loading

Síntese: Sporting diz adeus à Champions e cai para a Liga Europa com um golo aos 90+5

O Sporting perdeu com o Eintracht Frankfurt, por 2-1, no grupo D da Liga dos Campeões, chegou a estar fora das competições europeias e acabou na Liga Europa graças a um golo do Tottenham aos 90+5.

Síntese: Sporting diz adeus à Champions e cai para a Liga Europa com um golo aos 90+5

Depois de uma primeira parte conseguida por parte do Sporting, ao ter sabido controlar o ímpeto ofensivo do conjunto alemão, que precisava de ganhar para continuar na ‘Champions’, e ter sido capaz não só manter a defesa alemã ‘em respeito’ como ter feito um golo, nada fazia prever a reviravolta germânica depois do intervalo.

Rúben Amorim surpreendeu com a titularidade de Arthur Gomes, em detrimento de Trincão, opção que traria resultados práticos, não só pelo bom desempenho do brasileiro como pelo golo que marcou aos 39 minutos, após um cruzamento de Porro do flanco direito, que ainda foi desviado pela cabeça de um defesa alemão.

No entanto, a equipa não teve capacidade para segurar essa vantagem e neutralizar a já esperada reação germânica, que jogava o tudo por tudo nos últimos 45 minutos para continuar na prova, com a derrocada a começar por uma mão na bola do capitão Sebastián Coates, na grande área, na disputa de um lance com Daichi Kamada.

O próprio médio japonês se encarregou de converter o penálti e colocar o resultado numa igualdade a um golo, deixando o Sporting sob a pressão de, pelo menos, não voltar a sofrer novo golo, mas a dinâmica desse golo deu ainda maior ímpeto e confiança aos alemães e trouxe maior intranquilidade aos jogadores leoninos.

O que se estava a antever, face ao desenrolar do jogo, acabou mesmo por acontecer, o segundo golo dos alemães, por Randal Kolo Muani, o qual solicitado em velocidade com um passe para dentro da área de Adán, foi mais forte no corpo a corpo do que Gonçalo Inácio e ‘disparou’ um remate cruzado que bateu o guarda-redes espanhol.

O Sporting ainda tentou o golo do empate que o manteria na Liga dos Campeões, mas a verdade é que a equipa alemã não só controlou essa tentativa como acabou por justificar o apuramento para os oitavos de final da prova.

De resto, a noite não foi ainda mais amarga para o Sporting, que chegou a estar fora das competições europeias, porque o Tottenham conseguiu fazer o 2-1 em Marselha aos 90+5 minutos, pelo médio dinamarquês Pierre-Emile Hojbjerg, num lance de contra-ataque em que Harry Kane e o autor do golo ficaram numa situação de superioridade numérica face a um defensor francês.

O Sporting acabou por beneficiar do facto de o Marselha, estando na altura apurado para a Liga Europa, ter arriscado tudo nos últimos minutos para chegar ao segundo golo que lhe daria o apuramento para a ‘Champions’, acabando por ficar de fora das duas provas.

O lateral esquerdo português Nuno Tavares foi titular na equipa do Marselha e jogou os 90 minutos.

O Tottenham acabou por vencer o grupo, com 11 pontos, seguido do Eintracht Frankfurt, com 10, do Sporting, com sete, e do Marselha, com seis.

No grupo A, o Bayern Munique confirmou a superioridade que exerceu ao somar seis vitórias em seis jogos, a última sobre o Inter de Milão, que foi incapaz de ‘emperrar’ a máquina germânica e que acabou sair derrotado por 2-0, com golos do lateral direito francês Benjamin Pavard, aos 32 minutos, e do avançado camaronês Eric Choupo-Moting, aos 72.

No outro jogo do grupo, o FC Barcelona, que já estava apurado para a fase de grupos da Liga Europa, venceu o Viktoria Plzen, na República Checa, por 4-2, mas não serviu para atenuar a má campanha que fez e que o deixou, mais uma vez, fora da prova mais importante da UEFA.

O Bayern encerrou o grupo na liderança, com 18 pontos, seguido do Inter de Milão, com 10, do FC Barcelona, com sete, e do Viktoria Plzen, com zero.

Finalmente, no grupo A, o Liverpool recebeu e venceu o Nápoles por 2-0, insuficiente, porém, para ‘roubar’ a liderança aos italianos, que tinham vencido em casa por 4-1, o que obrigaria os ingleses a alcançarem uma vitória por quatro golos de vantagem para ascenderem à liderança, tarefa, à partida, muito complicada.

Aliás, só nos últimos cinco minutos de jogo é que o Liverpool chegou à vitória, em boa parte pela entrada do ex-avançado do Benfica Darwin Nuñez em campo, aos 73 minutos, a render o médio Curtis Jones, que ‘esteve’ nos lances dos dois golos, o primeiro de Mohamed Salah, aos 85, e o segundo dele próprio, aos 90+5.

O lateral esquerdo e internacional português Mário Rui esteve no ‘banco’ e não chegou a ser utilizado pelo técnico Luciano Spalletti, enquanto o seu compatriota Fábio Carvalho foi lançado em campo por Jurgen Klopp, aos 87 minutos, e esteve à beira de marcar, dois minutos volvidos, a passe de Mohamed Salah, mas o remate saiu a rasar a barra.

No outro jogo do grupo, o Ajax foi a Glasgow vencer o Rangers por 3-1, com Francisco Conceição a entrar e a marcar o último golo da equipa neerlandesa, mas nem por isso amenizou uma campanha aquém das expectativas, na qual somou apenas duas vitórias sobre a equipa escocesa, perdendo todos os jogos com o Nápoles e o Liverpool.

Estas duas equipas terminaram o grupo com 15 pontos, mas os italianos levaram vantagem no confronto direto, razão pela qual ficaram em primeiro lugar, enquanto o Ajax foi terceiro, com seis pontos, e o Rangers, quarto e último, sem pontuar.

Mais cedo, o FC Porto venceu o Atlético de Madrid por 2-1, no grupo B, e garantiu o primeiro lugar, beneficiando do nulo entre o Bayer Leverkusen e o Clubb Brugge.

Assim, o FC Porto venceu o grupo com 12 pontos e vai ter estatuto de cabeça de série no sorteio dos oitavos de final da ‘Champions’, enquanto o Clubb Brugge, segundo com 11, também segue em frente, com o Bayer Leverkusen, terceiro com cinco, a seguir para a Liga Europa e o Atlético Madrid, último também com cinco pontos, a ficar fora das competições europeias.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?