loading

Crónica: Chaves e Arouca dividem ‘mal pelas aldeias’ com grandes penalidades

O Desportivo de Chaves e o Arouca empataram hoje 1-1, com golos de Steven Vitória e Basso, em encontro da 16.ª jornada da I Liga, em que os visitantes ficaram em inferioridade numérica perto do fim.

Crónica: Chaves e Arouca dividem ‘mal pelas aldeias’ com grandes penalidades

Ainda que ‘desfalcado’, com oito jogadores lesionados, o Desportivo de Chaves entrou melhor na partida, a pressionar a defesa arouquense, com transições rápidas e a chegar mais à área adversária, ainda que o golo tenha surgido de grande penalidade, cobrado por Steven Vitória (17).

Do lado do Arouca, os primeiros minutos ficaram marcados por uma notória gestão de esforço e dificuldade em encontrar espaço por entre a ‘barreira’ defensiva transmontana. O golo do empate surgiu, apenas, na etapa complementar (79) e, tal como o dos visitados, também de penálti.

Antes, aos 16, na sequência de entrada dura de Opoku sobre Guima já na área, o árbitro assinalou grande penalidade a favor do ‘conjunto’ flaviense após verificar as imagens do videoárbitro (VAR), irrepreensivelmente cobrada por Steven Vitória que inaugurou o marcador em Chaves, aos 17.

Dois minutos depois, a ‘turma’ às ordens de Vítor Campelos ficou perto de aumentar a vantagem por intermédio de Guima, mas a bola acaba por sair rente à baliza dos arouquenses.

Do lado dos visitantes, o golo sofrido ‘acordou’ a equipa e foi-se materializando em tentativas de golo. A primeira surgiu aos 25 minutos, com Antony Alves a rematar de fora da área, mas Paulo Vítor estava atento e negou o golo ao extremo brasileiro com uma excelente exibição.

Aos 31, Mateus Quaresma ‘encheu’ o pé, mas Steven Vitória desviou a trajetória do remate, que acabou por sair ao lado das redes dos transmontanos. Logo depois, Antony Alves voltou a tentar a sorte mas a bola passou rente à barra da baliza.

Pouco depois, nova oportunidade para a equipa da Serra da Freita, com Alan Ruiz a sair à figura de Paulo Vítor e a reafirmar a pretensão dos visitantes em reduzir a desvantagem ainda na primeira parte, enquanto o Desportivo de Chaves foi ganhando bola e organizando as jogadas e as ideias.

Já em tempo de compensação (45+1), o capitão dos transmontanos rematou forte de fora da área, à procura do segundo golo, mas a bola saiu à figura de Arruabarrena.

A etapa complementar arrancou com grande pressão dos visitados, que assumiram o controlo da partida e procuraram aumentar a vantagem logo nos primeiros minutos. Aos 47, na sequência de canto batido por João Teixeira, Steven Vitória quase ‘bisou’ na partida à ‘boca’ da baliza dos arouquenses, mas não conseguiu aplicar força.

Logo depois, o capitão flaviense voltou a estar em destaque e, juntamente com Juninho, obrigou o guardião dos visitantes a redobrar a atenção com remates à entrada da pequena área.

Aos 62 minutos, Paulo Vítor negou o golo a Mateus Quaresma, numa altura em que o Arouca começou a demonstrar superioridade em campo. Pouco depois, Morlaye Sylla voltou a tentar o empate mas, mais uma vez, o guardião das redes transmontanas segurou a vantagem.

Seguiram-se várias oportunidades de golo para os visitantes, por intermédio de Michel, Tiago Esgaio e Alan Ruiz, que foram sendo travadas quer pela defensiva transmontana, quer por Paulo Vítor.

Porém, o golo do empate acabou por surgir de grande penalidade, ditada pelas imagens do VAR, por falta de Steven Vitória sobre Benji Michel. O capitão dos visitantes, João Basso, foi chamado a cobrar e não falhou o objetivo, empatando a partida aos 79 minutos.

Pouco depois, novo ‘aviso’ do Arouca, por intermédio de Antony Alves, mas o remate sai ao lado da baliza dos transmontanos que passam a contar com Euller e Benny na frente de ataque.

Já em tempo de compensação, o Arouca fica reduzido a 10 jogadores após vermelho direto para Opoku após entrada dura sobre Benny, lance que encerrou as ‘contas’ da partida.

Com este empate, o quinto do campeonato, o Desportivo de Chaves soma três jogos consecutivos sem vencer, e ocupa o nono lugar da tabela classificativa, com 21 pontos. O Arouca, por sua vez, segurou o sétimo posto da I Liga, com 23 pontos.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?