loading

Crónica: Rio Ave eficaz bate Santa Clara com golo solitário de Boateng

O Rio Ave venceu hoje o Santa Clara por 1-0, em partida da oitava jornada da I liga portuguesa de futebol decidida com um golo solitário de Emmanuel Boateng, ainda na primeira parte.

Crónica: Rio Ave eficaz bate Santa Clara com golo solitário de Boateng

O avançado ganês frisou a eficácia dos vila-condenses, ao marcar aos 15 minutos, numa das poucas oportunidades criadas pelo conjunto da foz do Ave, que até terminou em superioridade numérica, com a expulsão do Kennedy Boateng, aos 66 minutos.

Com este triunfo, o Rio Ave Ave salta para um lugar mais tranquilo na classificação, ocupando agora o 10.º posto, com nove pontos, enquanto que o Santa Clara, que continua a somar apenas derrotas como visitante, fica em 15.º, com cinco.

A partida até começou com um lance de dúvida, na área do Rio Ave, com Samaris, em estreia a titular nos locais, a pisar Gabriel Silva, numa ação faltosa, mas que já não contou, porque no cruzamento prévio, a bola tinha ultrapassado a linha de fundo.

O lance não conseguiu esfriar uma melhor entrada dos açorianos no desafio, mostrando maior pendor ofensivo, a tentar desmontar uma afinada linha defensivo dos nortenhos.

Gabriel Silva era o homem em destaque nos insulares e, logo aos nove minutos, voltou a criar calafrios na cobrança de um livre, que obrigou Jhonatan a defesa apertada.

Do outro lado, o Rio Ave apostava no contra-ataque e foi nessa estratégia que se revelou letal, no primeiro e único lance de perigo criado, com Emmanuel Boateng a inaugurar o marcador, após cruzamento de Pedro Amaral, que a defesa do Santa Clara não conseguiu afastar com contundência.

Em vantagem, os vila-condenses vincaram, ainda mais, uma postura de contenção, perante um adversário que pisava sempre terrenos mais adiantados, mas raramente conseguia abrir brechas na defesa contrária.

Gabriel Silva ainda tentou improvisar, com um remate de longe, em jeito de 'chapéu', mas sem suficiente pontaria para inverter a vantagem do Rio Ave ao intervalo.

O reatamento voltou a devolver um Santa Clara mais atrevido, mas sem arte para causar desequilíbrios, perante um Rio Ave que sofria da mesma falta de criatividade nos seus contragolpes, fazendo escassear as oportunidades de perigo junto à duas balizas.

Aos 66 minutos, contrariedade para os açorianos, com a expulsão de Kennedy Boateng, com vermelho direto, após derrubar o recém-entrado Fábio Ronaldo, quando o atacante dos vila-condense se isolava à entrada da área.

Em vantagem numérica, o Rio Ave assumiu, pela primeira vez, a iniciativa do jogo, passando a pisar mais vezes terrenos adiantados e ameaçando o segundo golo, num remate de longe Miguel Baeza, travado por boa defesa de Marco.

Os insulares ainda tentaram, nos momentos finais, um derradeiro esforço para resgatar a vantagem, mas já numa altura em que jogavam com mais coração do que razão.

Programa da jornada

Sexta-feira, 30 de Setembro de 2022
Sporting - Gil Vicente, 3 - 1
FC Porto - Sp. Braga, 4 - 1

Sábado, 1 de Outubro de 2022
Vizela - Portimonense, 1 - 0
Desp. Chaves - Estoril, 1 - 1
V. Guimarães - Benfica, 0 - 0

Domingo, 2 de Outubro de 2022
Rio Ave - Santa Clara, 1 - 0
Paços Ferreira - Arouca, 1 - 1
Famalicão - Boavista, 4 - 0

Segunda-feira, 3 de Outubro de 2022
Marítimo - Casa Pia, 1 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?