loading

LC: Benfica cumpre ‘formalidade’ frente ao Midtjylland na corrida à fase de grupos

O Benfica deve cumprir na terça-feira a ‘formalidade’ de se apurar para o ‘play-off’ da Liga dos Campeões de futebol, no estádio dos dinamarqueses do Midtjylland, onde jogará com o conforto da vantagem de 4-1 alcançada em Lisboa.

LC: Benfica cumpre ‘formalidade’ frente ao Midtjylland na corrida à fase de grupos

Tanto ou mais do que os três golos de diferença obtidos no jogo da primeira mão, na terça-feira passada, a confiança da equipa ‘encarnada’ para o segundo confronto advém da superioridade demonstrada no Estádio da Luz, onde passou ao lado de uma goleada histórica.

Depois de se ‘desembaraçar’ do vice-campeão dinamarquês, o Benfica terá pela frente no ‘play-off’ um adversário menos acessível, que sairá do embate entre os austríacos do Sturm Graz e o Dínamo Kiev, vencedor do primeiro jogo por 1-0, após ter afastado o Fenerbahçe, treinado por Jorge Jesus, na segunda pré-eliminatória.

O novo treinador, o alemão Roger Schmidt, revolucionou o futebol praticado pelo Benfica, beneficiando do talento do médio argentino Enzo Fernández e do avançado brasileiro David Neres, da capacidade de recuperação de bola do regressado ‘trinco’ Florentino e do instinto goleador de Gonçalo Ramos.

O avançado marcou mesmo um ‘hat-trick’ na partida inicial, aos 17, 33 e 61 minutos – os dois primeiros na sequência de assistências de Neres -, e Enzo Fernández estreou-se a marcar pelas ‘águias’ aos 40, antes de Sisto reduzir para os visitantes aos 78, de grande penalidade.

Pelo meio destes dois jogos da eliminatória europeia, e no mesmo reduto, as 'águias' estrearam-se na I Liga, na sexta-feira, aplicando novamente a 'chapa 4', desta feita ao Arouca (4-0), na ronda inaugural da prova, com golos de Gilberto, Enzo Fernández e um 'bis' de Rafa.

Frente aos arouquenses, Schmidt não fez qualquer alteração no 'onze' que tinha participado na partida europeia, restando saber se voltará a fazer o mesmo na Dinamarca, tendo em conta que a eliminatória está praticamente decidida e, quatro dias depois, há jogo com o Casa Pia, em Leiria, para o campeonato.

Em Lisboa, o Midtjylland apenas mostrou algum ‘atrevimento’ durante os 15 minutos iniciais, apesar de já ter mais ‘rodagem’ na época 2022/23, tendo já disputado a ronda anterior de qualificação para a ‘Champions’, na qual eliminou os cipriotas do AEK Larnaca no desempate por grandes penalidades, após dois empates 1-1.

A equipa lisboeta beneficiou também da instabilidade que atingiu o Midtjylland, devido à saída de Bo Henriksen, que treinava o Midtjylland há um ano e foi despedido a cinco dias da partida no Estádio da Luz, na qual os dinamarqueses foram orientados pelo adjunto Henrik Jensen.

O Benfica nunca tinha defrontado o Midtjlylland nas provas europeias, mas apurou-se sempre e nunca perdeu em seis eliminatórias frente a clubes da Dinamarca, em contraponto com o adversário, que já foi afastado por Sporting (2001/02) e Vitória de Guimarães (2011/12), tendo ainda uma vitória e uma derrota com o Sporting de Braga, na fase de grupos da Liga Europa da época passada.

Caso cumpra a ‘obrigação’ de seguir frente, a formação benfiquista terá ainda de passar pelo ‘play-off’, cujos encontros estão marcados para 17 e 24 de agosto, para se poder juntar ao FC Porto, campeão nacional, e ao ‘vice’ Sporting na fase de grupos.

O jogo entre o Midtjylland e o Benfica, da segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, disputa-se na terça-feira, a partir das 18:45, em Randers, na Dinamarca, e será arbitrado pelo sérvio Srdjan Jovanovic.

Programa da jornada

Terça-feira, 2 de Agosto de 2022
Sheriff Tiraspol - Plzen, 1 - 2
Ludogorets - Dinamo Zagreb, 1 - 2
Monaco - PSV, 1 - 1
Union St. Gilloise - Rangers, 2 - 0
Benfica - Midtjylland, 4 - 1

Quarta-feira, 3 de Agosto de 2022
FK Qarabagh - Ferencvaros, 1 - 1
Bodo - FK Zalgiris, 5 - 0
Maccabi Haifa - Apollon Limassol, 4 - 3
Dynamo Kyiv - Sturm Graz, 1 - 0
Crvena Zvezda - FC Pyunik, 5 - 0

Terça-feira, 9 de Agosto de 2022
FK Zalgiris - Bodo, 1 - 1
Plzen - Sheriff Tiraspol, 2 - 1
FC Pyunik - Crvena Zvezda, 0 - 2
Apollon Limassol - Maccabi Haifa, 2 - 0
Midtjylland - Benfica, 1 - 3
Ferencvaros - FK Qarabagh, 1 - 3
Dinamo Zagreb - Ludogorets, 4 - 2
PSV - Monaco, 3 - 2 a.p
Sturm Graz - Dynamo Kyiv, 1 - 2 a.p
Rangers - Union St. Gilloise, 3 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?