loading

Ministro diz que PSP foi «irrepreensível» ao identificar adeptos do Benfica

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, disse hoje que a ação da Polícia de Segurança Pública foi “irrepreensível” ao identificar adeptos do Benfica por distúrbios em Braga, depois do jogo sábado em Guimarães.

Ministro diz que PSP foi «irrepreensível» ao identificar adeptos do Benfica

“As forças de segurança tiveram uma ação irrepreensível. Em muito pouco tempo determinaram a identidade de quem incumpriu com a lei e transmitiram às autoridades competentes os deveres de sancionamento, ou não, de atitudes ou comportamentos. Portanto, em muito pouco tempo mostraram grande eficácia, como aliás tem acontecido em todas as circunstâncias inesperadas e inopinadas que têm vindo a acontecer”, declarou José Luís Carneiro.

A PSP disse ter identificado domingo transato 39 adeptos do Sport Lisboa e Benfica por distúrbios no centro histórico de Braga, após o jogo em Guimarães, no sábado à noite.

Num comunicado, o Comando Distrital de Braga da PSP disse que, perto das 23:45, foram registadas “deflagrações de engenhos pirotécnicos levadas a efeito por um grupo substancial de jovens vestidos de negro, enquanto entoavam cânticos”. O incidente “causou alarme e pânico nas pessoas que frequentavam os espaços de lazer” do centro histórico da cidade de Braga, referiu o comunicado.

Em declarações aos jornalistas, à margem duma visita ao posto de atendimento a cidadãos britânicos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras no Porto, José Luís Carneiro, apelou à responsabilidade dos cidadãos em prol da segurança.

“Tenhamos consciência do seguinte, somente uma sociedade e cidadãs e cidadãos, que tenham atitudes e comportamentos de responsabilidade permitirá termos vidas mais seguras. Condições mais seguras, seja no desporto, seja na vida noturna, seja na segurança, seja na sinistralidade rodoviária. Nós não podemos querer um polícia por cada cidadão, nem isso é desejável, mas para que isso aconteça cada cidadã e cada cidadão têm que cumprir os seus deveres”, sumarizou.

José Luís Carneiro observou que é evidente a “necessidade” de que toda a sociedade ter a “consciência” de que o desporto tem que ser uma “festa” e tem que ser uma “demonstração do aperfeiçoamento da vida cívica.

O desporto “não pode ser uma permanente demonstração de ajuste de contas entre grupos que procuram colocar em causa e têm colocado em causa muitas das vezes a tranquilidade nos próprios campos de futebol”, concluiu.

“Temos do desporto uma visão muito positiva sobre a importância que tem para a formação das camadas mais jovens, para a formação de uma sociedade mais livre. Por o desporto muitas vezes conseguem-se transmitir mensagens fundamentais, até de paz. Veja-se, por exemplo, o que aconteceu na transição de África do Sul, com Nelson Mandela a fazer do desporto nacional, do desporto rei, aquilo que foi a mensagem fundamental de paz e de reconciliação”, acrescentou.

A PSP lançou uma intervenção policial, através de agentes que se encontravam em Braga, “reforçados por outros que se deslocaram de Guimarães”.

A operação intercetou o grupo, que foi conduzido às instalações do Comando Distrital da PSP de Braga, onde foram identificados 39 “indivíduos associados ao movimento casual do SLB, maioritariamente residentes na zona de Lisboa”.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?