loading

Crónica: Marrocos aguenta reação canadiana e volta aos oitavos 36 anos depois

A seleção de Marrocos resistiu hoje ao ímpeto do Canadá em busca dos pontos, venceu por 2-1 e apurou-se para os oitavos de final do Mundial no Qatar na liderança do Grupo F, repetindo o feito do México 1986.

Crónica: Marrocos aguenta reação canadiana e volta aos oitavos 36 anos depois

Superior aos canadianos no arranque do desafio, a seleção africana chegou ao minuto 23 com dois golos de vantagem, após pontapés certeiros de Ziyech, aos quatro, e de En Nesyri, e susteve, até ao fim, a reação que valeu o ‘tento de honra’ ao conjunto da América do Norte, aos 40, quando Aguerd marcou na própria baliza o centésimo golo da competição.

Face ao ‘nulo’ no embate entre a Croácia e a eliminada Bélgica, a formação marroquina venceu o Grupo F, com sete pontos, registo que lhe vale o segundo apuramento para os oitavos de final em seis participações no Mundial e o segundo classificado do Grupo E como adversário no jogo marcado para terça-feira, às 15:00 portuguesas.

Pela segunda vez presente na competição, o Canadá terminou o grupo com dois golos, mas sem pontos, à semelhança do México1986, quando também perdeu os três jogos do respetivo grupo.

Após dois jogos com uma linha de três defesas, o Canadá apresentou-se com um quarteto defensivo para o seu derradeiro encontro no Mundial, face à entrada de Sam Adekugbe para o lado esquerdo, e sofreu o golo logo ao minuto quatro, após erro clamoroso do guarda-redes Milan Borjan.

Em resposta ao atraso de Steven Vitória, o guardião adiantou demasiado a bola ao tentar a sair a jogar e Hakim Ziyech aproveitou o seu posicionamento para um ‘chapéu’ que abriu o marcador.

A depender apenas de si para continuar no Mundial, a seleção norte-africana acentuou a pressão sobre a área contrária e chegou ao segundo golo, passados quase 20 minutos, numa fase em que o conjunto da América do Norte se procurava ‘esticar’ no terreno, ameaçando o empate por Buchanan, aos 15.

Youssef En Nesyri recebeu um passe longo de Hakimi e bateu Borjan num remate de pé direito e bola a ‘saltitar’, após beneficiar do ‘fosso’ entre Miller e Steven Vitória, fator que já contribuíra para o golo sofrido pelos canadianos na derrota por 1-0 frente à Bélgica, na primeira ronda do grupo.

O ritmo da partida abrandou depois do segundo golo, com a seleção às ordens de Walid Regragui a tentar gerir o resultado perante um adversário ‘combativo’, que reagiu como pôde e viu esse esforço premiado a cinco minutos do intervalo, quando Aguerd fez autogolo num desvio a cruzamento de Adekugbe, que Bono foi incapaz de suster.

Em cima do intervalo, El Nesyri introduziu a bola pela segunda vez na baliza adversária, mas Aguerd estava no raio de visão de Borjan, em posição de fora de jogo, e o golo foi anulado, precedendo uma segunda metade em que o domínio africano se esbateu, fruto do ‘ímpeto’ canadiano em busca do primeiro ponto em mundiais.

O conjunto orientado pelo selecionador John Herdman ‘empurrou’ o jogo para o meio-campo marroquino ao longo de toda a segunda parte e fê-lo ainda com mais vigor após as entradas de Hutchinson, Jonathan David e Laryea, titulares nos outros dois jogos, entre os minutos 60 e 65.

Um desses elementos, Atiba Hutchinson, protagonizou a ocasião mais flagrante da segunda parte ao minuto 72, ao cabecear uma bola que bateu na trave e depois na parte interior da linha de baliza, sem a atravessar por completo.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?