loading

Crónica: Golaço de Tiago Silva dá triunfo 'suado' mas justo ao Vitória de Guimarães

Um grande golo de Tiago Silva deu hoje uma difícil vitória ao Vitória de Guimarães sobre o Marítimo, por 1-0, na 13.ª jornada da I Liga, num jogo equilibrado e com raros motivos de interesse.

Crónica: Golaço de Tiago Silva dá triunfo 'suado' mas justo ao Vitória de Guimarães

O único golo – e que golo - da partida surgiu aos 70 minutos com Tiago Silva a ‘disparar’ de muito longe e a dar os três pontos ao Vitória, que regressa aos triunfos no campeonato depois da derrota na jornada anterior, em Alvalade, com o Sporting (3-0), equipa que ultrapassa na quinta posição, sendo que os ‘leões’ jogam em Famalicão a partir das 20:30.

Já o Marítimo vê interrompida uma série de quatro jogos sem perder (três empates e uma vitória), marca passo na recuperação que encetava e não sai da penúltima posição.

O Vitória de Guimarães jogou na quarta-feira para a Taça de Portugal (triunfo por 2-1, após prolongamento, sobre o Vizela) e Moreno fez três mexidas em relação a esse ‘onze’, apostando em Bruno Varela, Tounkara e André Silva.

O Marítimo só apresentou uma alteração, e na baliza, com Miguel Silva, natural de Guimarães e com muitos anos de Vitória, a voltar à titularidade.

A primeira parte foi má publicidade ao futebol: muitos passes falhados, pouca ou nenhuma inspiração e raras situações de perigo em ambas as balizas.

Moreno teve que mexer cedo na equipa, porque André André se lesionou num choque com Leo Andrade e, alguns minutos depois, o treinador trocou-o por Tiago Silva (16), que seria decisivo.

A primeira – e única - grande ocasião de golo da primeira parte pertenceu ao Vitória de Guimarães, com Lameiras, isolado por um grande passe de Johnston, a rematar cruzado para boa defesa de Miguel Silva (26).

O Marítimo tinha mais posse de bola, mas mostrava-se inofensivo e era o Vitória que levava mais perigo, ainda que relativo, à baliza contrária - o guardião insular defendeu com segurança remates de Hélder Silva (34) e Zé Carlos (39) que saíram à figura.

O Vitória de Guimarães surgiu após o intervalo com Janvier no lugar de Mikel Villanueva, passando a jogar em ‘4-3-3’ (em vez do ‘3-4-3’), e aos 58 minutos lançou Jota e Anderson.

A equipa da casa foi chegando com mais perigo à baliza contrária e, aos 64 minutos, Miguel Silva foi fundamental a desviar um cruzamento ‘venenoso’ de Hélder Sá da esquerda a que Anderson se preparava para desviar.

Pouco depois, foi a vez de João Henriques refrescar o meio-campo e ataque com Sonora e Joel Tageu, mas logo a seguir surgiu o momento do jogo com o tal grande golo de Tiago Silva – um remate forte e colocado a meio do meio-campo ofensivo vitoriano.

Aos 86 minutos, Joel Tageu ainda descobriu espaço na área para criar perigo – Bruno Varela estava atento -, mas foi o Vitória a desperdiçar duas claras situações para ‘matar’ o jogo: Jota (90) e Anderson, rematando ao poste (90+3), ficaram muito perto do segundo dos minhotos.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?