loading

APAF quer policiamento obrigatório em jogos com elementos envolvidos em agressões

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol reuniu hoje para decidir medidas a tomar para combater os sucessivos episódios de agressões aos ‘juízes’ em jogos, sete no último fim de semana, pedindo policiamento obrigatório.

APAF quer policiamento obrigatório em jogos com elementos envolvidos em agressões

"A APAF, após reunião com os núcleos e academias de árbitros de todo o país, definiu um conjunto de medidas a adotar de forma a exigir mais segurança às equipas de arbitragem e punições mais céleres e punitivas para os prevaricadores", lê-se no comunicado hoje divulgado pela entidade.

As exigências e sugestões da APAF passam por "exigir o policiamento obrigatório em todos os jogos que envolvam equipas que tenham elementos envolvidos em atos de agressões", e "exigir que sejam aplicadas as penas máximas dos regulamentos disciplinares aos agressores".

Paralelamente, é exigida "a inclusão de árbitros nas comissões de análise dos jogos de todas as associações distritais/regionais", bem como "exigir que todas as associações do país criem um regulamento sobre a atuação dos PCS [ponto de contacto com a segurança] e a sua punição específica no desempenho das funções".

A APAV exige também que "todas as associações distritais/regionais sejam responsáveis por dar formação aos PCS", e pretende "apresentar propostas de alteração aos regulamentos disciplinares de forma que, a partir da próxima época, as sanções a aplicar aos agressores aos árbitros sejam mais severas e a moldura tenha uma aplicação uniforme em todas as associações de futebol".

Além disso, é pedida a criação da plataforma "Eu Alerto!", que permitirá a sinalização por parte de qualquer árbitro de todas as situações que colocam em causa a segurança das equipas de arbitragem, a par da realização de uma campanha de sensibilização que envolva os campeonatos profissionais e não profissionais.

A APAF vai ainda solicitar à Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD) a realização de ações de formação e de sensibilização junto dos clubes e dos núcleos de árbitros, solicitar reuniões com a secretaria de Estado da Juventude e Deporto, Administração Interna, APCVD, e com as várias associações futebol.

"A APAF e a arbitragem estão do lado positivo do futebol/futsal, valorizando-o e respeitando os milhares de atletas, treinadores, adeptos e demais agentes desportivos que realizam milhares de jogos com respeito e 'fair-play' [jogo limpo]. Por nós e por todos eles o respeito terá de vencer, sempre", lê-se no comunicado.

Só no último fim de semana, sete incidentes foram reportados em desafios de futebol de escalões inferiores e camadas jovens.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?