loading

Síntese: Argentina e Croácia seguem em frente nos penáltis, Brasil despede-se do Mundial

Argentina e Croácia, ambos com desempates nas grandes penalidades, seguiram hoje para as meias-finais do Mundial no Qatar, em que se vão defrontar, com a seleção dos Balcãs a deixar pelo caminho o Brasil, um dos favoritos.

Síntese: Argentina e Croácia seguem em frente nos penáltis, Brasil despede-se do Mundial

Em Doha, os croatas, atuais vice-campeões do mundo, bateram o ‘penta’ Brasil por 4-2 nos penáltis, após 1-1 nos 120 minutos, no primeiro encontro dos quartos de final, com situação semelhante a acontecer poucas horas depois, em Lusail, com Argentina a deixar pelo caminho os Países Baixos, mas por 4-3, com 2-2 depois do tempo regulamentar e prolongamento.

Isto significa que Messi, naquele que promete ser o seu último Campeonato do Mundo (e a última hipótese de chegar ao troféu) continua em prova, com Argentina e Croácia a protagonizarem a primeira meia-final, enquanto Neymar despediu-se (em lágrimas) do sonho do Mundial, embora possa ter nova hipótese em 2026.

Em dia de recordes, o avançado brasileiro fez o único golo da sua equipa, igualando os 77 golos do ‘rei’ Pelé pela ‘’canarinha’, e Messi juntou-se hoje ao alemão Miroslav Klose no segundo lugar dos futebolistas com mais encontros disputados em Mundiais, ao somar o 24.º, podendo fugir na frente já nas ‘meias’.

No Estádio Education City, o guarda-redes croata Livakovic voltou a ser determinante e levou a discussão do jogo primeiro para o prolongamento, após várias defesas de grande nível, e, nos penáltis, impediu o remate de Rodrygo.

Contudo, o papel de ‘vilão principal’ foi para Marquinhos, que na quarta tentativa da sua seleção atirou ao poste, consumando a eliminação brasileira e a festa croata.

Antes, após o nulo na tempo regulamentar, Neymar adiantou os brasileiros, aos 105+1 minutos, mas Bruno Petkovic, aos 117, levou a decisão para os penáltis.

No jogo mais ‘quente’ do Mundial2022 até agora, e o mais emocionante da fase a eliminar, a Argentina desperdiçou uma vantagem de dois golos e foi obrigada a resolver a questão também nos penáltis, com Emiliano Martínez a parar dois pontapés dos holandeses.

Os sul-americanos estiveram a vencer com tentos de Nahuel Molina, aos 35 minutos, e Lionel Messi, aos 73, de penálti, mas o suplente Wout Weghorst, com tentos aos 83 e 90+11, o segundo praticamente na última jornada da partida, obrigou a tempo extra.

Os quartos de final ficam fechados no sábado, com Portugal a defrontar Marrocos (15:00 horas de Lisboa) e a atual campeã mundial França a medir forças com Inglaterra, vice-campeã europeia (19:00).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?