loading

Crónica: Entrada de Aboubakar ‘baralha’ Sérvia e vale ponto aos Camarões

O avançado camaronês Aboubakar deixou o banco para fazer um golo e uma assistência que valeram hoje o empate com a Sérvia (3-3), numa partida emotiva, referente à segunda jornada do Grupo H do Mundial do Qatar.

Crónica: Entrada de Aboubakar ‘baralha’ Sérvia e vale ponto aos Camarões

A seleção africana esteve a vencer, após golo de Castelletto, aos 29 minutos, mas o conjunto europeu ‘virou’ o jogo para 3-1, com tentos de Pavlovic (45+1), Milinkovic-Savic (45+3) e Aleksandar Mitrovic (53), antes de o ex-ponta de lança do FC Porto substituir Martin Hongla, aos 55, reduzir para 3-2, aos 63, e servir Choupo-Moting para o golo que fechou o resultado, aos 66.

Depois de somado o primeiro ponto no grupo, os Camarões precisam de vencer o Brasil e a Sérvia de derrotar a Suíça na derradeira jornada para manterem hipóteses de apuramento para os oitavos de final, num grupo em que ‘canarinhos’ e helvéticos se defrontam hoje, com três pontos cada.

Com Filip Kostic pela primeira vez titular na ala esquerda e Maksimovic a render Gudelj no meio-campo, a seleção balcânica dominou os primeiros 20 minutos, desperdiçando três ocasiões por Aleksandar Mitrovic: um cabeceamento por cima, ao minuto cinco, uma bola em arco ao poste, com ângulo reduzido, aos 10, e um remate ao lado, aos 17, após bola entregue de ‘bandeja’ por Tolo.

Sem Onana, guarda-redes titular frente à Suíça (derrota por 1-0), que nem apareceu hoje na ficha de jogo, a seleção treinada por Rigobert Song apareceu com Epassy na baliza e Kundé no meio-campo, jogador que enviou o primeiro aviso à baliza sérvia, ao minuto 19, antes de marcar o canto que valeu o golo inaugural.

Após bola cobrada na esquerda, aos 29 minutos, N’Koulou desviou de cabeça ao primeiro poste e o outro central, Castelletto, apareceu isolado ao segundo a encostar para o fundo das redes.

A manobra ofensiva sérvia pareceu abalada, caindo em discernimento e ritmo, mas a equipa às ordens de Dragan Stojkovic encontrou inspiração para virar o resultado nos descontos da primeira parte, em cabeceamento de Pavlovic, após livre de Tadic, aos 45+1, e num remate bem colocado de Sergej Milinkovic-Savic, dois minutos volvidos.

A seleção europeia dilatou a vantagem após o reatamento com o lance coletivo mais bem desenhado do jogo, aos 53 minutos: a combinação precisa entre Aleksandar Mitrovic, Kostic, Milinkovic-Savic e Tadic precedeu a conclusão ‘fácil’ do ponta de lança.

Os Camarões pareciam arredados da discussão do jogo, mas a entrada de Vincent Aboubakar ‘desmontou’ vários dos posicionamentos defensivos da Sérvia, incapaz de ‘cobrir’ aos passes longos para o avançado, e deu aos africanos a ‘energia’ de que precisavam para reagir.

O dianteiro começou a mudar o destino da partida ao minuto 63, com um ‘chapéu’ bem medido ao guardião sérvio, validado pelo videoárbitro após marcação de fora de jogo, e ‘bateu’ a marcação de Milinkovic três minutos depois para assistir Choupo-Moting, que desviou para a baliza ‘deserta’.

Reposta a igualdade, as duas equipas tentaram equilibrar o ímpeto atacante em busca da vitória e a necessidade de segurarem pelo menos o empate, com a equipa dos Balcãs a mostrar mais iniciativa e a falhar a melhor ocasião para um eventual triunfo ao minuto 89, por Aleksandar Mitrovic.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?