loading

Mundial-2022: Conceição elogia subida do tempo de compensação

A subida do tempo de compensação nos jogos do Mundial do Qatar «é um aspeto muito positivo», observou hoje o treinador do FC Porto face à intenção da FIFA de elevar o tempo útil de jogo.

Mundial-2022: Conceição elogia subida do tempo de compensação
Depositphotos

“Já assisti a partidas com 14 minutos de tempo de compensação. Acho que é justo e tem de se dar aquilo que é justo. As equipas de arbitragem hoje já estão bem apetrechadas e têm alguns elementos que, não sendo tão ativos no jogo, poderão estar a controlar esse mesmo tempo. É um aspeto muito positivo neste Mundial ver esse tempo a aproximar-se mais do que é perdido no tempo útil”, destacou o técnico, na conferência de imprensa de antevisão à receção ao ‘secundário’ Mafra, na sexta-feira, do Grupo A da Taça da Liga.

A 22.ª edição do principal torneio de seleções arrancou no domingo e decorre até 18 de dezembro, no Qatar, com a presença de Portugal, que cumpre hoje a estreia no Grupo H frente ao Gana, a partir das 19:00 locais (16:00 em Lisboa), no Estádio 974, em Doha.

“Aproveito para desejar boa sorte à nossa seleção e a todos os treinadores portugueses que estão no Mundial, mesmo que isso implique que dois deles se defrontem no mesmo grupo, no qual prefiro claramente que Portugal saia por cima”, notou Sérgio Conceição, aludindo ao jogo do conjunto de Fernando Santos com a Coreia do Sul, de Paulo Bento.

O treinador do FC Porto desejou o mesmo “a todos os jogadores” da I Liga que estão no Qatar, sobretudo a Diogo Costa, Pepe e Otávio (Portugal), Stephen Eustáquio (Canadá), Marko Grujić (Sérvia) e Mehdi Taremi (Irão), todos englobados no plantel dos ‘dragões’.

“Como apaixonado por futebol, consigo desfrutar de um bom jogo e dos comportamentos das diferentes seleções, que vão ao encontro do que falo muito com os meus jogadores. Temos olhado muito para algumas surpresas e não queremos que amanhã [sexta-feira] nos aconteça uma surpresa”, ressalvou, exemplificando com a surpreendente reviravolta do Japão face à tetracampeã Alemanha, que bateu por 2-1, na quinta-feira, na ‘poule’ E.

Aceitando que “hoje há equilíbrio e não existem papões”, Sérgio Conceição considerou que “o pormenor técnico ou emocional faz a diferença”, tal como o “trabalho de campo”.

“Existem equipas que trabalham de forma séria e são muito cultas a nível tático. Depois, há uma coisa extremamente importante e que valorizo muito, que é ter o brilho no olho, a cabeça fresca e o coração quente. Vi os atletas e o selecionador do Japão com um brilho no olhar durante o hino, o que me dizia que poderia acontecer algo de fantástico no jogo. É bem demonstrativo do foco, concentração e honra que têm em representar o seu país. Com certeza, não era por falta de dedicação que não dariam uma boa resposta”, juntou.

Quatro dos seis jogadores cedidos pelo FC Porto vão estar envolvidos hoje nas partidas do último dia da primeira ronda do Mundial2022, com o sérvio Marko Grujić a encarar o pentacampeão Brasil, no Grupo G, e Diogo Costa, Pepe, Otávio a defrontarem o Gana.

Na segunda-feira, Mehdi Taremi marcou os dois golos do Irão, orientado pelo português Carlos Queiroz, na goleada sofrida frente à Inglaterra (2-6), da ‘poule’ B, ao passo que Stephen Eustáquio foi titular na derrota do Canadá com a Bélgica (0-1), para o Grupo F.

“Dentro de uma dinâmica diferente, gostei. Mehdi Taremi foi igual a ele próprio e ao que normalmente nos tem habituado. Na situação do penálti, ficou muito tranquilo. No outro golo, mostrou-se cheio de inteligência na forma como encontrou espaço para finalizar. O Stephen Eustáquio teve sempre compromisso e está com uma abrangência no seu jogo cada vez melhor. Fico contente por ver atletas do FC Porto a exibirem-se a esse nível e espero que hoje suceda o mesmo com todos os outros que entrarão em ação”, concluiu.

O FC Porto recebe o Mafra na sexta-feira, às 20:45, no Estádio do Dragão, no Porto, em jogo do Grupo A da Taça da Liga, com arbitragem de Miguel Nogueira, da associação de Lisboa, seguindo-se embates com os primodivisionários Desportivo de Chaves, em 08 de dezembro, às 19:00, em Trás-os-Montes, e Vizela, oito dias depois, em casa, às 20:30.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?