loading

Taça de Portugal: De Genebra ao Jamor para apoiar o Tondela frente ao FC Porto

Bruno Costa aterrou hoje em Lisboa, chegado de Genebra, Suíça, com o propósito de assistir à final da Taça de Portugal de futebol, frente ao FC Porto, e juntou-se aos milhares de ‘beirões’ no Jamor.

Taça de Portugal: De Genebra ao Jamor para apoiar o Tondela frente ao FC Porto

“Assim que o Tondela venceu ao Mafra por 3-0 fiz logo a reserva dos bilhetes de avião, porque queria garantir a viagem de Genebra para aqui, para vir assistir à final no Jamor. Acreditei logo que estaríamos na final”, assumiu Bruno Costa.

Em conversa com a agência Lusa, este adepto, que viveu “toda a vida em Genebra” com os pais, disse que “não podia perder um momento histórico do clube” da sua cidade, e “seria impensável não estar na final no Jamor a apoiar o Tondela”.

“O meu pai é sócio e sabíamos que conseguiríamos bilhetes para o jogo com mais facilidade do que, possivelmente, garantiria os bilhetes de avião”, avisou Bruno Costa, contrariando o pai, que “estava com receio da segunda volta do Tondela frente ao Mafra”.

Bruno Costa, o pai Antero Costa e Artur Borges voaram esta madrugada de Genebra para Portugal, na Suíça “ficou a família para garantir as viagens até ao aeroporto, mas também vão apoiar o Tondela, mas à distância”.

A viagem de regresso é esta segunda-feira, “nem dá para ir a Tondela acompanhar a equipa, nem ver a família”, afinal, “o único propósito foi assistir ao jogo no Jamor e apoiar o Tondela”, assumiu Bruno Costa.

Junto aos três emigrantes, há “milhares de adeptos do Tondela”, uns vieram distribuídos pelos 23 autocarros que saíram pela manhã da cidade beirã, em direção ao Estádio Nacional, onde a festa arrancou às 10:30, com animação musical de grupos da região de Tondela, e outros deslocaram-se nas próprias viaturas.

“Temos uma febre muito grande, mas não somos da claque [Febre Amarela], mas não há jogo no Estádio João Cardoso em que não estejamos”, admitiu António Pina, que se encontrava junto de amigos unidos pela “paixão ao futebol e ao Tondela”.

António Pina admitiu ainda à agência Lusa que o clube por quem “torce é o FC Porto” e as deslocações ao Estádio do Dragão “são muitas, mas quando o Tondela joga, não interessa mais clube nenhum, é o Tondela que faz palpitar o coração, é o clube da cidade” que o viu nascer.

Entre os adeptos do Tondela, na mata do Estádio Nacional, não faltavam adeptos portistas em sã convivência e, havia até, quem vestisse a camisola do FC Porto com o chapéu e o cachecol do Tondela.

“Na realidade somos de Santa Maria da Feira e tudo começou com uma brincadeira”, contou Rúben Pombinho, de um grupo que se deslocou ao Jamor numa carrinha de 20 lugares com a família.

Jogam futebol todos juntos e, “uns são adeptos do FC Porto e os outros são adeptos de outros clubes” e, no decorrer das eliminatórias da Taça de Portugal, começaram “logo a dividir o apoio entre o FC Porto e o adversário, o Tondela”.

“Estamos aqui todos juntos, metade da equipa apoia o FC Porto e os restantes o Tondela, porque também gostamos de apoiar as equipas mais pequenas”, acrescentou Eugénio, que se diz “adepto do Lourosa, por causa deste espírito dos mais pequenos”.

Com equipamento a rigor, “comprado já aqui no Jamor”, este grupo animado, no meio dos adeptos “auriverdes” na mata do Jamor foi um dos “vários clientes que marcaram presença na banca de vendas dos ‘kits’ do Tondela, composto por um saco, t-shirt, chapéu e cachecol.

“Já vendemos cerca de uma centena de ‘kits’ tanto para adeptos do Tondela como do FC Porto, dizem que querem comprar para levar como recordação, porque querem guardar como memória do dia”, adiantaram Daniela e Inês.

Quem registou “muitos momentos para memória futura” foi a mascote do Tondela, o Beirão, que disse à agência Lusa que “até para almoçar estava difícil, porque toda a gente quer fotografias” com o símbolo do clube e, “tanto dos adeptos do Tondela, como do FC Porto”.

“Claro que tinha de tirar uma fotografia com a mascote do Tondela. Sou portista, muito, mas sou muito mais adepta do futebol e da alegria que todas as equipas proporcionam no desporto. Tenho fotografias com imensas mascotes dos vários clubes”, reagiu uma adepta após a fotografia com o “número 12” do Tondela.

O Tondela terminou esta época a I Liga, à qual chegou em 2015, no 17.º lugar, em zona de despromoção, com 28 pontos, caindo, assim, para a II Liga.

Hoje, o Tondela marca presença pela primeira vez na final da Taça de Portugal de futebol, pelas 17:15, no Estádio Nacional, frente ao FC Porto, num jogo que será arbitrado por Rui Costa, da Associação de Futebol do Porto.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?