loading

Crónica: Gil Vicente de gala vence Casa Pia no fecho da primeira volta

O Gil Vicente venceu este domingo o Casa Pia, por 3-1, em casa dos ‘gansos’, num jogo marcado pelo ‘bis’ de Fran Navarro e uma grande exibição dos minhotos no jogo da 17.ª jornada da I Liga.

Crónica: Gil Vicente de gala vence Casa Pia no fecho da primeira volta

Depois de uma primeira parte com muitas oportunidades, mas sem golos, o primeiro festejo coube a Rafael Martins (46), que marcou 15 segundos depois do reatamento. O Gil Vicente empatou por Fran Navarro (50), Vítor Carvalho (54) deu a ‘cambalhota’ no marcador e o avançado espanhol (62) bisou com um golo extraordinário.

Com este triunfo, o Gil Vicente consegue três importantes pontos para fugir ao fundo da tabela. Com 18 pontos, os gilistas estão na 14.ª posição e mais longe do Santa Clara, que está no lugar de acesso ao play-off de manutenção. Já o Casa Pia é quinto, somou a segunda derrota consecutiva na liga e atrasou-se na luta pelo quarto lugar, mantendo-se com 27 pontos, agora a cinco do Sporting, quarto classificado.

Numa primeira parte com duas equipas apostadas em chegar à vantagem, a primeira ocasião do jogo foi para o Casa Pia, por Godwin, na sequência de um canto. A bola foi batida para a confusão da pequena área e o avançado conseguiu encontrar espaço para um remate rasteiro, obrigando Kritciuk à primeira defesa da noite.

O Gil Vicente respondeu de rajada e com três oportunidades claras de golo. Aos nove minutos, Fran Navarro, numa das suas já habituais diagonais, depois de passe de Fujimoto, rematou com perigo e viu a bola rasar o poste de Ricardo Batista.

O jogo estava aberto e, aos 11, Murilo conseguiu espaço para finalizar na área dos ‘gansos’, mas a bola acabou prensada nos centrais.

Num começo frenético, o Gil apertava o cerco e, aos 13 minutos, teve a melhor oportunidade de golo do primeiro tempo, com Fujimoto a atirar à trave. Um grande lance de Murilo deixou a bola no japonês, que com um remate incrível, de primeira, acertou na trave. A bola sobrou para Aburjania e a recarga obrigou Ricardo Batista a uma defesa muito complicada.

O Casa Pia precisava de respirar e foi Godwin, com a ajuda de Kuni, a puxar a equipa para a frente. Os ‘gansos’ sacudiram a pressão gilista, equilibraram o jogo e já perto dos minutos finais do primeiro tempo dispuseram de nova ocasião para chegar à vantagem, mas o remate de Kuni saiu ao lado da baliza do conjunto de Barcelos.

Se na primeira parte as duas equipas buscaram incessantemente o golo, o que dizer do arranque do segundo tempo, com Rafael Martins a marcar para o Casa Pia na primeira jogada após o reatamento, 15 segundos depois do apito de Manuel Oliveira. Baró isolou Lucas, o cruzamento saiu rasteiro para Rafael Martins e o avançado, depois de um ressalto, encostou fácil para o 1-0.

O Gil Vicente não se encolheu, aos 49, Fujimoto atirou ao poste e, aos 50 minutos, Fran Navarro fez o empate. O espanhol colocou-se na área para responder ao cruzamento de Carraça e de primeira atirou para o empate, reforçando o estatuto de melhor marcador da equipa ao fazer o 10.º golo no campeonato.

O jogo assumiu o ritmo frenético que teve na primeira parte e o 2-1 para o Gil chegou aos 54, por Vítor Carvalho. O médio foi mais forte nas alturas na sequência de um pontapé de canto, fez a cambalhota no marcador e voltou a soltar a festa minhota no Estádio Nacional.

Aos 62 minutos, Fran Navarro fez uma obra-prima no relvado do Estádio Nacional. O espanhol recebeu na área do Casa Pia, perto da linha de fundo, tirou dois ‘gansos’ do caminho e atirou colocado, sem hipótese para Ricardo Batista, fazendo o 3-1 para o Gil Vicente.

O terceiro golo da equipa de Daniel Sousa no Jamor toldou a equipa do Casa Pia. Os ‘gansos’ fizeram substituições, procuraram aproximar-se da baliza minhota, mas tão bem como tinha estado no ataque, o Gil Vicente percebeu que era altura de cerrar fileiras, defender o resultado, e até final segurou o 3-1 no marcador.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?