loading

Finalizada a aquisição do Chelsea por consórcio liderado por Todd Boehly

A aquisição do Chelsea pelo consórcio liderado pelo norte-americano Todd Boehly foi hoje finalizada, pondo fim a 19 anos de liderança do oligarca russo Roman Abramovich no clube inglês de futebol.

Finalizada a aquisição do Chelsea por consórcio liderado por Todd Boehly

“O consórcio liderado por Todd Boehly, presidente e diretor-executivo da Eldridge, e o Clearlake Capital Group, anuncia hoje a finalização da transferência da propriedade do Chelsea Football Club”, pode ler-se numa nota hoje publicada no ‘site’ dos ‘blues’.

O consórcio que agora lidera os londrinos inclui ainda Hansjörg Wyss e Mark Walter. Walter e Boehly são já donos de três equipas de Los Angeles: os Dodgers (basebol) e os Lakers e Sparks (basquetebol).

Com todas as licenças necessárias aprovadas, seja do governo britânico, seja da Liga inglesa, o acordo deixa Boehly no comando do clube, partilhando o controlo com a Clearlake.

“[Os novos donos] estão empenhados em investir em áreas-chave para estender e aumentar a competitividade do Chelsea, incluindo a remodelação de Stamford Bridge e o maior investimento na academia, na equipa feminina, e no estádio de Kingsmeadow, além do trabalho da fundação”, pode ler-se na nota.

Segundo Boehly, citado em comunicado, o objetivo agora “é deixar os adeptos orgulhosos”, através do investimento “a longo prazo”, de modo a “continuar a construir a história fenomenal de sucesso” do emblema.

Da parte da Clearlake, uma citação atribuída aos cofundadores Behdad Eghbali e José Feliciano nota a vontade de investir em infraestruturas, tecnologia, e ciência desportiva, para apoiar os desígnios desportivos e comerciais do Chelsea.

A venda do Chelsea, ainda detido por Abramovich e alvo de sanções ligadas à invasão da Ucrânia pela Rússia, a um consórcio liderado pelo bilionário norte-americano Todd Boehly por 4,25 mil milhões de libras (4,9 mil milhões de euros), tinha sido comunicada no dia 07 de maio, e foi aprovada pela Liga inglesa de futebol na terça-feira.

Nessa mesma noite, Portugal recebeu uma carta do russo Roman Abramovich, que tem passaporte português, pedindo autorização para a venda do clube, que recebeu ‘luz verde’ na quinta-feira.

Em comunicado, o gabinete do ministro dos Negócios Estrangeiros explicou que as duas autoridades nacionais competentes - Ministério dos Negócios Estrangeiros e Ministério das Finanças – autorizaram o pedido recebido da parte de Roman Abramovich "para uma derrogação humanitária, permitindo que o clube inglês seja transacionado".

A posição do Governo português conta com a concordância da Comissão Europeia, adiantava o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O clube britânico, terceiro colocado na última edição da Premier League, atuou ao longo da última fase da temporada com algumas limitações precisamente por causa das sanções impostas a Abramovich.

Até aqui, o Chelsea operou com uma autorização especial que expira na terça-feira e que lhe permite realizar determinadas operações, como receber dinheiro por direitos televisivos e vender ingressos para determinadas partidas.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?