loading

Crónica: Benfica conquista Supertaça feminina com triunfo folgado sobre o Sporting

O Benfica venceu hoje a Supertaça de futebol feminino, derrotando o Sporting por 4-1, após prolongamento do jogo disputado no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.

Crónica: Benfica conquista Supertaça feminina com triunfo folgado sobre o Sporting

Detentor da Supertaça, o Sporting marcou primeiro já na segunda parte, numa grande penalidade convertida por Cláudia Neto.

Mas Francisca Nazareth, que começou do banco e acabou por revolucionar o encontro, empatou para o Benfica (75 minutos) e levou o jogo para prolongamento, período em que as ‘encarnadas’ garantiram o troféu com golos de Ana Vitória (96 e 107) e Nycole Sobrinho (109).

Em Leiria, Benfica e Sporting deram um grande espetáculo, com futebol de qualidade, recheado de emoção, incerteza, muito tempo de jogo e drama q.b. garantido pelo videoárbitro (VAR).

A vitória folgada está longe de representar o equilíbrio dentro de campo, pelo que, apesar da justiça da conquista, os números finais são demasiado castigadores para as ‘leoas’.

O jogo revelou-se muito vivo desde o primeiro minuto, com o Benfica a tomar conta das operações, através de trocas de bola seguras e muita concentração para travar as saídas contrárias.

Do outro lado, o Sporting posicionou-se expectante, aguentando o volume ofensivo das ‘águias’, à espera de lançar a velocidade de Ana Capeta e Diana Silva.

Com pressão à entrada da grande área do Sporting, o Benfica procurava estancar a ‘fuga’ das avançadas ‘verde e brancas’. Dessa forma dominava e até provocava pânico na área contrária. Mas atacava com alguma sofreguidão e, por isso, era pouco consequente.

Do outro lado, a cada distração das benfiquistas, Diana Silva e Ana Capeta ameaçavam. Aos 21 minutos, num desses contra-ataques, Ana Borges cruzou para Ana Capeta falhar a baliza por um palmo.

A instantes do intervalo, o Benfica respondeu, num grande trabalho de Andreia Norton, que serviu Jéssica Silva, mas o remate da avançada foi travado pela guarda-redes Hannah Seabert.

Após o descanso, o Sporting subiu no terreno, para travar o ataque apoiado do Benfica, que aproveitou esse adiantamento: aos 52 minutos Andreia Norton ficou com a bola nos pés à entrada da pequena área, mas rematou à figura de Seabert.

E, contudo, foi o Sporting que chegou ao golo, de grande penalidade, aos 63 minutos: Lúcia Alves derrubou Ana Capeta na área sem necessidade e, depois de consultar o VAR, a árbitra Sandra Bastos assinalou o penálti com que Cláudia Neto fez 1-0.

A reação do Benfica quase resultou no empate aos 73 minutos, num forte ‘tiro’ de Francisca Nazareth contra a guarda-redes ‘leonina’.

Nazareth, que entrou logo após o golo do Sporting, foi aposta ganha da treinadora Filipa Patão, já que dos seus pés saiu o 1-1, após assistência de Ana Vitória. Um remate forte à entrada da área quebrou a resistência ‘verde e branca’.

Os minutos finais do tempo regulamentar foram emotivos: aos 87 minutos, Sandra Bastos assinalou uma grande penalidade para o Benfica, após consulta do VAR, enquanto, aos 90, Seabert travou com grande defesa um forte remate de Ana Vitória.

A intensidade do tempo regulamentar podia fazer crer que o prolongamento seria menos frenético. Pelo contrário, logo no primeiro minuto Ana Capeta atirou ao poste da baliza ‘encarnada’, dando o mote.

O Benfica respondeu de pronto e adiantou-se no marcador, noutro lance de grande penalidade descoberto pelo VAR. Ana Vitória rematou e a bola foi ao braço de Carolina Beckert. O penálti deu o 2-1 às ‘encarnadas’, convertido pela própria Ana Vitória.

O Sporting não baixou os braços e a incansável Ana Capeta esteve quase a empatar, só com Rute Costa pela frente, mas o rematou saiu por cima.

O jogo continuava vivo e mesmo depois do Benfica fazer 3-1, num cabeceamento de Ana Vitória após canto de Nycole Sobrinho, Ana Capeta enviou uma bola à barra, num cruzamento de Chandra Davidson.

O golpe definitivo seria dado por Nycole Sobrinho, a culminar a assistência de calcanhar de Francisca Nazareth para o 4-1, que selou a vitória que deu ao Benfica a segunda Supertaça da história.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?