loading

Adeptos croatas do Hajduk Split provocam distúrbios na cidade de Guimarães

Vários adeptos do Hajduk Split arremessaram na noite de terça-feira cadeiras e tochas no centro histórico de Guimarães, no distrito de Braga, confirmou hoje à Lusa a PSP.

Adeptos croatas do Hajduk Split provocam distúrbios na cidade de Guimarães

De acordo com a Polícia de Segurança Pública (PSP), tratou-se de “um pequeno incidente sem quaisquer consequências ou danos físicos ou patrimoniais, até ao momento”.

“Foi uma alteração momentânea de um grupo de adeptos”, salientou fonte da PSP.

À Lusa, a PSP adiantou, pelas 00:40 de hoje, não haver detidos, acrescentando que ainda “não foi possível determinar” o número de adeptos envolvidos nos distúrbios.

“O que a PSP está a fazer é, após esse tipo de situação, tentar monitorizar os comportamentos deles [dos adeptos croatas] de forma a prevenir eventuais situações como essas”, acrescentou.

Vídeos publicados nas redes sociais dão conta de tochas arremessadas para o espaço público e contra edifícios na rua Alfredo Guimarães, entre a praça da Oliveira e o Museu de Alberto Sampaio, ouvindo-se sons de vidros a partir. Em fotografias também publicadas veem-se esplanadas danificadas.

Na terça-feira, véspera do duelo entre Vitória de Guimarães e Hajduk, para a segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, uma das pessoas na praça da Oliveira às 22:30, Paulo César Gonçalves, disse à Lusa que começou a ver “pessoas descansadas nas esplanadas” a correrem e depois um grupo de pessoas com “adereços e cachecóis na cara”, de cores azuis, vermelhas e brancas, com “cadeiras na mão e tochas”.

“Atiraram-nas e lançaram tudo o que tinham à mão, mas sem entrarem em confronto físico, como a marcarem posição. Depois correram na direção do Museu de Alberto Sampaio [para sul] e passado pouco tempo voltaram. Correram pela rua da Rainha [para oeste]”, descreveu.

O cidadão disse ainda que alguns dos proprietários de estabelecimentos naquela área ligaram à PSP, sem obterem qualquer resposta.

Após a derrota da primeira mão, por 3-1, na Croácia, o Vitória de Guimarães recebe hoje o Hajduk Split, para a segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, agendado para as 17:00, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?