loading

Taça de Portugal: FC Porto cumpre 32.ª final, à procura do 18.º troféu

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem está a reforçar-se melhor no mercado?

O FC Porto vai disputar no domingo a sua 32.ª final da Taça de Portugal em futebol, em busca do 18.º título, perante um Tondela que fará a sua primeira aparição no jogo decisivo da prova ‘rainha’.

Taça de Portugal: FC Porto cumpre 32.ª final, à procura do 18.º troféu

Em vésperas da decisão da 82.ª edição da prova, os ‘dragões’ são segundos no ‘ranking’ de presenças e de troféus conquistados, neste caso em igualdade com o Sporting, em duas tabelas lideradas pelo Benfica, com 26 títulos, em 38 participações na final.

Desta forma, os ‘azuis e brancos’ podem isolar-se no segundo lugar em termos de vitórias na competição, deixando para trás os ‘leões, que se tinham adiantado (17-16) quando baterem os ‘dragões’ nos penáltis na edição de 2018/19.

Os comandados de Sérgio Conceição restabeleceram a igualdade em 2020/21, quando ganharam ao Benfica por 2-1, em Coimbra, numa final disputada à porta fechada, culpa da pandemia da covid-19.

Com esse triunfo, o FC Porto colocou-se a nove troféus dos ‘encarnados’, diferença que se explica pelo confronto direto: em 10 finais ente ambos, foi apenas o segundo triunfo dos ‘dragões’ – o outro tinha sido em 1957/58 -, contra oito dos ‘encarnados’.

Os ‘dragões’ ergueram o troféu pela primeira vez em 1956 e repetiram o feito dois anos depois, somando dois troféus na década, em quatro finais. Na década de 60, só somaram um (1968), em três finais, para ganharem outro na de 70 (1977), em duas.

Duas conquistas nos anos 80 antecederam 10 triunfos do FC Porto em 21 anos, entre 1991 e 2011, quando, com um 6-2 ao Vitória de Guimarães, arrebataram a prova pela penúltima vez, numa temporada em que conquistaram ainda o campeonato e a Liga Europa.

Nove anos volvidos, em 2020, e depois de dois desaires pelo meio, ambos nos penáltis, os ‘dragões’ voltaram aos triunfos e podem agora aumentar o pecúlio para 18 troféus.

Por seu lado, o Tondela, que caiu para a II Liga, ao ficar no 17.º lugar do campeonato principal, é o 26.º estreante e procura tornar-se o 14.º a vencer, sendo que, se o conseguir, garante presença na fase de grupos da Liga Europa de 2022/23.

O FC Porto-Tondela, correspondente à 82.ª final da Taça de Portugal em futebol, disputa-se no domingo, pelas 17:15, no Estádio Nacional, em Oeiras, com público, depois de duas finais à porta fechada em Coimbra, e arbitragem de Rui Costa (AF Porto).

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Na Primeira Página