loading

FC Porto-Sporting: 'Dragão' soma mais cinco triunfos e venceu últimos dois encontros

O FC Porto contabiliza mais cinco triunfos do que o Sporting no histórico dos 243 confrontos futebolísticos entre os dois emblemas e venceu os dois últimos, após uma série de cinco sem ganhar.

FC Porto-Sporting: 'Dragão' soma mais cinco triunfos e venceu últimos dois encontros

Na época passada, a série de jogos dos ‘azuis e brancos’ sem conseguir levar de vencido o rival de Lisboa atingiu a ‘mão cheia’, com dois empates registados nos confrontos para a I Liga (1-1 em Alvalade e 2-2 no ‘Dragão’), mas seguiram-se dois triunfos consecutivos do FC Porto nas meias-finais da Taça de Portugal.

Em Alvalade, na primeira mão, os ‘leões’ ainda se adiantaram aos 49 minutos, por Pablo Sarabia, mas Taremi (59, de grande penalidade) e Evanilson (64) levaram o FC Porto em vantagem para a segunda mão, que a equipa de Sérgio Conceição voltou a vencer, por 1-0, com um golo de Toni Martínez (82).

Os dois triunfos que colocaram o FC Porto na final da Taça de Portugal, que acabaria por conquistar, frente ao Tondela, igualaram as melhores séries de vitórias do clube frente ao Sporting em quase duas décadas.

É que, antes disso, o FC Porto conseguiu vencer o Sporting por duas vezes em quatro ocasiões, mas é preciso recuar até ao dia 02 de setembro de 2003 para encontrar o três sucessos consecutivos dos ‘azuis e brancos’ frente aos ‘leões'.

O último dos quais, uma vitória por 4-1, ainda no Estádio das Antas, deu-se quando José Mourinho iniciava a sua segunda época completa no clube e o atual selecionador português, Fernando Santos, orientava o Sporting.

Esse triunfo, com golos de Derlei (03), Jankauskas (51), Maniche (64) e McCarthy (89, grande penalidade) contra um de Fábio Rochemback (79) seguiu-se aos triunfos por 1-0 em Alvalade e 2-0 nas Antas, na época anterior (2002/03), quando os ‘verdes e brancos’ eram orientados por Laszlo Bölöni.

O Sporting, no entanto, não consegue vencer o FC Porto desde 19 de janeiro de 2021, ou seja, nas últimas cinco vezes em que defrontou o rival do norte.

O último sucesso dos 'leões' deu-se quando operaram uma reviravolta com dois golos de Jovane Cabral (86 e 90+4) em resposta ao tento de Marega (79), nas meias-finais da Taça da Liga 2020/21.

Esse encontro teve, no entanto, a particularidade de ser disputado em campo neutro, em Leiria, devido ao regulamento da competição. A última vez que os ‘leões’ venceram o FC Porto no seu reduto remonta a 30 de abril de 2016, em encontro da antepenúltima jornada da I Liga 2015/16.

Orientados, então, por Jorge Jesus, os ‘leões’ discutiam o título ‘taco a taco’ com o Benfica, seguiam a dois pontos dos ‘encarnados’ na tabela, e saíram do Estádio do Dragão com um triunfo por 3-1, com golos de Slimani (23 e 44) e Bruno César (85), contra um de Herrera (35, grande penalidade).

No total, entre jogos a contar para I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça e Campeonato de Portugal, continua na frente o FC Porto, que soma 88 triunfos contra 83 dos 'leões', que marcaram mais 18 golos (342 contra 324), num duelo que terminou empatado em 72 ocasiões.

O FC Porto só assumiu a liderança do histórico na segunda década do século XXI (de 2010/11 a 2019/20), com quase o dobro das vitórias (11 contra seis) e mais oito golos marcados (32 contra 24).

Tratou-se da quarta década consecutiva de supremacia dos 'dragões': 13 vitórias contra cinco nos anos 80 do século passado, 14 contra cinco nos anos 90 e um tangencial 11-10 na primeira década do Século XXI.

O histórico apresenta um domínio dos 'azuis e brancos' em tempos recentes, mas já foi dominado pelo Sporting, que, no final da década de 70, tinha mais 19 triunfos do que os 'dragões' (56 contra 37).

No que diz respeito a jogos para o campeonato nacional, o domínio do FC Porto acentua-se ligeiramente com 68 vitórias contra 59 dos ‘leões’ (registaram-se, ainda, 49 empates), mas o Sporting continua a ter mais golos marcados, com 250 remates certeiros contra 245 dos ‘azuis e brancos’.

O 244.º jogo oficial entre FC Porto e Sporting, a contar para a terceira jornada da I Liga portuguesa de futebol 2022/23, está marcado para sábado, pelas 20:30, no Estádio do Dragão, no Porto.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?