loading

Síntese: Portugal está nos 'quartos' e vai defrontar Marrocos, que impediu duelo ibérico

Portugal, com um ‘hat-trick’ de Gonçalo Ramos, seguiu hoje para os quartos de final do Mundial no Qatar com uma goleada sobre a Suíça (6-1) e vai encontrar Marrocos, que impediu o duelo ibérico ao eliminar a Espanha.

Síntese: Portugal está nos 'quartos' e vai defrontar Marrocos, que impediu duelo ibérico

No Qatar, a seleção marroquina bateu os espanhóis no desempate por grandes penalidades (3-0), após o nulo durante os 120 minutos, e pela primeira vez está no grupo das oito melhores de um Campeonato do Mundo, a quarta vez de uma nação africana.

Em Lusail, no último encontro dos oitavos de final, Portugal garantiu a sua terceira melhor prestação num Mundial, atingido os ‘quartos’, repetindo o que tinha conseguido em 1966 e 2006. Tanto em Inglaterra como Alemanha, a seleção lusa seguiu para as meias-finais, mas falhou a final.

Antes do apito final, o duelo com a Suíça já estava a dar que falar devido à ausência de Cristiano Ronaldo, relegado para o banco de suplentes por opção do selecionador Fernando Santos, com Gonçalo Ramos, que viria a ser a figura da partida, a fazer a estreia a titular.

14 anos e após 31 jogos consecutivos em grandes competições, Ronaldo voltou a iniciar uma partida fora do ‘onze’ inicial. O avançado acabou por ser lançado durante a segunda parte, quando a equipa lusa já vencia por 5-1.

Numa noite de ‘sonho’, Gonçalo Ramos construiu o ‘hat-trick’ aos 17, 51 e 67 minutos e, com apenas 21 anos, tornou-se apenas no quarto jogador português a alcançar esse feito em Mundiais, juntando-se a Eusébio, Pauleta e Cristiano Ronaldo.

Pepe, aos 33, Raphaël Guerreiro, aos 55, e Rafael Leão, aos 90+2, ajudaram também à goleada, a maior de Portugal em fases a eliminar do Campeonato do Mundo, e a segunda no global, só atrás do 7-0 imposto à Coreia do Norte, na fase de grupos de 2010.

Com 39 anos, nove meses e 10 dias, Pepe tornou-se mesmo no segundo jogador mais velho a marcar no torneio, só atrás do lendário camaronês Roger Milla, que o fez com 42 anos, um mês e oito dias.

Aos 58 minutos, Manuel Akanji apontou o único tento dos helvéticos, numa altura em que a recuperação já era quase impossível.

Nos quartos de final, num jogo marcado para sábado, às 15:00 (horas de Lisboa), no Estádio Al Thumama, em Doha, Portugal vai defrontar Marrocos, nação a viver a sua primeira experiência nessa fase, ‘imitando’ os feitos de Camarões, em 1990, do Senegal, em 2002, e do Gana, em 2010.

Frente à seleção lusa, Marrocos terá a possibilidade de se tornar na primeira equipa africana a chegar às meias-finais.

Em Doha, num jogo sem grandes oportunidades, a decisão do apuramento teve que ser tomada no desempate por grandes penalidades, com Marrocos marcar três contra nenhum da Espanha.

Já depois do ex-Sporting Sarabia ter atirado ao poste, o guarda-redes Bounou, que atua precisamente no campeonato espanhol, no Sevilha, defendeu os remates de Soler e Busquets, tornando-se num ‘herói nacional’, com Hakimi a confirmar a inédita passagem dos marroquinos.

Após 17 dias seguidos de futebol, o Mundial2022 cumpre na quarta-feira o seu primeiro dia de intervalo, com os jogos a regressarem na sexta-feira, com o Croácia-Brasil e o Países Baixos-Argentinos, os primeiros dois duelos dos ‘quartos’.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?