo aos quatro minutos, por intermédio do avançado iraniano Taremi, à segunda, após uma primeira defesa de Trigueira, depois de um passe de Corona.

Aos 20 minutos, num contra-ataque ‘fulminante’, na sequência de um canto favorável aos ‘dragões’, o Tondela logrou, no entanto, chegar à igualdade, por intermédio de João Mendes, na recarga a uma primeira defesa de Diogo Costa.

A igualdade não permaneceu muito tempo no marcador, já que, aos 24 minutos, e após um lançamento lateral, Marega tabelou com Otávio, que, sobre a direita, já na área, centrou atrasado para o desvio ‘fatal’ do maliano, de pé direito.

O resultado já não se alterou até final, mas, aos 88 minutos, o Tondela teve uma magnífica oportunidade para empatar, só que o suplente Souleymane Anne, da Mauritânia, cabeceou por cima, quando estava sozinho, à entrada da pequena área.

Com mais sofrimento do que, certamente, esperava, o FC Porto logrou o apuramento para os ‘oitavos’, numa edição em que chegaria até às meias-finais, fase em que foi afastado pelo Sporting de Braga (1-1 fora e 2-3 em casa).

Os embates entre os dois clubes para a Taça de Portugal ‘esgotam-se’ nesse encontro no Dragão, sendo que, no que respeita ao campeonato, que se resume às últimas sete épocas, o FC Porto lidera, com 12 vitórias, um empate e uma derrota.

Em 2015/16, a formação portista venceu o primeiro ‘duelo’ na I Liga, na casa do estreante Tondela, por 1-0, com um tento do argelino Brahimi, aos 28 minutos, mas, na segunda volta, a formação beirã ‘escandalizou’, ao vencer no Dragão por 1-0.

Num embate disputado em 04 de abril de 2016, a contar para a 28.ª jornada, a formação então comandada por Petit, que seguia no último lugar da tabela, ganhou ao ‘onze’ de José Peseiro com um tento do brasileiro Luis Alberto, apontado aos 59 minutos.

O Tondela ainda logrou ‘anular’ em casa os ‘dragões’ na ronda 5 do campeonato seguinte (2016/17), mas, depois, disso, o FC Porto já vai em 11 vitórias consecutivas no campeonato.

Na presente temporada, o FC Porto ganhou por 3-1 em Tondela, graças a um ‘hat-trick’ (20, 43 e 79 minutos) de Taremi, num jogo em que os locais marcaram primeiro, logo aos quatro minutos, por Neto Borges, e ficaram com 10 aos 28, por expulsão de Undabarrena.

Já na segunda volta, os comandados de Sérgio Conceição golearam por 4-0, em mais um jogo pautado por um vermelho mostrado a um jogador beirão, no caso Manu Hernando, aos 66 minutos, numa altura em que os ‘dragões’ venciam apenas por 1-0.

Taremi, aos 45 minutos, de grande penalidade, inaugurou o marcador, ampliado por três suplentes: Galeno apontou o segundo, aos 73, Fábio Vieira marcou o terceiro, aos 76, e Francisco Conceição concretizou o quarto, aos 79.

FC Porto e Tondela defrontam-se no domingo, pelas 17:15, na final da 82.ª edição da Taça de Portugal em futebol, com arbitragem de Rui Costa (AF Porto), no regresso ao Estádio Nacional, em Oeiras, e com público, depois de dois anos em Coimbra, à porta fechada.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?